Você gosta ou já assistiu The Boys? Você já parou para pensar que The Boys pode te ensinar muito mais de Marketing do que você imagina?
Essa série, na minha opinião, ensina a como pensar marketing quanto a criação de imagem, definição de audiência e princípios, posicionamento de valores de marca e diversos outros pontos.
Toda a série gira em torno da Vough, que é uma empresa normal, com acionistas, que precisa gerar resultados, e os produtos dessa empresa são os heróis. E o produto desses heróis é a representação deles e os valores que eles representam.
O que eu quero falar com você hoje é sobre como, na série, é pensado marketing, como é construída uma pessoa comunicadora, e como você pode trazer essas compreensões para a sua marca.
Na série, para a construção dos heróis, são utilizados 4 pontos estratégicos de marketing:
1. Posicionamento de Audiência
Cada herói tem o seu público específico bem definido. Por exemplo, o Capitão Pátria é voltado para um público mais nacionalista e conservador, que possuem valores tradicionais e possuem uma percepção de identidade nacional muito forte. Do outro lado a Rainha Maeve também atinge esse público, mas com foco nas mulheres.
2. Princípios e Valores
Os heróis possuem os seus valores muito bem definidos, o exemplo mais claro disso é o Profundo, que tem seus valores muito ligados a preocupação com a natureza e o meio ambiente. Já o Trem-Bala tem relação com os valores de conquista, vitória, estar em primeiro.
3. Pontos de Contato
São as rotinas de interação com a audiência, são quase como uma agenda de momentos em que os heróis produzem conteúdos ou aparecem para o público, causando uma repercussão.
4. Avaliar Interações
São os momentos em que a equipe avalia os dados, e se essas interações para ver se elas fazem sentido ou não. Quando a equipe analisa quais foram as reações causadas por uma fala e como eles poderiam agir a seguir para melhorar essa situação.
E aqui temos os 4 elementos básicos para a construção de uma marca: posicionamento de audiência, definição de valores, pontos de contato, que nós podemos atribuir a canais midiáticos que distribuem informações. E o último ponto é a questão das métricas, de analisar se as ações tomadas fazem ou não sentido.
Essa é a base para a construção de qualquer marca, então ao analisarmos a série por essa perspectiva, vemos que existe uma inteligência de mercado muito forte em pensar que o herói como uma marca em construção.
E em como você, enquanto criador de marca, pode usar da mesma estratégia da série de pensar na sua audiência, nos valores que você defende, quais os canais de veiculação e como você analisa os dados.
Algo que deixa muito claro que os heróis são uma marca, é que eles não têm só o licenciamento de produtos de acordo com a audiência, eles também possuem o licenciamento de cidades que fazem sentido eles defenderem, com base na afinidade de posicionamento de comunicador com as culturas desse lugar.
Eu acho interessante esse processo de construção de marketing na série, pois ele também mostra as consequências de uma construção equivocada, que podemos ver com a Starlight, existe um conflito entre os valores da pessoa Annie e os valores atribuídos a sua identidade de heroína.
E conseguimos observar isso na realidade, existem vários influenciadores, comunicadores e artistas que desenvolveram quadros depressivos e sérios problemas por exporem uma imagem sobre si mesmos, muito diferente do que eles realmente são.
Isso, no marketing nos faz pensar que, se você não tiver uma definição muito clara de valores e princípios, você vai acabar sendo moldado pela maioria, isso não vai gerar uma imagem integra o bastante para ser consistente, e em um determinado momento ela vai se quebrar, como acontece na série.
Outro exemplo muito legal é de trazer é a do Trem-Bala, ele é um herói muito rápido, mas com o passar do tempo ele não consegue mais ter o mesmo desempenho atlético que ele tinha antigamente. Esse ponto reflete muito a questão do envelhecimento do comunicador e o impacto que isso tem na audiência.
Como dissemos ali em cima, você não pode se moldar pela audiência, porque conforme você vai se desenvolvendo e envelhecendo, alguns propósitos e valores deixam de fazer sentido e outros surgem e com isso, a sua audiência começa a se modificar. Então é preciso ter consciência de que essa imagem não é estática, pois a marca ou o comunicador vai sendo modificada pelo tempo.
Um terceiro exemplo que eu quero trazer é quando a Rainha Maeve se declara homossexual, sendo que antes a imagem idealizada de companheira do Capitão Pátria, ela apresentava valores de uma mulher conservadora tradicional e quando ela se posiciona como homossexual existe todo um trabalho de redirecionamento de imagem. E mesmo com todo esse reposicionamento, ela consegue construir uma audiência tão forte quanto a anterior.
E isso é interessante, pois mostra como nenhuma marca é estática. Nós tendemos a ter muito receio de expor algo e soar de forma errada, mas quando temos consciência de que uma marca tem posicionamento, audiência, valores e uma evolução, começamos a perceber que nada é definitivo, então não precisamos ter medo, podemos experimentar e sentir como a audiência reage ao que você está dizendo.
Por fim, a base de toda essa nossa conversa é que a essência da série The Boys é a construção de identidade de quem emite uma mensagem, e que a marca é essa identidade comunicadora, portanto, ao pensar na sua marca você precisa definir de modo claro quem é o seu público para conseguir estabelecer uma comunicação.
Bom, nem preciso dizer que recomendo demais a série. É muito interessante observar como o marketing tem o potencial de espalhar ideias e como nós podemos fazer uso disso para impulsionar a nossa marca.
Gostou dessa série e como ela abordou o marketing? Vamos continuar conversando! Diga nos comentários o que achou!
Até logo!