Acredite se quiser, temos o segundo maior mercado digital do mundo quando se trata de tempo de conexão de rede, mais de 9,5 horas diárias. São quase 40% do nosso ano, em torno de 144 dias.
E por que somente 1% das empresas no Brasil realmente tem resultados com Marketing Digital se o nosso público é extremamente conectado?
Tudo que estou falando aqui, tomei como base a pesquisa da Mckinsey sobre o Estado do Marketing Digital no Brasil.
Resumindo, essa pesquisa constatou que somente 1% das empresas no Brasil tem resultados efetivos com Marketing Digital e ainda forneceu 14 alavancas de desempenho que podem ser implementadas para que a maior parte possa mudar sua realidade quando se trata de desempenho.
Vou falar aqui sobre o que foi diagnosticado e sobre essas alavancas de crescimento, mas antes de começarmos, vou explicar a estrutura da pesquisa:
O Marketing Digital foi dividido em um framework de 4 dimensões:
- Pessoas, processos e cultura: se a organização tem uma cultura que sustenta a implantação de processos digitais, além de ter um grupo capacitado para fazer rodar essas estratégias;
- Dados e tecnologia: revela a qualidade, quantidade e velocidade dos dados para execução das ações de Marketing. Níveis de automação também entram aqui;
- Investimento e mensuração: de que forma estão sendo realizados os investimentos e em quais etapas do funil estes investimentos estão sendo realizados;
- Jornada e experiência: se refere a experiência vivida pelos consumidores potenciais e atuais das marcas nos canais digitais;
E com base em cada uma das dimensões foram definidos níveis:
- Iniciante;
- Emergente;
- Ascendente;
- Líderes;
Como esse conteúdo é denso e te ajuda a mapear vários pontos da estrutura de Marketing Digital do seu negócio, vou ser bem específico em relação a cada um deles, dividindo esse artigo em cinco partes. Dessa forma, ao final dos cinco artigos você terá um mapa das 14 alavancas de sucesso para o Marketing do seu negócio.
Antes de iniciar nas dimensões, é interessante entender o que a pesquisa demonstrou: 80% das empresas ainda estão nos estágios iniciais quando se trata de Marketing digital, mesmo o Brasil tem 50% a mais de tempo de uso da rede.
Estamos falando de uma pesquisa de fevereiro de 2019, imagina agora pós Covid-19?
Por mais que a pesquisa levante alguns pontos para reforçar os motivos desse estágio inicial, acredito que aqui tenha uma questão cultural muito forte. O cenário nacional sempre foi dominado por veículos de massa de um lado, foco de grandes verbas publicitárias e do outro, empresas de bairro ou familiares com foco de atuação local que nem sempre acabam dando a devida atenção ao Marketing, concentram as estratégias em ações locais e proximidade com o cliente.
Entretanto, o cenário cada vez mais agressivo de concorrência acaba trazendo para empresas de bairro uma realidade que elas não imaginavam: a competição virou global, por mais que existam movimentos em prol das empresas locais, existe a disponibilidade crescente de novos entrantes no mercado de forma agressiva.
Continue acompanhando que nos próximos artigos vou escrever sobre as dimensões e alavancas de crescimento: começando pela parte de pessoas, processos e cultura.