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Hoje mais da metade das empresas brasileiras de variados segmentos estão na internet, 78% delas usam pelo menos as redes sociais.
Isso nos diz muito sobre o novo modelo de consumo que tem se perpetuado e com certeza ficará, pós-pandemia.
Em um cenário onde a maioria estava isolada, a crise varejista veio e o crescimento exorbitante das vendas digitais também.
Se antes já era um grande leque de oportunidades para manter a sua empresa presente na internet, agora é ainda mais.
Afinal, 152 milhões de brasileiros estão on-line, consegue imaginar tamanha possibilidade?
Mas para encontrar possíveis clientes em meio a milhões de pessoas, você precisa de uma boa estratégia.
Isso começa na escolha do canal ideal para fazer anúncios. Continue lendo e descubra.
Redes mais acessadas
Como já era de se esperar, quando o assunto são redes sociais o topo das mais acessadas são:
Facebook, Youtube, WhatsApp e Instagram, nesta ordem.
Mas ainda que juntas reúnem mais de 400 milhões de contas ativas, cada uma possui sua especificidade e tende a se conectar melhor com um tipo de público.
O Facebook por exemplo, se destaca por sua versatilidade e por abranger múltiplas funcionalidades em um só lugar.
Se tornando destaque por seu marketplace e grupos de temáticas específicas que já registraram 120 milhões de usuários brasileiros.
A alta registrada em agosto de 2020 foi fortemente associada ao isolamento devido à pandemia.
Pessoas ficaram mais tempo em casa, entediadas, e buscavam grupos sobre animais, culinária, paternidade e afins.
No entanto, a rede permanece líder no assunto e tem aprimorado cada vez mais essas microbolhas sociais.
Enquanto isso o Instagram, que se mantém firme na liderança como uma das redes com maior engajamento, superando até mesmo o Facebook, tende a englobar um público mais jovem.
Não apenas de idade, mas também quando o assunto é proximidade com internet e tecnologias.
Uma pesquisa realizada pelo Opinion Box confirma: 84% do público entre 16 a 29 anos participante do estudo, é usuário ativo do Instagram.
Enquanto isso, o Facebook recebe cada vez mais um público 55+ e perde mais jovens para a rede ao lado.
Para atender um público jovem e por dentro de tendências, diferente do Facebook, o Insta investe cada vez mais em ferramentas de interação e entretenimento.
Dentre elas, o Reels, vídeos de até 50 segundos que se popularizaram na rede pela vasta gama de filtros e possibilidades de virais.
A estratégia deu tão certo que, apesar de antigamente ser reconhecido como a rede social de fotos, hoje o Instagram prioriza muito mais conteúdos em vídeo!
Aos poucos as imagens estáticas vão dando lugar a vídeos curtos de humor ou dicas de múltiplos assuntos.
O motivo da mudança de conteúdo é a forte concorrência com redes como YouTube e TikTok.
Mas, se engana quem pensa que os conteúdos rápidos fizeram com que a tradicional rede de vídeos sumisse do mapa.
O Youtube permanece firme com mais de 2,3 bilhões de usuários ativos, somando mais de 1 bilhão de horas de vídeos vistos.
Mas fato é: hoje a busca destes usuários é outra e tem se moldado cada vez mais com o passar do tempo.
Dados do Google mostram que 7 a cada 10 consumidores afirmam que o Youtube os ajuda a descobrir coisas novas e aprender mais.
Com isso, a rede de vídeos tem ganhado seu lugar como fonte de experiências e aprendizado, abrindo caminhos e ampliando horizontes.
Por fim, também presente no ranking, temos o WhatsApp que assim como os demais, dispensa apresentações.
O Brasil, que integra o grupo de 7 países que mais utilizam o aplicativo, conta com 91% da população de 16 a 64 anos on-line no app.
É muita gente conectada ao mesmo tempo!
E o melhor: não importa se a pessoa está apenas no Instagram, apenas no Facebook ou em ambos.
O WhatsApp é o lugar onde todos os públicos se encontram, independente de suas redes de preferência.
Por essa razão se torna um canal universal, facilitado e abrangente a qualquer público, ótimo aliado para estratégias de marketing.
É o momento do viral!
Além das redes mais conhecidas que citamos anteriormente, você já deve ter percebido a crescente onda do TikTok.
Lançado em 2016 na China, o aplicativo se tornou famoso pelos vídeos rápidos de 15 segundos e os filtros interativos.
No Brasil, desde que chegou se tornou febre entre a Geração Z e hoje já engloba mais de 4,72 milhões de usuários brasileiros.
No ranking de redes sociais com mais perfis ativas, o TikTok já aparece em sétimo lugar e contempla mais de 1 bilhão de usuários.
O número significa nada mais nada menos que 14% de toda a população mundial e comprova:
A rede está cada vez mais perto das tradicionais que conhecemos!
E assim como no Facebook ou Instagram, os anúncios vêm ganhando força por lá também!
De acordo com pesquisa realizada pela OpinionBox em 2021, 38% dos brasileiros já compraram produtos a partir de anúncios vistos no aplicativo.
Além disso, 70% tendem a demonstrar interesse e querer conhecer mais sobre produtos anunciados.
O resultado de um público propenso a receber anúncios, deu ao TikTok a chance de superar o Youtube que, por anos, se manteve estável quando o assunto é tempo de visualização de tela.
Mas, em 2021, isso mudou. Hoje o app chinês consegue ter uma taxa 9% superior ao YouTube em média de visualização por pessoa.
Em países como Reino Unido essa margem chega a 64% a mais.
E especialistas preveem: o fim da era TikTok está bem longe! Acreditam que 2022 será o ano da rede social que ainda se mantém líder em downloads no Brasil.
Se tornando até o primeiro aplicativo fora do Grupo Meta a atingir mais de 3 bilhões de transferências globais nas lojas de apps.
E aí, vamos juntos entrar nessa onda desafiadora que é anunciar nas redes sociais?
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