O que você sabe sobre segmentação de público?

Muitas vezes, pensamos que estratégias de marketing tem como objetivo atingir o maior público possível, certo? 

Bom, isso era o que se pensava antigamente, de que quanto mais pessoas vissem seu produto, maiores seriam as chances de vendê-lo. 

E é claro, atingir uma grande quantidade de visualizações é positivo de certa maneira, pois faz a sua marca ser mais conhecida. 

Mas pense comigo, você é dono de uma marca de cerveja e seus principais consumidores são homens na casa dos 40 anos que adoram um churrasco, faz sentido gastar recursos, criar campanhas e acabar atingindo milhões de pessoas, mas destas pessoas 80% serem jovens menores de idade ou pessoas que não bebem? 

Por mais que essas pessoas criem uma consciência da sua marca e talvez gostem de suas propagandas, elas efetivamente comprarão o seu produto? 

A resposta é não, por isso que, com o passar dos anos, o marketing começou a perceber que ele não deve apenas focar em atingir várias pessoas e sim atingir as pessoas certas, por isso a importância de segmentar seu público.

Mas, primeiramente, o que é exatamente segmentação de público? 

Segmentar o seu público significa escolher qual é o público perfeito para adquirir a sua solução.

E mais que isso, é compreender exatamente quem são, o que procuram, como pensam, quais são seus medos e etc e preparar a sua marca para conversar diretamente com essas pessoas, de forma que elas se sintam ouvidas e acolhidas. Seu público precisa sentir que seu produto foi feito exatamente para ele.

Claro que muitas vezes uma única solução pode funcionar para pessoas diferentes. Por exemplo, uma empresa de energia solar pode trabalhar com instalação residencial e, ao mesmo tempo, industrial. Portanto, parte do seu público quer mais economia e conforto para aproveitar o próprio lar, enquanto a outra parcela quer uma maneira de economizar e investir em seu negócio.

Como assimilar tudo isso?

Construa as personas do seu negócio.

É impossível falar de segmentação sem falar de personas.

A persona é uma pessoa fictícia, baseada exatamente no seu público alvo. 

Ela serve para demarcar quem é seu público ideal, como pensa, fala, quais seus desejos e necessidades, quais suas preocupações, e o mais importante, o que o faz precisar da sua solução.

Essas informações são adquiridas observando seus próprios clientes e também fazendo uma pesquisa pelas redes.

E sim, é possível ter mais de uma persona para seu negócio, mas defina exatamente as características de cada uma e como você pode trabalhar considerando suas especificidades.

E por que segmentar o seu público é tão importante?

Bom, além de conseguir atingir mais pessoas que realmente tem interesse em adquirir seu serviço ou produto, a segmentação de público também ajuda a aprimorar constantemente o seu negócio, mantendo-o sempre em expansão.

Por exemplo, tendo um público definido você consegue traçar estratégias mais eficientes e se conectar melhor com seus clientes em qualquer etapa do processo de aquisição. 

Além disso, isso também permite que você possa pensar no crescimento do seu negócio de forma mais clara, por exemplo, se você trabalha com uma marca de roupas, conhecendo o seu público seus lançamentos se tornam mais certeiros, menos arriscados e com maior potencial de sucesso!

Quer conhecer outras maneiras de aprimorar suas estratégias e alavancar o seu negócio? Continue acompanhando nosso blog, toda semana temos uma nova postagem e confira também nas redes sociais!

Vamos impulsionar seu sucesso juntos!

Transforme sua presença online com a Unidcom, atraia clientes e alcance resultados tangíveis.

Estratégias Personalizadas

Desenvolvemos planos adaptados às necessidades exclusivas do seu negócio.

Equipe Certificada e Dedicada

Conte com especialistas apaixonados e certificados em cada fase do projeto.

Resultados Mensuráveis

Implementamos métricas precisas para garantir o sucesso e a mensuração contínua.


Agende um
horário conosco!