Quem nunca ouviu que vermelho simboliza paixão, verde esperança e branco paz? Acredito que esses simbolismos são muito comuns para todos, afinal até temos uma tradição no ano novo em que utilizamos cores para representar o que desejamos para um novo ano.
Bom, essas ligações com cores e sentimentos não vieram de uma simples tradição, na verdade, existe uma área do conhecimento, denominada Psicologia das Cores que busca estudar a reação dos humanos em relação às cores, definindo quais efeitos, emoções, desejos, sentimentos, determinadas cores geram nos seres humanos.
E qual a ligação da Psicologia das Cores com o marketing?
Bom, ao falar de estratégias de marketing temos por objetivo levar o leitor a tomar uma ação, muitas vezes essa ação acontece com base em uma emoção, um desejo, uma preocupação ou a vontade de sanar uma dor, ou seja, se no marketing precisamos causar uma sensação no leitor ou espectador para atingir nosso objetivo e as cores têm o potencial de impulsionar esse sentimento, faz sentido unirmos ambos os conhecimentos.
Por que é importante entender a Psicologia das Cores?
No design e no marketing a psicologia das cores pode ser utilizada para tornar um material mais atrativo e aumentar seu impacto, não somente por conta de quais cores usar, mas pelo modo de usar e os efeitos que combinações de podem causar.
Por exemplo, o contraste é muito utilizado por profissionais do marketing por conta do impacto visual que ele causa. Por isso é muito usado em botões, chamadas para ação ou momentos em que mais atenção é exigida do leitor.
Claro que alguns pontos precisam ser considerados, não basta apenas pegar uma lista de cores e seu significado e começar a usá-las indiscriminadamente, é preciso ter uma noção prévia sobre o tema, o perfil do público-alvo, a especificidade do material e meio de compartilhamento, entre outros.
Como aplicar isso no seu negócio?
Existem diversas formas de usar as cores em seus materiais e vamos dar algumas dicas sobre isso a seguir:
1. Utilize cores complementares para destacar uma composição monocromática.
Cores análogas são cores que contrastam entre si, como roxo e amarelo ou azul e laranja.
Utilizar uma cor contrastante em um material que possui somente uma variação de tons pode ser interessante para dar destaque a um dado, uma chamada para ação ou até mesmo um botão para compra ou cadastro. Isso porque a visão do leitor será atraída para aquele ponto em específico.
2. Utilizar preto e branco em composições monocromáticas.
Caso tenha mais medo de arriscar, uma boa opção é usar o preto ou branco para dar destaques em artes que possuem somente uma cor.
Isso deixa o visual coeso mas interessante e você também pode brincar com ícones e fontes maiores e menores para atrair o olhar.
3. Usar cores para agrupar elementos
Caso vá fazer um material mais informativo, pode usar a mesma cor para falar sobre um mesmo assunto, assim você separa informações sem precisar usar caixas ou grandes títulos.
Essas dicas podem ser facilmente seguidas, mas tenha em mente um ponto.
Você já olhou uma combinação de cores e pensou instantaneamente em uma imagem, símbolo ou logomarca?
Se olharmos pras cores verde e amarelo, por exemplo, logo remetemos ao Brasil. Já se pensarmos no vermelho e amarelo muitas pessoas podem pensar diretamente no McDonald ‘s.
Por isso a psicologia das cores também é extremamente importante para o seu branding e o reconhecimento e associação da sua marca. Portanto, por mais que seja divertido usar diversas cores, tente, antes de tudo, estruturar uma paleta, levando em consideração as cores da sua logo!
Você pode até mesmo pesquisar significados de cores que condizem com os valores da sua marca, e tente manter esse padrão.
Gostou desse assunto? Tenho certeza que expandir seu conhecimento sobre o funcionamento das cores te ajudará a criar materiais mais envolventes e que causam mais impacto no seu público!
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