Storytelling: uma ferramenta de vendas ou tecnologia?

Storytelling, a palavra que já dominou o mundo da publicidade e do marketing.
 
De tal forma que, todo mundo deseja um storytelling bem feito para vender um produto ou promover sua marca. 
 
“Storytelling é a arte básica de contar uma história, de comunicar sua ideia, mensagem ou evento, por palavras, imagens e sons criativos”, Neil Patel. 
 
Mas afinal, como podemos defini-lo: uma ferramenta de vendas ou tecnologia?
 
Continue lendo e entenda.
 

Storytelling, na prática

Primeiramente, antes de entendermos como o storytelling funciona na prática, vamos falar sobre como a mente humana trabalha.
 
Somos, por natureza, apegados a fatos, notícias e opiniões envoltos em histórias. 
 
Narrativas essas que nos provocam alguma emoção, seja felicidade, raiva ou tristeza.
 
Esse sentir, esboçar reações de realização ou indignação faz com que a história fique gravada em nosso cérebro. 
 
Assim, sempre que falarmos sobre uma situação em específico ou algo que remeta a ela, nos lembraremos daquilo que sentimos. 
 
Dúvida? Então pensa comigo: quando falamos em refrigerante, qual é a primeira marca que vem na sua cabeça?
 
Posso apostar com 99% de certeza que a resposta é: Coca-Cola. 
 
Mas, a pergunta que fica é: por quê? Afinal, falamos de um dos nichos de mercado mais populares e de grande concorrência. 
 
A resposta também é simples: storytelling!
 
Afinal, quem não lembra dos comerciais de Natal da Coca? Já é mais que uma marca registrada da empresa!
 
Vendem o conceito de felicidade, amor, natal, família e união, tudo isso, amplificado por meio do sabor de uma Coca-Cola. 
 
É assim que, quando você vai ao mercado comprar um refrigerante para o almoço em família, sua primeira escolha sempre será Coca.
 
Pois, já faz parte do seu imaginário essa narrativa desenvolvida pela marca. 
 
Isso vale para todos os nichos de mercado, se destacar da concorrência exige convidar o consumidor a uma experiência fascinante (e inesquecível).
 
E, como proporcionar essa experiência? Por meio do storytelling, do contar histórias e do gerar emoções. 
 
“Qualquer marca com uma história convincente para se relacionar com seu contexto tem grandes chances de afetar o subconsciente das pessoas, se o anúncio for narrado vividamente”, Inside Martech.
 

Vendas x tecnologia

De fato, quanto mais os anos passam e o perfil do consumidor contemporâneo muda, mais a necessidade do storytelling se faz presente.
 
Por exemplo, podemos facilmente classificar o ato de contar histórias como muito mais do que uma ferramenta de vendas.
 
Na busca por gerar influência, engajamento e alcance do consumidor, a tecnologia é uma poderosa aliada.
 
Com a tecnologia é possível analisar dados importantes do público de uma marca e se basear nisso para criar storytellings efetivos. 
 
Por exemplo, se você é uma instituição financeira e quer saber como se destacar criando propagandas que geram emoção, é fácil.
 
Basta analisar o perfil dos seus clientes, estilo de vida, idade, realidade financeira e mais. 
 
Assim, com essas informações são possíveis desenvolver histórias que geram alto índice de identificação.
 
Alguns exemplos de outras tecnologias que podem ser utilizados: 
  • Inteligência artificial;
  • Transmídia;
  • Realidade virtual;
  • Vídeo/imagem 360°.
Quer saber mais sobre como o storytelling pode impulsionar sua marca e fixá-la na mente dos consumidores?
 
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