Marketing e oportunidade: descubra como essas duas palavras podem revolucionar a sua marca!

Tempo de leitura: 3 minutos.

Tão importante quanto desenvolver boas estratégias de marketing, é saber encontrar oportunidades para elas!

Mas, se você nunca pensou em unir marketing e oportunidade, saiba que nunca é tarde para começar.

Na verdade, quanto antes você descobrir essa dupla mágica, melhor será para a evolução da sua marca. 

Portanto, se você chegou a 2022 sem nunca ter pensado nessa possibilidade, não saia deste texto sem ler até o final. 

Marketing de oportunidade: o que é? 

Apesar do nome autoexplicativo, vale ressaltar: 

Estratégias de marketing de oportunidade são todas aquelas que aproveitam de algum tema/assunto popular e que está em alta, sendo comentado por uma grande parcela de pessoas.

Marcas aproveitam essa popularidade para divulgarem seus serviços, produtos ou até mesmo reforçar o branding da própria marca.

Isso pode estar presente em diversos momentos, desde uma simples postagem nas redes sociais em comemoração de datas especiais, até grandes campanhas. 

Datas como Natal, Carnaval, Ano Novo, Dia dos Namorados, são contextos excelentes para um bom marketing de oportunidade.

Como identificar uma oportunidade?

Antes de tudo, precisamos te avisar: 

Não adianta esperar a oportunidade cair do céu.

O máximo que pode acontecer é cair chuva!

Sim, as oportunidades surgem quando menos esperamos e estão onde nem imaginamos.

Mas para conseguir encontrá-las precisamos nos munir de 3 ferramentas-chave:

– Atenção aos detalhes;

– Conhecer e entender o comportamento social das pessoas;

– Nos cercarmos de informações e fontes confiáveis. 

Só assim, saberemos identificar uma boa oportunidade quando nos encontrarmos com ela, na rua, em casa ou nas redes sociais. 

Não importa onde, ela estará lá, como uma enorme e brilhante porta, esperando para ser aberta.

Portanto, calma e preste atenção no mundo e nas pessoas à sua volta, essas são fontes de oportunidade inesgotáveis e de extremo potencial.

Vantagens para sua marca

Quando o assunto é marketing de oportunidade, as vantagens são imensuráveis.

Especialmente quando falamos em visibilidade e posicionamento de marca. 

Mas, numerando alguns benefícios, podemos destacar:

Instantaneidade

Uma marca que usa estratégias de marketing de oportunidade, consequentemente é também uma marca que está sempre por dentro do que está acontecendo no mundo e no mercado geral, bem como em seu nicho de atuação. 

Afinal, a novidade funciona como uma janela de oportunidade. 

É imediata, rápida, é preciso estar atento.

Só assim para saber o momento certo de abraçar a chance de alavancar a sua marca com determinado assunto. 

Ah, vale lembrar: nem tudo que está em alta vale a pena para a sua marca!

Leve em conta o seu público de interesse e a imagem que você deseja passar da sua empresa. 

No geral, o que é novo hoje, já está velho amanhã.

Então foco no agora!

Engajamento

Uma consequência da instantaneidade que também pode ser vista como uma vantagem do marketing de oportunidade é o engajamento.

Afinal, se a sua empresa faz uso de um assunto que está em alta, é comum que as pessoas também engajem com a sua marca.

Todos já estão falando sobre determinado assunto, você apenas abriu mais espaço para isso!

Vale lembrar: esse engajamento pode ser positivo, como também pode ser negativo.

Por isso, atenção ao tipo de assunto que a sua marca vê como oportunidade!

Fuja de polêmicas e posicionamentos que tendem a ser de pouco agrado do público.

A consequência pode ser totalmente contrária à desejada e, ao invés de aumentar a viabilidade positiva e a credibilidade, pode aumentar os odiadores da marca.

Assuntos como política e religião são ótimos tópicos para serem evitados.

Enquanto memes, notícias de entretenimento, são ótimas escolhas para bombar.

Alcance

Quanto mais falado pelas pessoas, mais gente fica por dentro da informação.

O mesmo conceito vale para o marketing de oportunidade.

Quanto mais popular o assunto que a sua marca abordar, mais pessoas serão impactadas por ele. 

É um efeito em cadeia ou, como se fala no marketing, efeito manada.

Onde um vai, outros vão atrás.

Se alguém fala sobre um assunto, outros cinco também vão falar.

Mais tarde, todos falarão sobre aquilo.

É o conceito básico de bolhas sociais, assim nascem os influenciadores, o sistema democrático e tudo o que nos conhecemos que se origina a partir de nós, pessoas. 

Impacte cada vez mais pessoas certas, falando sobre os assuntos certos.

Custo-benefício

Se você leu até aqui pensando: tá, mas quanto custa essa brincadeirinha?

Essa é a hora que você surpreende: 

Muitas vezes grandes chances de arrasar no marketing de oportunidade moram logo ali, a um clique de distância.

Basta uma postagem bem pensada, um atendimento ao cliente diferenciado e pronto

Tudo depende do assunto em alta que você deseja abraçar!

Mas é possível ter excelentes resultados com marketing de oportunidade sem fugir do orçamento habitual.

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