Entenda de forma simples o que é LGPD

LGPD é a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados e estabelece regras sobre a coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais. 

Essa Lei afeta diretamente o modo como as empresas lidam com os dados de seus clientes, tanto no digital quanto fora dele.

Baseada na GDPR, um regulamento da União Europeia que foca em mudar o modo de utilização de dados pessoais dos cidadãos por empresas, a LGPD foi sancionada em 14 de agosto de 2018 e entrou em vigor em setembro de 2020.

A lei entende “dados pessoais” como qualquer informação relacionada a uma pessoa e “tratamento de dados” como qualquer operação realizada com os dados pessoais, como: coleta, classificação, utilização, acesso, reprodução, processamento, armazenamento, eliminação, controle, entre outros modos de manipulação.

Assim, a lei impõe um melhor padrão de proteção para esses dados e penalidades significativas em caso do não comprimento.

Princípios da LGPD

Existem 10 princípios que as organizações e empresas devem obedecer em relação aos dados, como o princípio da finalidade, da adequação, da necessidade e da transparência.

A LGPD vai contra a ideia de acúmulo de dados e de obtenção de dados sem necessidade, ela defende que apenas os dados extremamente úteis para a interação com os consumidores devem ser coletados.

Qual o efeito da LGPD no Marketing da sua empresa?

Será que agora as empresas terão que parar de trabalhar com dados? Nada disso.

Terão que evoluir suas estratégias para atingir seus objetivos. 

Inbound Marketing

No caso do Inbound Marketing que é pautado na obtenção e análise de dados e informações, será necessário atenção ao princípio de transparência, minimização do uso de dados e o consentimento explícito, de forma que a coleta de dados seja feita de forma legal e efetiva.

Marketing de conteúdo

Esse modelo de marketing tem tendência a ganhar mais força daqui para frente. 

O principal objetivo será promover o engajamento, de forma que o usuário conceda permissão aos seus dados de forma consciente, deixando de ser uma forma passiva de obtenção de dados para um usuário consciente e ativo.

Geração de Leads

A geração de Leads pelo Inbound Marketing continuará válida, mas como já dissemos, alguns cuidados extras precisam ser tomados. 

Agora é fundamental obter o consentimento explícito do seu consumidor para tornar legítima a sua coleta de dados e por “consentimento explícito” a lei define que serão nulas as autorizações genéricas, por exemplo, caixas de seleção pré marcado.

Uma boa maneira de pedir esse consentimento é colocando uma caixa de seleção (sem pré-marcação) ou utilizando campos de formulário mais específicos, permitindo que o usuário se inscreva somente no que realmente deseja receber. Isso além de manter a sua empresa nas normas, permite que você crie públicos mais segmentados. 

Outro ponto é delimitar exatamente quais dados são necessários e quais as finalidades de cada um, assim você se mantém no princípio da necessidade.

E aí? Conseguiu ter uma ideia do funcionamento da LGPD? Vamos continuar conversando sobre esse assunto em nossas redes sociais por isso, nos acompanhe por lá também!

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