Copywriting: 3 coisas que você não sabia sobre a arte das palavras

Tempo de leitura: 4 minutos

Copywriting é uma técnica de escrita dentro da redação publicitária que tem como foco principal a conversão em vendas.

É um tipo de texto que utiliza técnicas e estruturas que objetivam a conquista de clientes e venda de produtos/serviços. 

Para isso, está sempre focado na ação, pedindo que o usuário/ leitor daquele texto realize alguma atitude seja ela:

Comprar um produto, acessar um site, entrar em contato para saber mais etc. 

Essa é a técnica textual mais utilizada em anúncios e textos curtos das redes sociais. 

Mas, afinal, como funciona a Copywriting na prática? 

Para entender isso, reunimos 3 coisas que você não sabia sobre essa técnica e que podem te ajudar. 

Gatilhos mentais 

Quando falamos em Copywriting, é claro que precisamos também falar sobre gatilhos mentais. 

São estratégias textuais que servem como base de uma copy. Mas o que são os gatilhos? 

São palavras/expressões utilizadas com o objetivo de gerar algum sentimento no consumidor.

Esse sentimento variará de acordo com o público da sua marca e o objetivo da sua copy. 

Por exemplo: se você deseja lançar um novo produto, quer enviar um e-mail marketing sobre o lançamento para os seus clientes. 

Mas, você quer fazer com que elas se sintam exclusivas por estarem recebendo informações do produto em primeira mão. 

Neste caso, é necessário utilizar o gatilho da exclusividade.

Você quer gerar no seu cliente a sensação de que ele é único, especial por ter recebido essas informações.

Exemplos de copy que utilizam gatilhos de exclusividade:

– Segredo revelado só para você, vem ver!

– Descubra antes de todo mundo!

– Seja o primeiro a conhecer nosso lançamento. 

– Saiba antes de todos as novidades quem vem por aí. 

Um outro gatilho bastante utilizado especialmente no varejo é o gatilho de urgência e escassez. 

Essa estratégia é ótima para promoções e queimas de estoque, quando o objetivo é vender muito/tudo o que há do produto. 

Exemplos de copy que utilizam gatilho de urgência/escassez:

– Última chance de aproveitar preços inacreditáveis!

– É só hoje, 50% off na loja toda, corre!

– Tá acabando, mas ainda dá tempo de aproveitar nossas promoções de Black Friday!

– Últimos cupons de frete grátis, corra agora para garantir o seu!

Como o próprio nome diz, esse gatilho gerará a sensação de urgência e imediatismo. 

O consumidor entenderá que se ele não comprar agora, ficará sem. Esse tipo de influência pode ser decisivo em uma compra. 

Afinal, se for um produto que ele deseja muito, ficará com medo de perder. 

Esses são apenas 2 de diversos gatilhos mentais que podem ser utilizados em muitas situações. 

Alguns dos mais comuns: 

  • Curiosidade;
  • Prova social;
  • Segurança;
  • Afinidade;
  • Autoridade;
  • Reciprocidade.
  • E muito mais. 

Menos é mais

Se estamos falando de um texto que tem como objetivo a venda ou fazer o consumidor realizar uma ação, é preciso que ele seja rápido. 

É preciso ser de leitura extremamente fácil e direta. Já deixe claro o que você quer/precisa/tem a dizer nas primeiras palavras.

Sendo assim, regra básica: menos é mais! Utilize o menor número de palavras possível para passar sua mensagem. 

O consumidor não tem tempo para ler grandes textos, uma copy bem feita precisa ser compreendida em uma olhada. 

3 ou 4 palavras devem ser suficientes para chamar a atenção. 

Por exemplo:

Se você deseja avisar o consumidor de que estão acabando os cupons de desconto no site: 

Não diga: 

Você sabia que estamos com algumas promoções imperdíveis em todo o site da nossa loja? Ah, e para ficar ainda melhor, preparamos alguns cupons de desconto especial em diversos produtos e setores. Acesse o nosso site, busque pelas etiquetas amarelas e aproveite. 

Prefira dizer:

Tá acabando, mas ainda dá tempo! Aproveite os cupons de desconto no site. Clique aqui: (link do site).

Portanto, tenha sempre em mente: como dizer o que eu preciso utilizando a menor quantidade de texto possível? 

Chamada para a ação 

Toda Copy tem um objetivo e isso pode ser chamado de CTA (Call to Action) ou simplesmente chamada para a ação. 

Como o próprio nome diz, a sua copy chamará o consumidor/leitor para realizar uma atitude. 

Seja acessar o site, entrar em contato pelo WhatsApp, cadastrar-se em um sorteio etc. 

Portanto, é preciso ter bem definido qual é o objetivo do seu texto e deixar a ação clara para o consumidor.

Ele precisa ler e entender o que precisa ser feito. 

E, com o auxílio de gatilhos mentais, você desenvolverá textos que influenciarão na realização dessas ações. 

Como fazer uma boa Copywriting?

Agora que você já entendeu um pouco mais do que é e quais as partes principais de uma copy, vamos te ensinar mais!

Confira abaixo 3 dicas para realizar uma boa copy. 

  1. Conheça o seu público, entenda o tipo de linguagem que eles consomem/utilizam na internet;
  2. Utilize sempre verbos de ação;
  3. Nunca perca de foco o objetivo da sua copy, a mensagem que você deseja passar e deixe isso claro no texto já nas primeiras palavras. 

Esse é o essencial para começar, mas é claro que para conseguir gerar resultados com a técnica é preciso mais do que isso. 

Talvez hoje seja seu dia de sorte!

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Aguardamos você! 

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