Vemos, todos os dias, empresas de diversos portes e segmentos com dificuldades de trabalhar seu marketing, as quais acabam lidando com ele como um bicho de sete cabeças. Essa realidade gera mais problemas que soluções. Entretanto, essas empresas sabem que precisam investir em marketing.
Tendo isso em mente, como fazer seu marketing gerar resultado? O primeiro passo de tudo é: entenda quais são seus canais de comunicação.
Sempre que iniciamos o trabalho de marketing em alguma empresa realizamos algumas perguntas básicas, como:
- Quais sãos os canais de marketing que sua empresa trabalha?
- Qual a estrutura de sua equipe de marketing?
- Quais são as principais estratégias de divulgação?
Parecem perguntas redundantes, mas todas estão associadas aos mesmos princípios e, no final das contas, responder estas perguntas nos indica de maneira clara qual o nível de maturidade do marketing da empresa.
- Ao responder quais são os canais, fica evidente que a empresa entende de onde vem os clientes atualmente e quais as novas possíveis alternativas para captação de futuros clientes;
- A estrutura da equipe reflete o conjunto de processos. Ou o marketing se resume a um profissional “faz tudo” ou existe uma divisão entre criação, análise e planejamento. Quanto maior for o impacto do marketing na operação mais importância a empresa tende a dar ao mesmo.
- Isso reflete em algumas possibilidades, como se existe uma concepção clara de planejamento, se existe uma execução de forma consistente, ou se a empresa simplesmente faz as ações para apagar incêndios financeiros.
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Em geral, uma empresa deveria ser capaz de responder a seguinte pergunta:
Você sabe de onde vem seus clientes e consegue trabalhar esse canal de forma ativa para captação de novos clientes?
Para que isso fique mais claro, é importante que você entenda, de uma vez por todas, o que são canais de marketing. Preparado? Então lá vai a definição:
Um canal de marketing pode ser entendido como qualquer ponto de contato que o cliente possa vir a ter com a sua empresa.
Entendendo esse conceito fica muito mais fácil de entender em que você tem que focar. É normal que mais de 80% dos seus clientes venham apenas de um dos canais (pontos de contato) que você trabalha, e isso não está errado. Quanto antes você entender este ponto, mais fácil ficará para você trabalhar a construção de novos canais e de novos formatos, entendendo o que estes podem te entregar.
São exemplos de alguns canais:
- Redes sociais: Facebook, Instagram;
- Loja física;
- E-mail marketing;
- Mobile: aplicativos, interações mobile, push notifications, SMS marketing, WhatsApp;
- Canais offline (outdoors, impressos, cinema e etc);
- Equipe comercial ativa.
Ainda tem alguma dúvida? Deixei alguma informação importante de fora? Não deixe de entrar em contato no e-mail antonio@unidcom.com.br
Fique ligado que no próximo post conversaremos sobre análise e construção de canais, e como você pode fazer isso para sua empresa de maneira ágil e eficiente!
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