Aprenda como montar um script comercial para alavancar suas vendas!

Sabemos que o ambiente comercial proporciona uma rotina corrida que exige facilidade e rapidez em cada ação que você toma. Isso acaba fazendo com que fique difícil lembrar tudo o que você precisa dizer para seu cliente e, as vezes, o processo de vendas e prospecção pode ficar bagunçado. Se você se identificou com essa situação, é muito provável que você precise organizar um script comercial.

O que é um script comercial?

O script comercial e/ou de vendas possuí o papel de estruturar um roteiro ou passo a passo com tudo o que será preciso falar para o seu cliente durante as diversas etapas do funil. Ele funciona como um mapeamento das falas e ações que a sua empresa precisa tomar no processo de vendas do seu produto/serviço. É por meio do script que você e os seus colaboradores se organizam para melhor atender as ansiedades dos seus clientes.

Quando a sua empresa utiliza um roteiro de vendas, ela consegue homogeneizar o atendimento entre seus vendedores, de modo que o profissional que acabou de iniciar conseguirá manter um alto padrão de atendimento e efetivar a prospecção. Desse modo, a sua equipe fica confiante sobre o que falar para os clientes que desejam captar.

Contudo, é preciso tomar cuidado para não automatizar e robotizar o atendimento, pois uma das grandes essências do processo comercial e de vendas é demonstrar a sua humanidade, ter empatia e se conectar com seus clientes, assim como demonstrar que sabe quem é o seu público-alvo e sobre o produto ou serviço que está vendendo.

Você pode perceber sobre a importância de se planejar e organizar a sua rotina comercial e pensando um pouco nisso, nós preparamos algumas dicas sobre o processo de escrita e produção dos scripts de vendas. Confira abaixo:

Por que utilizar o script?

O primeiro contato com o cliente é fundamental para garantir sua venda, por isso nas primeiras ligações e conversas é necessário estabelecer um bom relacionamento e anotar todos os dados que são importantes para a sua proposta. Nesse sentido, o script de vendas pode auxiliar a manutenção do foco e reduz a chance de estar desalinhado com aquilo que o cliente espera. Ainda, planejar e organizar um roteiro de vendas faz com que seu time seja mais produtivo e mantém o padrão de atendimento da empresa.

Como fazer o script de vendas da sua empresa?

Escrever um roteiro de vendas que pode impulsionar as suas vendas é bem simples e fácil. Você só precisa seguir alguns passos:

  1. Conheça o seu público-alvo: essa etapa é fundamental, pois você deve estar ciente quais são as dores e ansiedades para que o seu produto/serviço possa resolver.
  2. Pergunte: você deve transformar os receios dos seus clientes em perguntas que você faria para eles, utilizando questionamentos sobre “como” e “o que”. Deixe que o seu cliente responda para que você possa compreender melhor o modo como a sua empresa deverá agir para proporcionar uma venda com qualidade.
  3. Documente as conversas: é interessante documentar todas as conversas que teve com cada cliente para que você possa acompanhar o processo de evolução de seus clientes durante cada etapa do funil de vendas.
  4. Registre as alterações que fez no script: praticar a escrita dos scripts, utilizando a documentação das conversas com os seus clientes, é uma forma de você observar os aspectos que deram certo e aqueles que não saíram como o planejado. Portanto, anote cada etapa que foi alterada do seu roteiro, para que você perceba a sua evolução e aprenda com os erros que cometeu no início.
  5. Monte várias versões de script: você vai perceber que cada canal de atendimento e cada cliente vão exigir a adaptação do seu script de vendas. Assim, você pode montar uma versão para E-mail, uma para WhatsApp e outra para ligações, por exemplo.

Quer saber mais sobre como manter o seu atendimento organizado?

Como você pôde observar, nós trouxemos apenas uma pincelada sobre o que é e como você pode fazer um script de vendas. Então preparamos uma cartilha com muito mais informação e com um guia prático que você pode seguir para formular o seu roteiro comercial.

Quer se conectar com o seu cliente e fazer as suas vendas crescerem? É bem simples, você só precisa acessar a cartilha: tudo que você precisa saber para montar seu próprio script de vendas em poucos minutos!

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