Cultura organizacional: Por onde começar?

  • 5 de agosto de 2022
  • Por antonio
  • 6 min de leitura

Cultura, missão, valores, propósito, visão. Isso não é coisa para grandes corporações, é para todas as empresas!

Investir em cultura pode garantir a permanência de um negócio no mercado, pois ela determina pontos cruciais para o sucesso da empresa, como: a produtividade e desempenho, a qualidade de vida e do ambiente de trabalho, a rotatividade da equipe, a motivação e a inovação dentro da organização.

Tipos de Cultura

Segundo as tipologias de Handy, na obra ‘Deuses da Administração’, existem quatro tipo de culturas organizacionais:

Zeus (cultura do poder)

Com poucas regras e procedimentos. É uma das culturas mais adotadas, embora ultrapassada, esse tipo concentra-se na liderança individual com concentração de poder. O ambiente organizacional é estressante, desagradável e competitivo.

Apolo (cultura dos papéis)

Que trabalha pela lógica e racionalidade. Esse é um modelo de cultura extremamente burocrático e lento, já que as funções de cada um na equipe são muito engessados e não permite-se a inovação e proatividade. Embora muitas empresas gostam de adotar esse tipo, por ser muito claro as funções e atividades de cada pessoa na equipe, nesse ambiente, cria-se profissionais desmotivados, cansados e ‘robotizados’.

Atena (cultura de tarefa)

Orientada para o trabalho ou projeto. Esse tipo exige profissionais especializados/qualificados, pois a cultura é pautada na execução de tarefas. É um modelo flexível e motivador, já que, cada um na equipe tem autonomia para executar suas tarefas da forma que achar melhor, desde que o resultados esperado seja alcançado. Empresas que adotam essa cultura atraem profissionais criativos e solucionadores.

Dionísio (cultura pessoa)

Onde o indivíduo é o ponto central. Como diz o nome, essa cultura tem o foco na gestão de pessoas e no desenvolvimento individual de cada um.

Empresas que adotam essa cultura estão constantemente preocupadas com o bem-estar dos colaboradores, mas sem deixar o resultados de lado. Pessoas que fazem parte de empresas com essa cultura, normalmente são, ou se tornam colaborativas e tem grande potencial para liderança.

4 passos para começar

  1. Propósito. O que você quer que sua empresa seja? Essa é a pergunta primordial que um empreendedor deve se fazer antes de implementar a cultura. O propósito que direcionará todos os outros aspectos do negócio. Outra pergunta importante é: ‘Como os colaboradores enxergam o negócio?’, essa é uma pergunta que dirá o quanto a equipe está alinhada com o propósito e qual o caminho é preciso percorrer até chegar no resultado ideal;
  2. Política. A política é o código da empresa com seus colaboradores e seus clientes.Uma metodologia que gosto bastante e que utilizamos na @Unid, é o “Código de Cultura”, que é o conjunto de crenças, valores, princípios éticos que se tornam uma referência das atitudes que a equipe acredita e, que auxiliam no aumento da sinergia.
  3. Comunicação. A comunicação deve ser clara e para todos. Cada empresa encontra uma forma de disseminar seus valores na equipe, seja por reuniões, comunicados, pequenas palestras, ações individuais onde os membros da equipe explanam o que pensam e suas atitudes que refletem o código;
  4. Liderança. É ideal que a cultura comece pela liderança, seja o fundador, o gestor ou até mesmo pelo RH. Para que o processo de implantação tenha sucesso, os líderes precisam fugir da cultura de “faça o que eu falo e não faça o que eu faço”, se começar assim, o fracasso é garantido. As pessoas da equipe precisam de verdade e confiança para se inspirarem e se motivarem a adotar qualquer nova mudança na empresa.

Pequenas ações que mudam o clima

Implementar a cultura organizacional leva algum tempo de esforço e dedicação, portanto, não pense que os resultados chegam da noite para o dia.

Mas, isso não significa que você não pode começar com pequenas ações que geram resultados imediatos.

Antes de mais nada, ressalto que essas ações que vou listar, não são a cultura em si, são apenas ações paliativas que podem contribuir com o clima no ambiente de trabalho, no início e que devem ser mantidas durante todo o processo, até que se tornem parte orgânica da cultura.

  1. Incentive a cultura do ‘bom dia’. Dar bom dia, cumprimentar, até mesmo dar um abraço, pode fazer o dia de alguém melhor e consequentemente melhorar o ambiente;
  2. Crie um painel ou mural de mensagens. Compartilhar reflexões, elogiar ou até mesmo deixar aquela mensagem de incentivo para alguém que está passando por um desafio ou dificuldade.
  3. Presenteie. Trazer um docinho ou um bombom para a equipe, ou deixar na mesa de um colega de trabalho;
  4. Se interesse. Mostrar interesse por um colega, perguntar sobre a vida dele e se preocupar com sua realidade ou com algum integrante da família;
  5. Incentive. Comentar que está se desafiando a praticar uma atividade física, ou que está melhorando a alimentação, meditando ou lendo um novo livro, influencia pessoas que possam ver sentido nisso e também adotar as mesmas práticas;
  6. Oferecer ajuda. Oferece ajuda para ensinar algum conhecimento específico, organizar cursos e palestras gratuitas, ou até enviar um link de um curso que pode ajudar um membro da equipe a se desenvolver.
  7. Comemore. Incentive a comemoração em momentos pontuais. Pode ser o alcance de metas ou resultados, o dia do aniversário, um marco importante etc.

Essa é uma pequena lista de ações que não custam nada ou muito pouco e que podem fazer a diferença no dia a dia do ambiente organizacional.

A cultura nasce durante a rotina da empresa, dessa forma, é preciso um bom planejamento diário até a cultura começar a fazer parte do dia dia, naturalmente.

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