Aprenda a conquistar sua audiência!

  • 8 de junho de 2022
  • Por antonio
  • 4 min de leitura

Esse artigo é para você que está cansado de ficar produzindo conteúdo e acabar em nada!

Temos uma dificuldade muito grande em entender o que é construir um editorial e trabalhar audiência e o que é ficar refém de uma produção exagerada de conteúdo que não traz resultados.

É muito difícil, atualmente, saber separar marketing digital de criação de conteúdo, existe um grande equívoco em acreditar que ambos são a mesma coisa. Na verdade, a produção de conteúdo é uma parte da estratégia de marketing!

O que acontecia antes, principalmente na TV, é que como estratégias de marketing direto estavam conectadas a canais que já tinham uma produção de conteúdo, a audiência consumia o conteúdo e em intervalos de inserção consumia estratégia de marketing direto ou estratégias de branding para reforço de marca.

Então você tem a produção de conteúdo e estratégias de marketing direto, o que acontece agora, em uma era mais digital, é que esse conteúdo não é mais feito por uma rede de televisão especializada, agora são feitos de maneira independente e muitas vezes por produtores independentes de empresas. E isso pode incluir você!

Hoje você não tem que pensar que para produzir é necessário ser uma grande produtora de conteúdo, não é esse o caminho. O que você tem que entender é quais são os assuntos que fazem sentido conectar ao universo da sua marca, lembrando que, em algum momento você terá que chamar essa audiência para a compra.

Um ponto muito polêmico em tudo isso é: você não precisa necessariamente ter conexão direta entre aquilo que você faz para construir audiência e aquilo que você está efetivamente comercializando.

Muitas vezes a conexão não precisa estar diretamente associada ao produto, pode ser um universo que de alguma forma se conecta. Existem muitas empresas que possuem um posicionamento totalmente aspiracional, mas trabalham com venda de produtos, faz sentido isso? Sim, desde que você entenda que no dia a dia do seu público-alvo ele precisa de aspiração e a sua marca está ali para suprir isso e no momento que precisar do seu produto, a sua marca também está a disposição.

Agora, você precisa ficar fazendo conteúdo o tempo inteiro? Essa é a grande pergunta e não, você só precisa fazer diversos conteúdos se quiser construir audiência!

Se você atuar em nichos muito específicos ou em nichos que tem muita produção de conteúdo, pode aproveitar a audiência que já é construída com essa produção e trazer isso para a sua marca através de estratégias de marketing direto.

Isso normalmente acontece em produtos que não tem uma diferenciação muito grande, então consegue se posicionar como mais um player usando essa audiência que já foi formada, porque são produtos em que o público tem um nível de consciência elevado.

Agora, se você está em um nicho em que trabalhar essa diferenciação de marca, faz sentido produzir conteúdo e construir audiência, mas não precisa ficar refém dessa produção. Para isso acontecer é importante delimitar os principais canais em que quer atuar, lembrando que: é importante que em pelo menos um desses canais você consiga rodar uma estratégia de marketing direto de maneira efetiva. O que isso significa? Você pode construir audiência em todos os canais, mas um deles se torna o canal de conversão. Isso é muito importante!

Outro ponto que precisa ser considerado são tendências de conteúdo. Menos é mais e eu até falei sobre isso neste artigo. Logo, faça menos, mas com mais qualidade, dentro de um mesmo universo. Fale a mesma mensagem, mas de um jeito diferente.

Você ficará delimitado em poucos temas e assuntos que domina. Não adianta querer falar de tudo e acabar não falando sobre nada, você não precisa produzir muito conteúdo, precisa fazer com que sejam mais duráveis.

E como fazer isso? Tendo uma percepção de aceitação destas trilhas de conteúdo e usando mídia paga para mantê-los, esse é o caminho.

Então aqui está a estratégia de construção de audiência e eu espero que isso te ajude na construção da sua!

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