Você já deve ter ouvido falar sobre esse novo conceito, no entanto, é importante que você saiba qual é a motivação principal da transformação digital.
Customer Centric
O cliente no centro é o que difere uma empresa normal de uma empresa em transformação digital, ou seja, não basta ter uma empresa tecnológica e automatizada, se o cliente não tem acesso a essas tecnologias e as informações são inacessíveis para o consumidor.
A empresa em transformação digital sana a ansiedade do seu cliente por lhes oferecer acesso a informações importantes, além de ter uma canal de contato online, sempre disponível.
Um exemplo são os e-commerce, que ao implementar sistemas de rastreamentos de entrega e status de pedido, ofereceram aos clientes a possibilidade de acompanhar processos internos, como separação de pedido, transporte e previsões de entrega.
Outro exemplo é o nosso, aqui na Unid, nós entendemos a ansiedade de nosso cliente de ter acesso às informações do marketing de suas empresas, além de poder participar nas decisões estratégicas e ter acesso ao que estava sendo produzido para sua marca, seja materiais gráficos, anúncios, relatórios de dados etc. Dessa forma, criamos a ID Action, um app que nossos clientes tem total acesso a operação de marketing que está sendo feita pela nossa equipe de marketing, além de ter a possibilidade de interagir e ajudar na tomada de decisões importantes para empresa deles.
Marketing On To On
Seja B2B ou B2C, toda empresa esbarra na dificuldade de atender um maior número de clientes de forma personalizada.
Com a transformação digital essa realidade já é possível. Com a inteligência artificial e a possibilidade de captar e armazenar cada vez mais dados, empresas já conseguem oferecer produtos específicos para cada cliente, como no caso de streamings de vídeo, a Netflix, por exemplo, une criatividade e Big Data para recomendar, com quase exatidão, o que seus clientes gostam e querem consumir.
Outro driver da transformação digital é a interação e como as pessoas estão cada dia mais conectadas, empresas que conseguiram adaptar a comunicação para o mundo digital, deram um grande passo para essa transformação.
Nessa onda de conectividade o chatbot também é outra ferramenta útil na hora de colocar o cliente no centro e personalizar o atendimento.
Com o Chatbot, o consumidor tem nas mãos o poder de decisão na hora de escolher a informação que precisa em determinado momento.
Embora a forma de contato entre empresas e clientes muda de acordo com a faixa etária, por exemplo, pessoas que fazem parte da geração baby boomer preferem um contato mais pessoal e gostam de ter um número de telefone, um SAC para ligar e entrar em contato com um atendente “real”, já os Millennials e os GenZ, buscam contato online, por chats, whatsapp ou qualquer forma de contato digital.
Quando pensamos em todas as possibilidades de contato entre empresa e cliente e, voltamos ao ponto principal da transformação digital, que é o consumidor no centro, desse modo, é fácil entender que empresas que se importam em oferecer o melhor tipo de atendimento, independentemente de qual ele prefere, acabam por sair na frente na hora de fidelizar e proporcionar satisfação aos seus consumidores.
Deixe seu comentário! Nós diga como você tem lidado com a transformação digital.