Como iniciar no digital?
Marketing digital, pensa em um termo que é falado de norte a sul do Brasil. E sabe o melhor? Doze em cada dez pessoas também afirmam saber marketing digital.
Vamos fazer o seguinte, sei que tem muito especialista no mercado, muita gente fazendo milhões, mas esse artigo aqui é para você que está iniciando. Que não entende literalmente nada e está cansado de ver live atrás de live sem saber por onde começar.
Se você quer entender como dar os primeiros passos no marketing digital, esse texto é para você!
Marketing digital é marketing feito no meio digital. Simples assim, a maior dúvida das pessoas não é marketing digital, a maior dúvida das pessoas é em relação a marketing.
Vou resumir aqui, marketing tem inúmeras vertentes, o mais básico e tradicional termo que o famoso “Pai do marketing Kotler” criou foram os 4 P’s do marketing. Apesar desse termo estar desatualizado em relação as transformações que o marketing sofreu nos últimos anos. Ele dá uma ideia inicial de que marketing não é somente propaganda, marketing envolve precificação, posicionamento de mercado, construção de produtos ou serviços.
Sim! O marketing é a engrenagem que move o negócio. O entendimento mais certeiro que posso te trazer é que marketing são estratégias para ganho de mercado. Ou falando de forma mais simples ainda: estratégias para atrair clientes e reter clientes.
Pensando dessa forma vamos ao conceito:
Marketing digital são estratégias para atrair clientes e manter clientes utilizando ferramentas digitais
Ficou mais fácil agora?
Pode ter certeza que isso te economizou uns bons anos da sua vida. Vejo muitos empresários associando marketing digital a criação de conteúdo e apesar das duas terem conexões, resumir marketing digital a uma estratégia de formação de audiência não é a melhor maneira de compreender como agir.
Então vamos lá, entendi que o que é marketing digital, por onde começo?
Vou resumir aqui os principais pontos que você tem que dominar para iniciar sua jornada no meio digital:
- Objetivos de marketing muito alinhados;
- Compreensão do público alvo;
- Entendimento dos principais conceitos básicos de marketing;
- Plano de ação.
1. Objetivos de marketing muito alinhados
Vamos falar dos objetivos de marketing:
O erro acontece porque é muito comum as pessoas associarem audiência com resultado. E confundirem marketing de produto, serviço e infoproduto.
Esse conteúdo aqui é realmente para te fazer ganhar tempo em relação a marketing, entender realmente onde você está entrando.
Audiência é atenção, resultado é conversão. Sabe o que significa isso: que view, like não necessariamente te trás resultado financeiro. Agora tem um porém bem grande aqui, depende de qual a estratégia que você está executando. Estou analisando somente por uma perspectiva de audiência.
Conversão é resultado, conversão é negócio. Lembrando que não necessariamente uma conversão digital significa que a compra foi realizada online.
Onde está o erro? Iniciar uma estratégia digital sem nem ao menos ter um objetivo claro definido. Seu objetivo é ter audiência, aprimorar sua reputação, gerar negócio? O que você quer alcançar com o marketing digital?
2. Compreensão do público alvo
Aqui é onde a coisa começa a complicar, quando você tem que entender o perfil do cliente que você quer alcançar é muito comum perceber o quanto muitas empresas no offline rodavam no piloto automático, simplesmente focado em trazer um alto fluxo de pessoas sem ao menos sequer compreender qual de fato seria o perfil do público.
No digital, se você for pela mesma linha de querer falar com todo mundo, você infelizmente vai acabar conseguindo não falar com ninguém. Aqui o conceito de persona vai te ajudar muito.
Persona nada mais é do que uma representação do seu perfil de cliente ideal. O perfil do cliente que tem maior probabilidade de ser atendido pelo seu negócio. Isso também serve quando se trata de construção de audiência, afinal de contas, você tem que compreender a linguagem do público que você quer atingir, os assuntos que você quer falar.
3. Entendimento dos principais conceitos básicos de marketing
Aqui é onde você começa ter um entendido de onde agir e por onde começar
- Plataformas: são os canais de angariação de conteúdo, os canais que estão retendo as informações de toda base de dados digital. Aqui podemos citar o google, facebook, instagram, tiktok, youtube, spotify e assim por diante. É importante você entender o principal objetivo de cada plataforma, como ela posiciona os conteúdos relevantes, como você pode consumir esses conteúdos. Dessa maneira, fica mais simples você entender quais ferramentas terá a disposição a partir do momento que escolher transformação uma dessas plataformas em canal de aquisição de clientes ou audiência.
- Estratégias: quais são as principais estratégias que dominam o marketing de conteúdo atualmente? Aqui vale a compreensão do funcionamento das principais vertentes de atuação, isso auxilia muito na sua compreensão de qual faz mais sentido para a persona que falamos anteriormente. Dentre as principais estão: inbound marketing, SEO, mídia paga, criação de conteúdo e etc.
- Ferramentas: quais as ferramentas podem te auxiliar na execução dessas estratégias. Para você que está iniciando, é importante ressaltar que não necessariamente você precisa de ferramentas além das plataformas se você for utilizar as plataformas isoladamente. Entretanto, utilizar as ferramentas passa a fazer muito mais sentido quando você considera a execução de alguma estratégia, elas te fazem ganhar tempo. Não vou citar nenhuma ferramenta específica aqui, existem várias no mercado, o objetivo é que você consiga montar um setup de ferramentas que te auxilie.
4. Plano de ação
Depois de entender seus objetivos, quem é seu público e os principais conceitos. É hora de colocar a mão na massa e começar a agir. Para isso te recomendo um plano de ação, esse plano será moldado de acordo com a plataforma e a estratégia que você escolheu seguir.
Lembrando que o objetivo do plano de ação é te trazer consistência com relação a execução das estratégias e te auxiliar a envolver mais pessoas do time no desenvolvimento do seu negócio.
E aí, gostou do conteúdo? Teve uma compreensão melhor de como iniciar sua jornada de marketing digital?
Marketing digital não é um bicho de 7 cabeças se você ter base e compreender esses pontos.
Espero que esse conteúdo te ajude a tomar melhores decisões de marketing para seu negócio! E se estiver precisando de uma equipe com experiência e metodologias validadas no marketing digital, fale conosco.