Este post será como o seu guia na busca do desenvolvimento de um posicionamento de marca consistente, leia-o com atenção!
Sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo. E, por isso, posicionar a sua marca constantemente e com criatividade é um jeito de se destacar em meio a seus concorrentes.
Em um primeiro momento, a construção do posicionamento de marca pode parecer muito complexo, afinal, deve ser feito em um processo contínuo. No entanto, estudar e anotar dicas podem auxiliar na superação do grande desafio que é posicionar o seu negócio.
Continue a leitura desse guia e não se esqueça de fazer anotações.
Explicaremos o que é o posicionamento de marca, você verá quais passos deve seguir e alguns exemplos de empresas que posicionam a sua marca diariamente.
O que é posicionamento de marca?
De um modo simplificado, o posicionamento de marca é como você quer ser lembrado e reconhecido pelo público. Nesse sentido, constroem-se estratégias de marketing e ações de comunicação para colocar a sua empresa em um local de destaque.
Para Philip Kotler, o posicionamento de marca é o ato de esboçar a sua marca com o intuito de ocupar uma posição de destaque na escolha de seus consumidores.
O foco está em qual percepção você quer que o cliente tenha sobre a sua marca, então se questione: Qual lugar da mente dos consumidores a minha empresa se encontra? O que preciso fazer para chegar no posicionamento que desejo?
Além disso, posicionar a sua marca significa perceber como a sua marca se diferencia dos seus concorrentes.
Podemos pensar que o posicionamento de marca está sempre mirando o futuro da sua empresa.
É relevante considerarmos que o posicionamento de marca se difere de outro termo semelhante, o reconhecimento de marca. Este último consiste no nível de familiaridade que a Identidade Visual do seu negócio já gera nos seus clientes.
Dessa forma, posicionar a sua marca significa pensar em como você quer que ela seja vista – não como os seus clientes já a enxergam – e em como você quer que ela seja reconhecida – não como ela já é reconhecida.
É claro que ambos, posicionamento e reconhecimento, são essenciais para que o seu negócio se consolide no mercado.
Quais são os principais tipos de posicionamento de marca?
Podemos elencar 5 tipos de posicionamento de marca, sendo eles: o preço, o diferencial, a monopolização, o benefício e o estilo de vida.
1. Preço
Quando uma empresa se posiciona a partir do preço dos seus produtos e/ou serviços, o foco é se tornar conhecida pelo valor pago pelo consumidor.
Cabe à empresa elaborar uma boa estratégia de branding para associar a simbologia da marca com o valor pago pelo consumidor. Gera-se, assim, um valor simbólico de se ter o produto de uma marca.
2. Diferencial
Este tipo de posicionamento de marca acontece quando a empresa se destaca e se diferencia dos seus concorrentes.
Para isso, é necessário que a marca entenda o que a torna um negócio singular, elencando os seus diferenciais – sejam eles propostas de vendas ou questões mais emocionais – perante as demais empresas do mercado.
3. Monopolização
O posicionamento de marca por monopolização é visto quando uma marca domina todo o seu ramo de mercado, ou seja, monopolizar é se tornar a única marca que oferece determinado produto e/ou serviço.
Considerando isso, a empresa se coloca em uma posição dominante e pode estabelecer os termos do mercado.
4. Benefício
O foco de se posicionar a partir do benefício é compreender quais são as dores que o seu produto e/ou serviço resolve. Desse modo, a marca passa a vender soluções.
Ao definir claramente quais são os benefícios exclusivos da sua marca, a empresa passa a convencer os clientes a escolhê-la como primeira e única opção.
5. Estilo de vida
Diversas empresas posicionam a sua marca através da venda de um estilo de vida. Aqui, o foco está na experiência, na conexão e no valor emocional que o produto proporciona aos seus consumidores.
Dessa forma, o público passa a considerar os produtos essenciais para a manutenção de um determinado estilo de vida.
Benefícios do posicionamento de marca
Os autores do livro Princípios do Marketing, Philip Kotler e Gary Armstrong, defendem que um bom posicionamento de marca é uma estratégia muito importante para garantir a conexão dos desejos dos clientes com as soluções da sua empresa.
Assim, estabelecer boas estratégias de posicionamento de marca pode trazer benefícios, como:
- Autoridade e liderança no mercado;
- Aumento de vendas e lucro contínuo;
- Reconhecimento e visibilidade da marca;
- Captação de novos clientes;
- Credibilidade de marca.
O posicionamento de marca está diretamente ligado ao modo como você quer que a sua marca seja lembrada pelos consumidores.
Considerando isso, assumir boas estratégias de posicionamento traz o seu negócio para o imaginário dos seus clientes e pode criar memórias afetivas, possibilitando que o seu negócio se diferencie dos seus concorrentes de mercado.
De acordo com pesquisa da Forbes, além de gravar a sua marca na mente dos clientes, o posicionamento de marca proporciona o aumento das vendas em 23%.
Conheça as empresas referência no posicionamento de marca
Separamos 5 exemplos práticos, para que você possa entender um pouco mais sobre o que as grandes empresas fazem para posicionar a sua marca.
Confira logo abaixo:
Amazon
Como a maior e mais valiosa empresa de e-commerce do mundo, seu principal diferencial é o relacionamento central com o cliente.
A Amazon visa oferecer um serviço de excelência, com preços baixos e agilidade de entrega – de fato, é incrível comprar um produto on-line e recebê-lo no próximo dia.
Sua missão focou na dor dos consumidores de ter que sair de casa para comprar, fazendo com que os clientes não precisem se deslocar e ainda não ter que esperar, por um período longo, o seu produto chegar.
Através de seu posicionamento centrado no cliente, a Amazon representa qualidade e confiabilidade em todos os cantos do mundo.
Você pode saber mais sobre as estratégias de marketing da Amazon em nosso canal do YouTube.
Apple
Na última pesquisa da Forbes, a Apple ocupa o segundo lugar do ranking de marcas mais valiosas do mundo – ficando atrás somente da Amazon.
A empresa é um dos maiores exemplos de como vender não apenas produtos, mas valores, propósitos e sonhos.
O posicionamento da Apple vai além do design, da alta tecnologia e qualidade. Ela busca, primeiramente, pensar diferente e inovar com produtos e tecnologias para fazer com que todos os seus lançamentos sejam um sucesso.
A partir do seu posicionamento que visa os valores de elegância, luxo e exclusividade, os produtos da Apple representam status e poder. Assim, concentra-se no valor simbólico que os seus produtos oferecem e na conexão com seus consumidores.
Coca-Cola
Um dos maiores sucessos em posicionamento de marca, a Coca-Cola posiciona o seu produto enquanto uma experiência, se apoiando em valores como amizade, alegria e união. O seu objetivo é estimular o compartilhamento de momentos e experiências.
Mesmo após 137 anos de mercado, a empresa se mantém consistente, evocando, em suas campanhas de marketing, a simplicidade e os bons momentos da vida e do dia a dia.
Temos um vídeo focado somente na Coca-Cola, onde contamos mais sobre suas estratégias de marketing.
Havaianas
Considerada a marca de calçados mais famosa do Brasil, a Havaianas é um exemplo de superação!
Após uma crise, a empresa brasileira mudou o seu posicionamento de marca e começou a associar, não somente a necessidade, mas também o sentimento de desejo às Havaianas.
A marca alterou os seus produtos, mudou a mensagem e agregou valor, investindo em campanhas publicitárias criativas e bem-humoradas estreladas por artistas e celebridades. Além disso, os seus anúncios associam o uso dos seus calçados com os momentos de lazer e convivência com os amigos.
Atualmente, a Havaianas é lembrada por possuir chinelos e sandálias confortáveis, coloridas e estampadas, que representam o estilo de vida dos brasileiros.
Você pode saber mais sobre a mudança de posicionamento das Havainas em nosso canal do YouTube.
Melissa
Quando pensamos em calçados com um cheiro característico de chiclete, já vem à nossa mente os produtos da Melissa. Essa lembrança de marca acontece devido ao posicionamento que a empresa adota desde os anos 1979.
A Melissa é uma marca bem dinâmica e está sempre lançando modelos novos de calçados, mas sem deixar a sua identidade para trás.
Com grande criatividade a marca sempre inova nos conceitos artísticos das suas sandálias, bolsas, chaveiros, incensos e até perfume com cheirinho de melissa.
Ao se inspirar na cultura pop para desenvolver os seus produtos, a Melissa vem lançando um estilo de vida criativo, alternativo e com grande diversidade.
Como realizar um bom posicionamento de marca?
Após compreender o que é o posicionamento de marca, conhecer seus benefícios e ver algumas cases de sucesso, o próximo passo é entender como estruturar um bom posicionamento e se destacar no mercado.
De um modo simplificado, você precisa responder essas três perguntas: Quem é o público-alvo do meu negócio? Quais as dores que o meu produto e/ou serviço resolve? O que diferencia o meu negócio dos meus concorrentes de mercado?
Quer saber como estruturar as respostas dessas questões para posicionar a sua marca? É só continuar a leitura.
Conheça a sua empresa e seus diferenciais
Em um primeiro momento, você precisa olhar para dentro. Isto é, reconhecer quais valores a sua empresa transmite e quais são os seus diferenciais, bem como criar conexões internas com os seus colaboradores, fornecedores e parceiros.
Para isso, você precisa definir quais problemas o seu produto e/ou serviço resolve e qual desejo do seu público que a sua empresa atende.
Cumpra com suas palavras! Não se trata prometer diferenciais que você não tem, mas de elencar os valores que diferenciam de fato a sua empresa.
É interessante também que a sua empresa tenha um tom de voz característico, de modo a construir a essência do seu negócio.
Seja singular e autêntico! Esses aspectos aumentam o potencial de reconhecimento do seu público e agrega valor – não só monetário, e sim afetivo – à sua marca.
Seja criativo
O uso da criatividade para elaborar materiais é um ponto importante na hora de se diferenciar dos seus concorrentes de mercado. Você pode usar a sua imaginação para desenvolver conteúdos audiovisuais e de leitura.
Ainda, lembre-se de explorar os diversos canais de divulgação, sejam eles digitais ou tradicionais. O fundamental é que você produza conteúdos singulares, autênticos e que tenha a essência da sua marca.
Mostre a identidade da sua marca
Quando você já conhece a sua empresa e os seus diferenciais, fica mais fácil produzir conteúdo criativos que demonstrem a identidade da sua marca.
Você pode demonstrar seus valores, conceitos e personalidade por meio da criação de logos, materiais para as redes sociais, tom de voz e pelo modo no qual você se posiciona no mercado.
Explorar suas características únicas e marcantes proporciona uma melhor comunicação com o mercado e com seus consumidores. Além disso, é necessário que a identidade e a personalidade do seu negócio se aproximem e se conectem com os desejos do seu público-alvo.
Trata-se de expressar a essência da sua marca, de traduzir os seus valores para o meio visual e verbal.
Faça pesquisas de mercado e de público-alvo
É essencial que você entenda o que seus concorrentes estão fazendo. Porém, tome cuidado para não os copiar e lembre-se de ser autêntico.
Pesquisar os seus concorrentes pode te ajudar a entender o que é e o que não é bom para o seu nicho, assim como auxiliar na identificação de ações que te diferenciam.
Nessa pesquisa você identifica a faixa de preços do seu nicho de mercado, o que os clientes dizem sobre seus concorrentes e como a sua marca está posicionada, entendendo o que você precisa melhorar para se sobressair.
Também é importante que você conheça os seus consumidores. Para isso, é necessário fazer uma pesquisa de público-alvo.
Você pode optar por meios mais tradicionais como entrevistas e pesquisas por formulários ou pode inovar com conteúdos criativos e interativos, tais como Quizzes animados e interações nas redes sociais. É interessante também criar personas com as características dos públicos que você quer atingir.
Jobs To Be Done
Uma estratégia que auxilia na compreensão do comportamento dos seus consumidores e que pode te ajudar a posicionar sua marca é o Jobs To Be Done.
Essa metodologia funciona como uma lente, na qual você observa seus concorrentes e os consumidores a partir das necessidades do seu público-alvo. Ou seja, você observa quais problemas o seu público quer resolver e oferece soluções por meio dos seus serviços ou produtos.
Partindo desta perspectiva, os clientes não compram apenas um produto, mas algo que solucione as suas dores. Assim, o ato de comprar parte sempre de uma dimensão funcional, social ou emocional.
Explore esses aspectos na hora de posicionar a sua marca!
Considerando isso, quanto mais claro o seu público-alvo estiver, maiores serão as chances de você elaborar ótimas estratégias de posicionamento de marca, já que 64% dos consumidores buscam se relacionar com marcas que compartilham com os seus valores.
Portanto, entenda seu público, seus desejos, dores, ansiedades, o que eles esperam de você e o que você soluciona.
Crie conexões
Quando você entende o perfil dos seus clientes fica mais fácil de criar conexões com seus valores e percepções. Ao demonstrar que você conhece o que motiva os seus consumidores, você estabelece relações sólidas, sem cair na robotização.
O processo de relacionamento com o seu cliente aumenta a visibilidade do seu negócio e garante o seu posicionamento de marca. Humanizar a marca gera empatia e conecta o público com o seu produto/serviço.
Contar histórias por meio do Storytelling é uma ótima estratégia para evocar sentimentos e criar conexões. Além disso, ter uma equipe comercial que faça um atendimento personalizado pode humanizar as vendas da sua marca. Sendo assim, é preciso vender valores, sentimentos, ideais e propósitos.
Consolide-se no mercado
Entendemos que o posicionamento de marca é muito importante para tornar o seu negócio em um grande sucesso do mercado.
Mas, para que isso aconteça, você precisa colocar em prática as dicas que trouxemos neste artigo. Só assim, a sua empresa também alcançará o sucesso.
Como seu guia, nós da UNID Comunicação oferecemos assessoria para posicionar a sua marca e alavancar as suas vendas. Fale com a nossa equipe comercial pelo WhatsApp!