Até o CR7 faz isso? – Sobre Identificação, Audiência e Verdade

  • 11 de janeiro de 2022
  • Por antonio
  • 3 min de leitura

Aqui vamos falar sobre:

  • Marketing de verdade é quebrar expectativas irreais
  • Aqui jaz Cristiano Ronaldo e sua imagem idealizada de bom moço
  • Pare agora de trabalhar marca empregadora se ela for fachada!

Uma coisa é fato, precisamos facilitar os caminhos em um mundo tão complexo quanto o que vivemos. Quanto mais fácil é esse caminho, mais rápido e frequente se torna o processo de consumo. E facilitar o caminho pode acontecer de diversas maneiras, sendo que nenhuma delas é mais forte do que o processo de identificação, unidade.

Diferente do que acontecia em anos anteriores a identificação hoje tem mais cara de afinidade imediata e instantânea com quem eu sou, como eu me comporto, do que com aquilo que almejo ser ou quero me tornar. É uma conexão mais presente do que aspiracional e futura.

A aspiração para os jovens está mais em fazer parte do que se tornar algo que não são. A conexão acontece mais no agora, no hoje, já que tudo está tão frenético e incerto, porque eu sequer paro para pensar no amanhã ou não tenho uma idealização de longo prazo.

Com isso saímos da sociedade da posse e migramos para sociedade do uso.

É aí que o “ser acessível” entra!  Hoje, essa é a base do processo de aquisição por impulso e é por isso que termos que colocam o cliente no centro se tornaram tão comuns no nosso dia a dia: User Experience, Customer Centric, Customer Success e por aí vai…

Se eu gero identificação, eu tenho consumo. Se não gero, eu não tenho.

E nada melhor do que a verdade para gerar identificação. Fazer marketing se tornou um contínuo esforço de quebrar expectativas e mostrar cada vez mais a verdade nua e crua de qualquer coisa que você quer expor.

Um exemplo claro disso é a idealização de um Cristiano Ronaldo, visto como exemplo de esforço, dedicação e diversos outros valores nobres da sociedade, porém não tão próximos assim de uma audiência que se conecta mais com um Neymar Jr que não faz muita questão de esconder que não é perfeito, que erra como qualquer ser humano, mas que também tem suas qualidades.

Talvez seja por isso que aos olhos da audiência o seu simples comentário falando que concordava que o prêmio Bola de Ouro de 2021 havia sido um roubo pode na verdade gerar mais conexão com a audiência do que diversas ações que o colocam em um patamar de herói.

Para você que não tem a menor ideia do que estou falando, segue o link da polêmica: https://www.ojogo.pt/internacional/cristiano-ronaldo/noticias/escrevem-que-a-bola-de-ouro-foi-um-roubo-e-que-classificacao-de-ronaldo-e-injusta-factos-comenta-cr7-14370030.html

Agora pelo menos os fãs sabem que até CR7 tem seus dias de frustração e indignação.

Ok! Entendi que o negócio agora é falar a verdade! E minha marca empregadora, tem que ser assim também?

Sim! Principalmente a marca do seu negócio, de que adiantar fazer marketing de fachada? Ficar colocando selo GPTW para tudo quanto é lugar se internamente seu negócio nem executa aquilo que prega?

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