Por mais complexo que o nicho de energia solar possa parecer, é possível, sim, trabalhar com marketing e se destacar.
Nesse segmento, por exemplo, é possível, basta seguir os trilhos certos.
Mas, se você tem interesse no assunto e também não sabe por onde começar, continue lendo.
Descubra por onde começar o seu plano de marketing para energia solar.
Quem é o seu público e o que ele busca?
Em primeiro lugar é preciso conhecer o público da sua empresa/marca.
Quem são essas pessoas, o que fazem, quais os estilos de vida, etc.
Além disso, é importante saber o que essas pessoas buscam quando interagem com a sua marca.
Querem orçamentos? Especular preço? Quantas dessas pessoas de fato realizam a contratação de um sistema?
Dessa forma, tendo essa estimativa, ficará mais fácil entender com quem você está falando e qual será o foco do seu marketing.
Se o seu perfil de público não costuma estar na etapa final da jornada de compra, por exemplo, é preciso pensar estratégias para chamá-los a essa conversão.
Isso é muito mais possível de ser pensado a partir destes dados de público-alvo.
Outro exemplo:
Se for identificado que o seu público tem extremo interesse por dinheiro e pelo valor do investimento, estratégias voltadas ao apelo financeiro podem ser interessantes.
O que você espera do marketing para Energia Solar?
Agora que você já conhece o público, é preciso passar por um processo de autoanálise.
Quem é a sua empresa e onde você deseja chegar com ela por meio do marketing?
Quais são seus objetivos em curto, médio e longo prazo?
Traçar todas as metas e entender onde se deseja chegar é fundamental para evitar futuras frustrações.
Além de, claro, possibilitar uma noção mais clara sobre como funciona o investimento em marketing, na prática.
Portanto, lembre-se: marketing de qualidade não vende resultados previstos, vende estratégias assertivas que possibilitam maiores chances de alcance de resultados satisfatórios.
Essas oportunidades estratégicas surgem a partir de duas formas: análise de contextos da sua marca e compreensão do seu público.
Redes, canais de comunicação e estratégias
Conheça as ferramentas que estão disponíveis para aprimorar o marketing da sua empresa.
Vá além das redes sociais tradicionais, conheça modelos de conteúdo, tipos de estratégias de social media, etc.
Esteja por dentro das tendências do Instagram, Facebook, Whatsapp, etc. Desenvolver um plano de marketing efetivo, requer constante atualização e foco em inovação.
Estude, conheça, aprofunde-se, domine o universo das redes sociais, afinal, quando falamos em marketing, falamos em digital, a maior tendência global dos últimos anos.
Escolher a rede certa para trabalhar o marketing da sua empresa é primordial e para ser assertivo na escolha, assim como em tudo que envolve esse processo de investimento em marketing, é preciso saber muito bem quem é o público da sua marca, quais redes ele consome e onde ele está.
Ainda não entendeu muito bem por onde começar um plano de marketing ideal para sua empresa de energia solar?
Fale com nossos especialistas no assunto, vamos te ajudar!