Ética no marketing: Além do discurso

O que é?

A ética do marketing são os princípios e valores morais que precisam ser seguidos durante qualquer tipo de comunicação e ações de marketing.

Historicamente, as práticas de marketing têm sido alvo de críticas, por práticas nocivas e antiéticas adotado por muitos publicitários no passado.

No entanto, padrões de conduta, julgamentos morais mudam com o tempo e hoje o consumidor não aceita nada menos que a transparência e a verdade.

Ética e Storytelling

Storytelling faz parte da rotina das marcas e do marketing quando falamos em comunicação e branding, afinal, toda marca quer ter uma história para contar.

Ou melhor, toda marca tem uma história, porque não contá-la com verdade?

Muitas marcas criaram e continuam criando histórias falsas, tanto na criação da marca quanto durante sua comunicação com o consumidor e, o impacto disso pode ser devastador na “era da ética”.

Quando pensamos em marcas que usaram histórias falsas para vender, logo vem à mente a Dilleto e a Hollister, duas marcas que inventaram storytelling falsos sobre como começaram, a Hollister chegou a fraudar a data de fundação da empresa.

A pergunta que fica é: vale a pena construir uma história para marca usando informações falsas?

Quando falamos de ética no marketing, os pilares que sustentam esse conceito são a justiça e a honestidade, portanto, não cabe a uma profissional de marketing ético, criar storytellings mentirosos.

Fiscalização

No Brasil, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) é o órgão não governamental responsável por colocar em  prática o “Código Brasileiro de Autorregulação Publicitária”. O Código, criado em 1977, nasceu depois de uma tentativa de censura por parte do Governo Federal.

Sua principal missão é proteger a liberdade de expressão comercial e impedir que o marketing desonesto ou abusivo coloque em risco consumidores ou empresas.

Para fazer uma reclamação, qualquer pessoa pode entrar no site do Conselho e fazer a denúncia. É necessário fornecimento de dados, porém essas informações não são anexadas ao processo e são mantidas sob sigilo.

Relacionamento com o consumidor

O relacionamento de marca-consumidor é construído com base na perspectiva do cliente, levando em conta, em primeiro lugar, o que o consumidor valoriza, deseja e precisa, isso maximiza a percepção de valor e a identificação do consumidor com a marca e a confiança que ele tem na mesma. 

A princípio, pensávamos em ética se atentando apenas o fator de promessa, considerando se se a empresa cumpre o que promete e entrega seus produtos e serviços exatamente como o consumidor espera.

Hoje em dia, a moralidade incorporada nas práticas e instituições nunca esteve tão valorizada, e chegamos em um momento onde o discurso, a embalagem, a campanhas publicitárias não importam tanto quanto as práticas por trás das aparências.

O consumidor está atento a como os colaboradores são tratados na empresa, eles querem saber como o produto é feito, o impacto social, se há exploração animal ou ambiental.

Vivemos em uma época de consumidores investigativos e socialmente responsáveis, as organizações que ainda não se deram conta disso, precisam se adequar para não sofrerem os impactos negativos de um mau posicionamento.

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