No marketing digital, onde o conteúdo é base do engajamento, ter uma estratégia consistente é fundamental para colher resultados satisfatórios.
Para esse conceito ser mais compreensível, podemos dividir a palavra consistência em coerência e frequência.
Mas, antes de se aprofundar nesse tama, dê uma olhada nas indicações de leitura abaixo:
- 5 passos para fazer seu negócio crescer consistentemente
- Conheça 3 Gatilhos de Persuasão de Robert Cialdini
Coerência
Quão coerente é o seu conteúdo? Você sabe para onde está indo? Ou onde quer chegar com sua mensagem?
É muito comum empresas começarem suas estratégias sem saber ao certo quais objetivos gostariam de alcançar, por isso, ter foco e entender exatamente o que a marca quer atingir é decisivo na hora de criar uma engrenagem de marketing.
Então, antes de iniciar no marketing, pergunte-se:
Quero vender, me posicionar como autoridade ou quero fortalecer minha marca no mercado?
Entre outras possibilidades, essas são perguntas que devem ser feitas antes de qualquer decisão relacionada a marketing de uma marca.
Além dessa parte estratégica, na criação de conteúdo, a coerência deve ser em relação aos temas que a marca escolhe, cada segmento deve selecionar os temas de interesse do seu consumidor, ao usar seus canais de marketing para informar e oferecer conteúdo relevante que podem ser úteis para quem está consumindo o material digital.
Por exemplo, se sua empresa oferece serviços de criação de Dashboards e planilhas personalizadas, você pode oferecer uma prévia ou template gratuito e assim engajar seu público com reciprocidade.
Frequência
Manter frequências nas publicações, seja em redes sociais ou no próprio blog da marca é tarefa que não deve ser deixada de lado, produzir conteúdo não é nada fácil, nem todos tem tempo para se dedicar à pesquisa e criação para alimentar um blog, por exemplo.
Mas veja dois motivos que podem te animar a manter a frequência na sua estratégia.
1º Motivo: A frequência constrói um relacionamento duradouro com o cliente.
As pessoas precisam te ver sempre para criar um relacionamento e passarem a confiar na sua marca. Mas, claro que sua presença constante deve estar atrelada a relevância e a qualidade do seu conteúdo.
2º Motivo: A frequência de publicações é um dos fatores que alimentam o algoritmo das plataformas, desse modo, se você está sempre ativo e seu conteúdo gera interação, você se torna relevante e pode ser visto por mais tempo, além de poder aparecer com mais facilidade nos buscadores.
Viu como a consistência pode trazer ótimos resultados?
Mantê-la é primordial para uma marca em busca de melhores resultados com marketing digital!
Se você tem uma empresa ou trabalha com marketing, comente aqui e me conte como você tem feito para manter a consistência no seu marketing!