Sabemos que a tecnologia ganha cada vez mais espaço no mundo moderno, influenciando o comportamento das pessoas – as quais se tornam cada vez mais imediatistas – e, de quebra, das empresas – que precisam atender ao imediatismo de seus consumidores. Dessa forma, precisamos pensar como utilizar a tecnologia a nosso favor, para que gere resultados. (Falando em resultados, temos um artigo sobre como começar a atingir resultados muito interessante!)
O chatbot – junção das palavras inglesas chat e robot – se destaca como uma dessas possibilidades. Trata-se, em termos gerais, de um software que simula interações humanas. Ele pode ser programado para cumprimentar visitantes em seu site ou em sua página, para responder perguntas e, inclusive, para captar novos leads para seu negócio! Os chatbots mais desenvolvidos podem, ainda, se adaptar e interagir de forma tão eficiente com os clientes que se assemelham a humanos.
Essa ferramenta tem se tornado cada vez mais utilizada por empresas. Eles resolvem problemas simples, respondem clientes em tempo real e interagem de forma direta com os consumidores. Além disso, podem ser personalizados, de forma a se encaixar na realidade de diferentes negócios.
Os chatbots – ou simplesmente bots –apresentam uma série de benefícios para sua empresa, como:
Redução de gastos: os bots podem ser programados para realizar funções de atendimento – como contato com cliente, resolução de dúvidas e realização de vendas. Isso diminui a necessidade de funcionários para atendimento online e o fluxo de ligações em serviços de call centers.
Linguagem e interface personalizados: além de conseguir customizar as mensagens enviadas pelos chatbots, a interface de troca de mensagens dos softwares é familiar aos consumidores, causando aproximação e deixando o cliente confortável em realizar a comunicação.
Aproximação com o cliente: hoje em dia, os bots conseguem manter um nível de comunicação muito próximo do humano. Dessa forma, é possível estabelecer uma conexão com o cliente, o satisfazendo e cativando.
Período de funcionamento: por serem softwares automáticos, os chatbots estão disponíveis para funcionar 24 horas, sete dias por semana!
Personalização: como dito, os chatbots são customizáveis e podem se encaixar na realidade de diferentes negócios. Em outras palavras, há a possibilidade de adaptar a linguagem do bot para a realidade de determinado público-alvo.
Existem diversos softwares de bots! Listaremos, aqui, alguns exemplos:
- Chatfuel – o qual recomendamos grandemente;
- Drift;
- Facebook Messenger;
- Manychat;
- Globalbot.
As opções são inúmeras e essas são só algumas delas. Interessante como o chatbot pode auxiliar muito nos negócios, né? Caso você queira implementar em sua empresa, entra em contato com a gente aqui!
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