Esse é um assunto um pouco tabu quando falamos de empreender, afinal é comum pensar que empreender é sucesso, prosperidade e crescimento o tempo inteiro.
Quem está nesse jogo diariamente sabe que empreender é se destruir enquanto se constrói e quando falo sobre se destruir é sobre como precisamos, diariamente, romper com um novo paradigma e aprender algo novo, pode não parecer, mas esse processo todo é muito doloroso.
Empreender te quebrará de inúmeras maneiras!
O empreendedorismo não acaba quando o negócio acaba, e sim quando o empreendedor desiste, muitas vezes essa desistência está associada a uma quebra, não do negócio, mas a quebra do sonho.
É muito fácil olhar a história de vida de pessoas que fizeram acontecer e se sentir inspirado por aquilo, mas não é tão comum assim olhar para a história de vida de pessoas que não alcançaram tantas conquistas, que desistiram no meio do caminho e de alguma maneira, ficaram no meio do caminho.
Essas histórias são um pouco mais difíceis de digerir, mas ensinam e nos fazem pensar.
Sou muito grato por ter convivido com uma pessoa que teve uma história difícil e que lutou até o fim. Isso me fez aprender o quanto esse jogo pode ser brutal se você não conseguir lidar com o peso do empreendedorismo.
Pensando nisso tudo, quero trazer para você algumas reflexões em relação à saúde mental e empreendedorismo e como você pode lidar com esse dia a dia. Afinal, se tem uma coisa que eu aprendi, levo para vida e sei que pode ter um sentido para você é que: você cuida do negócio, mas quem cuida de você é você mesmo e a sua saúde mental é a base para você chegar lá.
Isso aqui não é para ser um texto motivacional, estou somente te falando coisas que vejo sentido em colocar em prática, que me ajudam a encontrar energia para levantar de manhã, e que podem te ajudar também. Esse processo é difícil e desgastante, mas tendo em mente, o tempo inteiro, o porquê estamos aqui e escolhemos esse caminho conseguimos trilhar nosso percurso.
E como você se cuida nesse processo?
Alinhando as suas expectativas
Talvez uma das maiores armadilhas ao decidir criar um negócio é se apegar em histórias de pessoas ou imagens idealizadas de empreendedores bem sucedidos, essa face de sucesso que vemos, esconde a brutalidade por trás desse processo.
Por isso, um primeiro ponto que eu acho importante é parar de trabalhar com expectativas irreais e se basear nas expectativas e sonhos de outras pessoas.
Você precisa conhecer os problemas do seu negócio e ter uma dimensão muito clara do que aquilo pode gerar. Dimensionar realização no empreendedorismo é chave para se frustrar menos.
Se autoconhecendo
Outro ponto é que essa frustração, causada por uma expectativa irreal, muitas vezes está associada ao desconhecimento da realidade.
Começar a empreender no impulso e não separar um momento para aprender e buscar a fundo sobre o que você está fazendo pode te causar muita frustração também.
E esse aprender vai para além de aprender sobre o negócio, mas aprender sobre si e seu propósito. E essa vontade precisa estar muito mais ligada ao porquê você está fazendo o que está fazendo e muito menos ligada a uma ideia da realização e sucesso futuro.
Eu sempre falo: empreender por dinheiro tem vida curta, você pode até ter sucesso financeiro, mas somente até certo ponto, porque quando você está em um negócio só por dinheiro não tem paciência para encarar certas dificuldades.
Empreender com propósito te faz sonhar e enxergar além, mas isso exige mais de você, pois tem que entrar em um processo de se conhecer melhor e se perguntar “Por que eu estou fazendo isso? O que eu sei fazer? O que eu preciso desenvolver? Quem eu preciso colocar do meu lado para me ajudar a me desenvolver nesse processo?” essas perguntas, que muitas vezes a gente não faz e que ninguém te perguntará, fazem toda a diferença.
E o fato de você saber trabalhar a sua autoestima e sua autoconfiança, fará com que você ganhe mais oportunidades, se posicione melhor e entenda melhor as pessoas que estão junto de você e mais do que tudo isso, te ajudará a lidar melhor com as suas próprias frustrações. Porque empreender é um processo frustrante, em que você aprende a crescer apesar da frustração.
Não tem como tirar a dor desse processo e muitas vezes o empreendedor de primeira viagem ou que possui uma idealização fictícia, baseada em histórias de sucesso, esquece que existe o meio do caminho, que é o acordar de madrugada, sair por último do escritório e trabalhar jornadas intermináveis.
Construindo uma rotina
É por conta dessa doação que é fundamental construir uma rotina que te faça ter vontade de continuar seguindo seu objetivo. Essa rotina precisa te alimentar ao invés de te drenar.
O negócio por si só terá problemas, pare de pensar que algum dia você chegará na sua empresa e não terá nenhum problema, isso não existe e você tem que construir uma rotina que te faça ter vontade de levantar de manhã e tenha vontade de fazer o que se propôs a fazer.
E sobre essa rotina, um ponto bem importante que eu vou colocar é que, muitas vezes é mais produtivo você construir hábitos do que apenas definir objetivos, principalmente quando se trata dos negócios.
O negócio não é estático, está sempre se desenvolvendo. Colocar objetivos te dá uma noção de evolução, mas construir hábitos te faz construir uma rotina de sucesso. E saiba que, hábitos são aprendidos por meio de uma repetição focada em um propósito e não uma repetição que só de imaginar você se sente desmotivado.
Então, é possível ter uma boa saúde mental no empreendedorismo?
Sim, mas é preciso alinhar as suas expectativas, focar em se conhecer, se possível, antes de abrir um negócio, mas caso você não tenha tido essa oportunidade e já tem um negócio, comece esse processo de autoconhecimento agora e continue sempre se aprimorando.
Por fim, construa uma rotina de sucesso, que te faça levantar da cama e tenha o seu propósito muito claro em todos os momentos, de preferência um propósito que não tenha a ver somente com o sucesso financeiro, mas algo mais profundo, que realmente te dê forças para encarar o que vem pela frente.
E aí, gostou desse conteúdo? Começar a empreender é dar início em uma jornada muito difícil, mas que é possível encontrar prazer nesse percurso e se manter bem ao mesmo tempo!
Espero que essas dicas te ajudem de alguma forma!