Sua empresa está por dentro do novo funil de vendas? Caso não esteja, entenda essa nova metodologia em 5 minutos!
No mundo empresarial, a estratégia de funil de vendas é extremamente comum. Nela, o cliente entra no funil e se desloca durante a jornada de compra. Esse deslocamento leva ao descobrimento do produto, à consideração de compra e à compra propriamente dita. No entanto, com a ascensão do mundo digital, o funil de vendas vem sofrendo uma série de alterações no seu funcionamento.
É que, quanto mais caminhamos para o apogeu da Era da Tecnologia, mais o consumidor se modela a ela. As pessoas querem respostas rápidas no momento da compra. Cada novo desejo remodela completamente a jornada do cliente, porque o acesso à informação torna tudo mais singular.
Nessa realidade, pessoas não comprarão o que não conhecem. O que significa que uma marca com valor gerado é uma marca bem posicionada na jornada do cliente moderno. O que nós, como empresários, podemos fazer em relação a isso?
O novo funil
Tendo isso em mente, o novo funil é uma adaptação do antigo. Dessa forma, o novo funil passa a ser visto como ampulhetas, como pirâmides, como diamantes. Em outras palavras, ele é mais complexo. Porém não é impossível compreendê-lo!
Basta lembrar-se de que a jornada do cliente não é mais linear! Por isso a complexidade. Como uma ampulheta, o processo de compra se afunila e se expande conforme ocorre. E cabe a nós, empresários, pensar nossa estratégia para engajar o cliente independente do estágio! Assim, os consumidores vão perceber que podem contar com sua marca. E quando isso acontece, sua marca pode contar com o sucesso!
Não entendeu? A gente exemplifica!
Ainda sente que não compreendeu a novo funil de vendas? Então vamos a um exemplo para que você entenda melhor!
Imagine um jovem chamado Pedro que está pensando em trocar de celular. A primeira coisa que ele faz é pesquisar modelos de celular, ver vídeos e ler blogs sobre. No meio disso, ele descobre que celulares com apenas uma câmera já estão ultrapassados.
Logo, ele expande sua pesquisa para celulares com duas ou mais câmeras. Nesse processo, mais de um mês corre. Após decidir o novo aparelho, ele passa a pesquisar o melhor lugar para comprá-lo, em quantas vezes ele pode dividir, qual empresa entrega mais rápido. Durante esse processo, Pedro quase comprou seu celular inúmeras vezes. A jornada de compra do cliente se estreitou e se ampliou tantas vezes quanto!
O que constatamos? As pessoas estão tomando decisões em todas as etapas do funil. É de extrema importância que sua marca e seu negócio estejam ali, para ajudá-la, sempre que necessário.
Podemos entender, portanto, que a nossa maneira de decidir mudou. Junto a isso, a maneira de crescermos – como empresários – também mudou. E prever as intenções do consumidor é a melhor maneira de atingir o sucesso!
Quer prever as intenções do seu consumidor por estar preparado para as mudanças na jornada de compra do cliente?
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