Posicionamento de marca: aprenda a se consolidar no mercado

Este post será como o seu guia na busca do desenvolvimento de um posicionamento de marca consistente, leia-o com atenção!

Sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo. E, por isso, posicionar a sua marca constantemente e com criatividade é um jeito de se destacar em meio a seus concorrentes.

Em um primeiro momento, a construção do posicionamento de marca pode parecer muito complexo, afinal, deve ser feito em um processo contínuo. No entanto, estudar e anotar dicas podem auxiliar na superação do grande desafio que é posicionar o seu negócio.

Continue a leitura desse guia e não se esqueça de fazer anotações.

Explicaremos o que é o posicionamento de marca, você verá quais passos deve seguir e alguns exemplos de empresas que posicionam a sua marca diariamente.

 

O que é posicionamento de marca?

De um modo simplificado, o posicionamento de marca é como você quer ser lembrado e reconhecido pelo público. Nesse sentido, constroem-se estratégias de marketing e ações de comunicação para colocar a sua empresa em um local de destaque. 

Para Philip Kotler, o posicionamento de marca é o ato de esboçar a sua marca com o intuito de ocupar uma posição de destaque na escolha de seus consumidores. 

O foco está em qual percepção você quer que o cliente tenha sobre a sua marca, então se questione: Qual lugar da mente dos consumidores a minha empresa se encontra? O que preciso fazer para chegar no posicionamento que desejo?

Além disso, posicionar a sua marca significa perceber como a sua marca se diferencia dos seus concorrentes.

Podemos pensar que o posicionamento de marca está sempre mirando o futuro da sua empresa.

É relevante considerarmos que o posicionamento de marca se difere de outro termo semelhante, o reconhecimento de marca. Este último consiste no nível de familiaridade que a Identidade Visual do seu negócio já gera nos seus clientes.

Dessa forma, posicionar a sua marca significa pensar em como você quer que ela seja vista – não como os seus clientes já a enxergam – e em como você quer que ela seja reconhecida – não como ela já é reconhecida.

É claro que ambos, posicionamento e reconhecimento, são essenciais para que o seu negócio se consolide no mercado.

 

Quais são os principais tipos de posicionamento de marca?

Podemos elencar 5 tipos de posicionamento de marca, sendo eles: o preço, o diferencial, a monopolização, o benefício e o estilo de vida.

1.     Preço

Quando uma empresa se posiciona a partir do preço dos seus produtos e/ou serviços, o foco é se tornar conhecida pelo valor pago pelo consumidor.

Cabe à empresa elaborar uma boa estratégia de branding para associar a simbologia da marca com o valor pago pelo consumidor. Gera-se, assim, um valor simbólico de se ter o produto de uma marca.

2.     Diferencial

Este tipo de posicionamento de marca acontece quando a empresa se destaca e se diferencia dos seus concorrentes.

Para isso, é necessário que a marca entenda o que a torna um negócio singular, elencando os seus diferenciais – sejam eles propostas de vendas ou questões mais emocionais – perante as demais empresas do mercado.

3.     Monopolização

O posicionamento de marca por monopolização é visto quando uma marca domina todo o seu ramo de mercado, ou seja, monopolizar é se tornar a única marca que oferece determinado produto e/ou serviço.

Considerando isso, a empresa se coloca em uma posição dominante e pode estabelecer os termos do mercado.

4.     Benefício

O foco de se posicionar a partir do benefício é compreender quais são as dores que o seu produto e/ou serviço resolve. Desse modo, a marca passa a vender soluções.

Ao definir claramente quais são os benefícios exclusivos da sua marca, a empresa passa a convencer os clientes a escolhê-la como primeira e única opção.

5.     Estilo de vida

Diversas empresas posicionam a sua marca através da venda de um estilo de vida. Aqui, o foco está na experiência, na conexão e no valor emocional que o produto proporciona aos seus consumidores.

Dessa forma, o público passa a considerar os produtos essenciais para a manutenção de um determinado estilo de vida.

 

Benefícios do posicionamento de marca

Os autores do livro Princípios do Marketing, Philip Kotler e Gary Armstrong, defendem que um bom posicionamento de marca é uma estratégia muito importante para garantir a conexão dos desejos dos clientes com as soluções da sua empresa.

Assim, estabelecer boas estratégias de posicionamento de marca pode trazer benefícios, como:

  •         Autoridade e liderança no mercado;
  •         Aumento de vendas e lucro contínuo;
  •         Reconhecimento e visibilidade da marca;
  •         Captação de novos clientes;
  •         Credibilidade de marca.

O posicionamento de marca está diretamente ligado ao modo como você quer que a sua marca seja lembrada pelos consumidores.

Considerando isso, assumir boas estratégias de posicionamento traz o seu negócio para o imaginário dos seus clientes e pode criar memórias afetivas, possibilitando que o seu negócio se diferencie dos seus concorrentes de mercado.

De acordo com pesquisa da Forbes, além de gravar a sua marca na mente dos clientes, o posicionamento de marca proporciona o aumento das vendas em 23%.

 

Conheça as empresas referência no posicionamento de marca

Separamos 5 exemplos práticos, para que você possa entender um pouco mais sobre o que as grandes empresas fazem para posicionar a sua marca.

Confira logo abaixo:

Amazon

Posicionamento de marca amazon

Como a maior e mais valiosa empresa de e-commerce do mundo, seu principal diferencial é o relacionamento central com o cliente.

A Amazon visa oferecer um serviço de excelência, com preços baixos e agilidade de entrega – de fato, é incrível comprar um produto on-line e recebê-lo no próximo dia.

Sua missão focou na dor dos consumidores de ter que sair de casa para comprar, fazendo com que os clientes não precisem se deslocar e ainda não ter que esperar, por um período longo, o seu produto chegar.

Através de seu posicionamento centrado no cliente, a Amazon representa qualidade e confiabilidade em todos os cantos do mundo.

Você pode saber mais sobre as estratégias de marketing da Amazon em nosso canal do YouTube.

 

Apple

Posicionamento de marca apple

Na última pesquisa da Forbes, a Apple ocupa o segundo lugar do ranking de marcas mais valiosas do mundo – ficando atrás somente da Amazon.

A empresa é um dos maiores exemplos de como vender não apenas produtos, mas valores, propósitos e sonhos.

O posicionamento da Apple vai além do design, da alta tecnologia e qualidade. Ela busca, primeiramente, pensar diferente e inovar com produtos e tecnologias para fazer com que todos os seus lançamentos sejam um sucesso. 

A partir do seu posicionamento que visa os valores de elegância, luxo e exclusividade, os produtos da Apple representam status e poder. Assim, concentra-se no valor simbólico que os seus produtos oferecem e na conexão com seus consumidores.

 

Coca-Cola

Posicionamento de marca coca

Um dos maiores sucessos em posicionamento de marca, a Coca-Cola posiciona o seu produto enquanto uma experiência, se apoiando em valores como amizade, alegria e união. O seu objetivo é estimular o compartilhamento de momentos e experiências.

Mesmo após 137 anos de mercado, a empresa se mantém consistente, evocando, em suas campanhas de marketing, a simplicidade e os bons momentos da vida e do dia a dia.

Temos um vídeo focado somente na Coca-Cola, onde contamos mais sobre suas estratégias de marketing.

 

Havaianas

Posicionamento de marca havaianas

Considerada a marca de calçados mais famosa do Brasil, a Havaianas é um exemplo de superação!

Após uma crise, a empresa brasileira mudou o seu posicionamento de marca e começou a associar, não somente a necessidade, mas também o sentimento de desejo às Havaianas.

A marca alterou os seus produtos, mudou a mensagem e agregou valor, investindo em campanhas publicitárias criativas e bem-humoradas estreladas por artistas e celebridades. Além disso, os seus anúncios associam o uso dos seus calçados com os momentos de lazer e convivência com os amigos.

Atualmente, a Havaianas é lembrada por possuir chinelos e sandálias confortáveis, coloridas e estampadas, que representam o estilo de vida dos brasileiros.

Você pode saber mais sobre a mudança de posicionamento das Havainas em nosso canal do YouTube.

 

Melissa

Posicionamento de marca melissa

Quando pensamos em calçados com um cheiro característico de chiclete, já vem à nossa mente os produtos da Melissa. Essa lembrança de marca acontece devido ao posicionamento que a empresa adota desde os anos 1979.

A Melissa é uma marca bem dinâmica e está sempre lançando modelos novos de calçados, mas sem deixar a sua identidade para trás.

Com grande criatividade a marca sempre inova nos conceitos artísticos das suas sandálias, bolsas, chaveiros, incensos e até perfume com cheirinho de melissa.

Ao se inspirar na cultura pop para desenvolver os seus produtos, a Melissa vem lançando um estilo de vida criativo, alternativo e com grande diversidade.

 

Como realizar um bom posicionamento de marca?

Após compreender o que é o posicionamento de marca, conhecer seus benefícios e ver algumas cases de sucesso, o próximo passo é entender como estruturar um bom posicionamento e se destacar no mercado.

De um modo simplificado, você precisa responder essas três perguntas: Quem é o público-alvo do meu negócio? Quais as dores que o meu produto e/ou serviço resolve? O que diferencia o meu negócio dos meus concorrentes de mercado?

Quer saber como estruturar as respostas dessas questões para posicionar a sua marca? É só continuar a leitura.

Conheça a sua empresa e seus diferenciais

Em um primeiro momento, você precisa olhar para dentro. Isto é, reconhecer quais valores a sua empresa transmite e quais são os seus diferenciais, bem como criar conexões internas com os seus colaboradores, fornecedores e parceiros.

Para isso, você precisa definir quais problemas o seu produto e/ou serviço resolve e qual desejo do seu público que a sua empresa atende.

Cumpra com suas palavras! Não se trata prometer diferenciais que você não tem, mas de elencar os valores que diferenciam de fato a sua empresa.

É interessante também que a sua empresa tenha um tom de voz característico, de modo a construir a essência do seu negócio.

Seja singular e autêntico! Esses aspectos aumentam o potencial de reconhecimento do seu público e agrega valor – não só monetário, e sim afetivo – à sua marca.

Seja criativo

O uso da criatividade para elaborar materiais é um ponto importante na hora de se diferenciar dos seus concorrentes de mercado. Você pode usar a sua imaginação para desenvolver conteúdos audiovisuais e de leitura.

Ainda, lembre-se de explorar os diversos canais de divulgação, sejam eles digitais ou tradicionais. O fundamental é que você produza conteúdos singulares, autênticos e que tenha a essência da sua marca.

Mostre a identidade da sua marca

Quando você já conhece a sua empresa e os seus diferenciais, fica mais fácil produzir conteúdo criativos que demonstrem a identidade da sua marca.

Você pode demonstrar seus valores, conceitos e personalidade por meio da criação de logos, materiais para as redes sociais, tom de voz e pelo modo no qual você se posiciona no mercado.

Explorar suas características únicas e marcantes proporciona uma melhor comunicação com o mercado e com seus consumidores. Além disso, é necessário que a identidade e a personalidade do seu negócio se aproximem e se conectem com os desejos do seu público-alvo.

Trata-se de expressar a essência da sua marca, de traduzir os seus valores para o meio visual e verbal.

Faça pesquisas de mercado e de público-alvo

É essencial que você entenda o que seus concorrentes estão fazendo. Porém, tome cuidado para não os copiar e lembre-se de ser autêntico.

Pesquisar os seus concorrentes pode te ajudar a entender o que é e o que não é bom para o seu nicho, assim como auxiliar na identificação de ações que te diferenciam.

Nessa pesquisa você identifica a faixa de preços do seu nicho de mercado, o que os clientes dizem sobre seus concorrentes e como a sua marca está posicionada, entendendo o que você precisa melhorar para se sobressair.

Também é importante que você conheça os seus consumidores. Para isso, é necessário fazer uma pesquisa de público-alvo.

Você pode optar por meios mais tradicionais como entrevistas e pesquisas por formulários ou pode inovar com conteúdos criativos e interativos, tais como Quizzes animados e interações nas redes sociais. É interessante também criar personas com as características dos públicos que você quer atingir.

Jobs To Be Done

Uma estratégia que auxilia na compreensão do comportamento dos seus consumidores e que pode te ajudar a posicionar sua marca é o Jobs To Be Done

Essa metodologia funciona como uma lente, na qual você observa seus concorrentes e os consumidores a partir das necessidades do seu público-alvo. Ou seja, você observa quais problemas o seu público quer resolver e oferece soluções por meio dos seus serviços ou produtos.

Partindo desta perspectiva, os clientes não compram apenas um produto, mas algo que solucione as suas dores. Assim, o ato de comprar parte sempre de uma dimensão funcional, social ou emocional. 

Explore esses aspectos na hora de posicionar a sua marca!

Considerando isso, quanto mais claro o seu público-alvo estiver, maiores serão as chances de você elaborar ótimas estratégias de posicionamento de marca, já que 64% dos consumidores buscam se relacionar com marcas que compartilham com os seus valores.

Portanto, entenda seu público, seus desejos, dores, ansiedades, o que eles esperam de você e o que você soluciona.

Crie conexões

Quando você entende o perfil dos seus clientes fica mais fácil de criar conexões com seus valores e percepções. Ao demonstrar que você conhece o que motiva os seus consumidores, você estabelece relações sólidas, sem cair na robotização.

O processo de relacionamento com o seu cliente aumenta a visibilidade do seu negócio e garante o seu posicionamento de marca. Humanizar a marca gera empatia e conecta o público com o seu produto/serviço.

Contar histórias por meio do Storytelling é uma ótima estratégia para evocar sentimentos e criar conexões. Além disso, ter uma equipe comercial que faça um atendimento personalizado pode humanizar as vendas da sua marca. Sendo assim, é preciso vender valores, sentimentos, ideais e propósitos.

 

Consolide-se no mercado

Entendemos que o posicionamento de marca é muito importante para tornar o seu negócio em um grande sucesso do mercado.

Mas, para que isso aconteça, você precisa colocar em prática as dicas que trouxemos neste artigo. Só assim, a sua empresa também alcançará o sucesso.

Como seu guia, nós da UNID Comunicação oferecemos assessoria para posicionar a sua marca e alavancar as suas vendas. Fale com a nossa equipe comercial pelo WhatsApp!

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