A última década se tornou um período de muitas transformações e avanços tecnológicos, que proporcionaram o uso de Inteligência Artificial (IA) no Marketing Digital.
O relatório do Gartner esclarece que até o final de 2022, mais de 30% dos conteúdos digitais foram criados com o auxílio de Inteligências Artificiais.
Desse modo, percebemos que as empresas de marketing estão usando cada vez mais as ferramentas de IA para obter resultados precisos e rápidos.
O que é Inteligência Artificial (IA)?
A Inteligência Artificial tem seu surgimento a partir de pesquisas feitas pelas ciências da computação.
Essa área no conhecimento buscou a criação de um mecanismo que pudesse simular a habilidade mental dos humanos e tomar decisões autônomas.
Por meio de padrões e sequências de códigos dos bancos de dados, a IA vêm se tornando uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital.
A capacidade das IAs de identificarem os padrões nos vastos bancos de dados é chamado de Machine Learning ou, em sua tradução, aprendizado de máquina.
Nesse sentido, a Inteligência Artificial faz previsões com alta precisão, reconhece padrões e tomam decisões a partir dos algorítimos coletados.
Esse método de análise de dados automatiza a construção de análises e agiliza o processo de obtenção de dados precisos.
Como usar a Inteligência Artificial no Marketing?
A Inteligência Artificial no marketing pode ser usada para a mensuração precisa da qualificação de leads. Essa estratégia melhora a estimativa de novas vendas, economizando tempo ao priorizar leads mais qualificados.
Outro uso interessante da IA é para a criação de campanha de anúncios mais personalizados e específicos para o seu público-alvo. Em outras palavras, a IA interpreta quais combinações fazem mais sentido para determinado perfil.
Os chatbots também utilizam o Machine Learning para prestar apoio aos visitantes de determinados sites. Eles utilizam o processamento de linguagem natural e os dados de atendimento para responder perguntas.
Além disso, as grandes empresas e plataformas digitais, como o Spotify e a Netflix, utilizam a Inteligência Artificial no marketing para produzir sistemas de recomendação.
O Spotify utiliza IA com o intuito de entender melhor o que cada usuário escuta, para recomendar músicas que se encaixem no gosto pessoal de cada pessoa.
A Netflix também utiliza essa estratégia para criar listas de recomendações únicas para cada assinante. No entanto, a plataforma de streaming vai mais além!
Quanto maior foi a diversidade de sugestões na tela, maior o tempo que os assinantes ficarão navegando pela plataforma. Isso gera valores maiores para a empresa e atrai ainda mais assinantes.
Do mesmo modo, as empresas podem utilizar as mídias digitais e a IA para criar conteúdos personalizados que engajam, assim como, para evitar o desligamento de seus clientes.
Dicas práticas: usando Inteligência Artificial no marketing digital
Nos últimos anos observamos que o rápido desenvolvimento tecnológico promove grandes mudanças no mundo do marketing digital. Sendo assim, fornecer conteúdo de qualidade se torna essencial para o sucesso.
O seu negócio também é atingido por essas transformações e, você pode usar as IAs para auxiliar na criação e seleção de conteúdo para seus sites, blogs e mídias sociais.
Considerando isso, selecionamos algumas ferramentas de Inteligência Artificial que podem ser úteis para as produções de conteúdo do seu negócio.
Planejamento de conteúdo
As ferramentas IAs de planejamento de conteúdo possibilita a identificação do público-alvo, a definição de um conteúdo mais adequado para a sua empresa e o planejamento de produção de conteúdo de qualidade.
StoryChief
A primeira ferramenta IA de criação de conteúdo é a StoryChief. Essa plataforma de marketing permite o desenvolvimento de conteúdo otimizado e personalizado para mecanismos de pesquisa e plataformas de mídias sociais.
ContentCal
O ContentCal usa Inteligência Artificial e tecnologia de aprendizado de máquina para saber quais assuntos serão mais populares, como as famosas trends. Além disso, a ferramenta aprende sobre o que os usuários mais gostam, auxiliando na produção de conteúdos conectados com a identidade da sua empresa.
Investir em IA é uma tendência para o futuro
Segundo o Canal Tech o investimento e a utilização de IA para otimizar trabalhos repetitivos é uma tendência para os próximos anos.
Considerando que a Inteligência Artificial oferece maiores precisões e rapidez, elas estão cada vez mais adentrando as estratégias de marketing e há um aumento positivo no desenvolvimento do mercado.
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