Colocar uma estratégia para rodar no universo digital pode se tornar um grande pesadelo se você não souber lidar com os 5 maiores desafios do Marketing Digital.
Quando falamos de digital, os caminhos para se alcançar os objetivos são diversos. Isso se você considerar cada canal individual ou até mesmo trabalhar a conexão entre canais. De qualquer forma, a quantidade de possibilidades aumentam a medida que você vai acrescentando novos canais na sua estratégia.
O primeiro grande desafio é a definição de público.
Bato muito nessa tecla de saber para quem vender. O nível de segmentação que você tem nos canais digitais é muito grande, tanto por momento de consumo quanto perfil e estilo de vida.
E aqui vai à dica, o fato de você não saber exatamente o perfil do cliente que você atingirá não te impede de iniciar, desde que você tenha uma estratégia de refinamento a partir do acompanhamento dessas campanhas. Refinar é monitorar dados para avaliar se sua comunicação está fazendo sentido, se sua chamada para ação está atrativa, se os posicionamentos que estão sendo aplicados estão te gerando conversão.
O segundo grande desafio para rodar uma estratégia é a definição de canais.
Qual canal eu utilizo para começar?
Normalmente a dificuldade acontece na escolha de canais quando o empreendedor se considera a persona do seu próprio produto ou serviço (o que nem sempre é verdade). Por exemplo: o fato do empreendedor não usar o Instagram e por conta disso já desconsidera o canal como parte da estratégia.
Sua persona e seu perfil de produto ou serviço te ajudarão muito na escolha de canais, te darão um norte para entender qual canal se encaixa melhor na estratégia.
A persona te auxilia com relação ao nível de consciência a respeito do seu produto ou serviço, o nível de qualificação desse prospect. Por exemplo: produtos com dores mais claras, em que seu cliente sabe o que está buscando e que sabe o que precisa resolver, a tendência é que ele seja mais ativo na busca por soluções.
Nesse caso o Google sai muito na frente. É uma ferramenta que casa com essa persona mais ativa que está procurando alguém para solucionar essa dor.
Já produtos ou serviços que precisam trabalhar conscientização, em que a dor não está clara, a persona nem sabe que tem esse problema ou nem sequer sabe que tem solução para ele, exigem uma estratégia de condução maior, de nutrição. Isso significa que esse cliente potencial precisa ser melhor desenvolvido e conduzido. Aqui o Facebook tem melhores ferramentas, já que o algoritmo trabalha muito a segmentação por estilo de vida.
Não existem somente esses dois canais, é possível também utilizar o YouTube, Tiktok, Twitter, Pinterest, entre outros para trabalhar também momento de compra ou conscientização de dor.
Qual deve ser meu orçamento?
Não ajustar o orçamento é algo que pode prejudicar completamente sua estratégia digital. Seja da construção da equipe, da mídia paga ou outras categorias de investimentos. Costumo falar que o orçamento é o combustível que vai fazer esse motor funcionar, dimensionar mal esse combustível pode fazer com que você pare no meio da viagem, em certos momentos antes mesmo de ter conseguido alcançar algum resultado que justifique se investimento.
Divida seu orçamento em vertentes: equipe (interna, terceirizada), mídia (canais). Se a sua equipe é você, considere o valor que você pagaria para alguém executar esse trabalho. Isso é muito importante, porque conforme a estratégia vai ganhando corpo, você não vai conseguir dar conta sozinho.
Outro ponto é a questão de terceirizar. Sou totalmente a favor de equipes híbridas (parte interna, parte externa). Profissionais de fora trazem insights e aprendizados que pode acelerar o desenvolvimento da sua equipe interna. Além do fato da sua equipe interna conseguir trazer as dores do negócio, o que ajuda a acelerar o processo para alcance de resultados.
Já com relação à mídia paga entenda que é uma forma de encurtar o caminho, quando você compra mídia paga você está comprando atenção. É uma maneira mais rápida de você ir ajustando a sua estratégia. Agora, você não pode apenas investir por esse caminho sem construir outros ativos de suporte dessa estratégia. Os ativos de suporte são: posicionamento de marca, listas de contato, SEO, audiência.
O quarto desafio é como medir. Quais métricas utilizo?
As métricas são uma maneira de ter feedbacks contínuos sobre o caminho que você está traçando. O problema no digital não é medir, é saber o que medir.
Eu resumo todas as métricas do digital em apenas duas CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e LTV (Lifetime Value). Essas métricas fazem sentido por não ficarem apenas no universo digital. Elas refletem a estratégias de negócios utilizando os canais digitais.
Com o CAC você consegue avaliar se o perfil de produto para o canal digital faz sentido através do tíquete médio menos o custo de aquisição.
Já o LTV considera o lucro que o cliente deixa para o seu negócio após a redução do CAC. É uma métrica que te ajuda avaliar a lucratividade de acordo com o canal de aquisição que você trabalha.
O quinto e maior desafio são as metas
E aí vem a grande questão: como defino metas para um canal que eu nem sequer conheço o potencial? O que seria uma meta alta demais? E se eu definir uma meta que esteja subestimando o potencial do digital para o meu negócio.
Quer começar? Faça o seguinte cálculo: quantos negócios eu deveria conseguir fechar para que meu negócio tenha 100% das vendas vindas do digital?
Tendo essa referência como base fica muito mais fácil entender qual o impacto que você espera do canal digital, o que tornaria seu canal digital primordial para o seu negócio.
A partir disso fracione esses 100% em etapas. Considere um impacto inicial de 10%, por exemplo, e vá avaliando o CAC e o LTV dos produtos que você estiver vendendo. Dessa maneira você começa a ter insights dos investimentos necessários e os resultados que você vai conseguir angariar.
E aí pessoal? Gostou do conteúdo?
O universo digital é repleto de oportunidades para o seu negócio, mas fazer uma estratégia funcionar pode ser um desafio se você não considerar esses pontos que te trouxe aqui.
Espero que esse conteúdo te ajude a tomar melhores decisões durante a construção desse novo canal de negócios para sua empresa.
Fica ligado que nos próximos artigos tem mais!