Sabemos o quanto abrir o seu negócio é difícil, você precisa saber criar, gerenciar, organizar, resolver problemas.
Em meio disso, com a extrema competitividade do mercado, poucas pessoas estão dispostas a te ajudar, dar conselhos ou dicas.
Claro que algumas habilidades são próprias de um empreendedor, como: resiliência, coragem e disciplina. E são fundamentais nesse processo.
Mas, infelizmente, só ter vontade e coragem não fará o seu negócio crescer.
É necessário saber como estruturar seu negócio.
Para isso, existem alguns passos a serem seguidos que podem ajudar a fazer seu negócio crescer consistentemente.
Pensando nisso, propomos algumas perguntas que te ajudarão nessa jornada de sucesso, vamos lá?
Quais os objetivos e metas do seu negócio?
Pode parecer algo simples de se fazer, mas muitas vezes mantemos as metas e objetivos do nosso negócio só em pensamento.
Esquecendo de colocar isso em palavras e expor para as outras pessoas que trabalham conosco.
Isso não pode acontecer!
Um dos principais fatores que fazem um negócio crescer é clareza e foco.
Portanto, a equipe precisa saber quais os objetivos e metas a serem alcançados, afinal, esses pontos definirão as escolhas e ações tomadas.
Qual o seu produto?
Outro ponto é compreender bem o produto ou serviço que o seu negócio oferece.
Primeiramente entenda como ele funciona. Posteriormente, defina quais problemas ele resolve.
Por exemplo, se meu produto é um carro, o principal problema que ele resolve é a dificuldade de locomoção ou a falta de conforto.
Também organize quais são as soluções que esse produto oferece e quais diferenciais fariam o seu público optar pela sua marca e não pelos seus concorrentes.
Qual o público-alvo do seu negócio?
Já falamos diversas vezes aqui no blog sobre a importância de conhecer o cliente ideal do seu negócio.
Portanto, separe um tempo e monte realmente quem seria esse cliente ideal, qual o nome dele, onde ele mora e no que ele trabalha.
Também entenda quais são as dores que essa pessoa tem em relação ao problema que o seu produto soluciona.
Ainda seguindo o exemplo do carro, a dor da sua persona pode ser o sentimento de que está perdendo muito tempo e dinheiro com transporte público ou táxis, ou ubers e assim por diante.
Estabeleça também como o seu negócio se posicionará e quais valores expressará, deixe isso bem marcado, assim a sua persona conseguirá criar mais conexão com o que você propõe.
Como sua marca se posicionará nas redes?
Já sabemos que atualmente, para um negócio crescer é fundamental estar ativo no digital, isso não é mais opcional.
Portanto, é fundamental entender como será o seu marketing digital.
Em um primeiro momento construa uma linha editorial, definindo conteúdos, como isso será feito, onde será postado e quais atividades serão realizadas.
Claro que nesse momento você também pode optar por terceirizar esse serviço.
Antes de conhecermos o último passo, confira alguns conteúdos que podem te interessar:
- Consistência no marketing: a galinha dos ovos de ouro
- A consistência do marketing pode estar em uma fórmula numérica!
- Por que o investimento em Marketing Digital está crescendo?
- O que são canais de marketing?
- Como criar copys que vendem
Como estão os seus resultados?
Por fim, sempre analise os seus resultados.
Atualmente o mercado se modifica de maneira mais rápida do que antigamente.
Portanto, para não ficar para trás e manter o seu negócio em constante crescimento, é necessário analisar processos e resultados.
Nesse momento de análise algumas perguntas podem te ajudar como: o que foi feito? Isso teve o resultado esperado? Como podemos melhorar?
Além disso, as análises são importantes, pois expõem melhor alguns pontos, como a sua persona, quais benefícios são mais valiosos etc.
Vamos facilitar esse processo?
Sei que talvez você já tenha esses pontos em mente, mas como você pode estruturar isso de maneira mais fácil e organizada?
Pensando nisso, produzimos uma planilha com esses 5 pontos que comentei, em que você pode separar um momento para pensar no seu negócio, preenchê-la e sempre que necessário retomá-la.
Tenho certeza que isso te trará muita clareza e te ajudará nessa jornada em direção ao crescimento do seu negócio.
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