Como construir boas Estratégias de Marketing?

Obter boas práticas e bons resultados no marketing depende de estratégias definidas e que façam sentido para seu negócio. 

Você sabe qual é a melhor estratégia de marketing para alcançar seus objetivos?

Saber a resposta para essa pergunta pode significar saldo positivo ao seu negócio, divulgação da sua marca, reforço de autoridade e atração de clientes.

Não ter clareza na hora de investir no marketing é o que mais acontece. Querendo acertar se investe em tudo, sem estratégias precisas e planejamento. Isso é o comum das empresas

Acredito que gastar mal o dinheiro não é seu objetivo.

Investir de forma consciente é identificar as melhores oportunidades de ROI e apontar seus esforços de marketing para elas. Se não fizer isso, seu concorrente fará!

Nesse artigo vamos traçar o caminho que pode tornar sua estratégia de marketing mais certeira.

O que é Estratégia de Marketing?

É um conjunto de práticas para atingir metas de divulgação, vendas ou construção positiva da imagem da marca. Às vezes esses objetivos estão interligados. Representa o esforço para dar visibilidade ao negócio, atrair leads e ser reconhecido como autoridade no nicho que atua.

Com a popularidades dos smartphones, a divulgação nas mídias digitais é uma obrigação,  marcar presença pode fazer a diferença entre ser escolhido pelo público ou sequer ser notado por ele.

Mas é preciso prestar atenção: nem toda ação de marketing contém uma estratégia de fato!

Seja qual for ação, ela precisa estar aliada a um planejamento e um projeto. O planejamento para definir o que melhor funciona para seu negócio e o projeto para colocar esses interesses na agenda da empresa, para monitorar e avaliar os resultados.

Seguir a maré, sem considerar as especificidades do seu público e os objetivos esperados, pode ser o caminho para um mau investimento. Não é porque a maioria das empresas fazem  marketing de conteúdo que essa estratégia vai funcionar para você. Faça escolhas baseada nos seus dados, isso envolve:

Definir objetivos acessíveis

Há uma imensa gama de objetivos e caminhos para alcançá-los, mas definir o que quer com clareza e compartilhar com todos é o primeiro passo para uma boa estratégia.

Isso nos leva para o próximo ponto;

Comunicação constante

Se engana quem pensa que trabalhar com marketing depende só de inspiração e criatividade. 

Há processos e estruturas que norteiam o processo, por isso uma boa comunicação garante que todos os envolvidos façam seu melhor de acordo com o objetivo.

Seguir boas práticas

Quando falamos de marketing as mudanças são rápidas, ainda mais quando se trata de marketing digital. Por isso é fundamental se manter atualizado, desde SEO a e-mail marketing.

Leia blog especializados – como está fazendo agora -, invista em treinamentos e teste as estratégias de acordo com suas observações e público.

Isso vai te ajudar a se manter relevante, mesmo com mudanças radicais.

Análise resultados

E como saber se tudo está funcionando? Acompanhando e analisando os resultados do que tem sido feito.

Verifique as métricas de KPIs, elas fornecem dados relevantes sobre pontos específicos do planejamento. Depois é só comparar com os objetivos definidos e ver se está no caminho certo ou não.

Qual a Importância em definir uma Estratégia de Marketing?

Firmar presença e tornar a marca mais forte

Ter essas duas características faz a diferença entre ser escolhido pelo público ou não. Tornar a marca forte é manter ela viva na mente das pessoas, assim quando elas precisarem de algo lembrará de você.

Além disso, uma boa estratégia gera menos estresse. Imagina tomar decisões importantes sem informações ou parâmetros, usar mal os recursos, ter de lidar com conflitos internos e desânimo geral. Só em ler isso já dá para visualizar que trabalhar sem planejamento e seguir um rumo incerto se converte em estresse desnecessário.

E saber o canal a mensagem certa ao seu público é o começa de uma boa estratégia de marketing e redução de gastos e otimização do orçamento.

Outro ponto importante é que quando há uma estratégia clara, a tendência é que a equipe esteja mais participativa e engajada.

O que é essencial para construir seu marketing, independente da estratégia

Como leu acima, uma estratégia de marketing é importante para um bom desempenho, mas para seu investimento, seu tempo, seu esforço não terem sido em vão, é preciso mais do que só estratégia.

É necessário planejamento, não tem como avançar em meio ao caos e informações sortidas, é preciso ter um plano de ação, de forma que saiba nitidamente o que a empresa executará nos diversos meios. 

Para chegar aos seus resultados e bater suas metas é importante estabelecer objetivos que pretende alcançar. Os objetivos SMART, podem te ajudar a criar um caminho a ser trilhado. Deve estar se perguntando: “O que é objetivo SMART?”

SMART é uma abreviação de Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-bound. Metas que seguem esses critérios têm mais chances de serem atingidas, pois auxiliam a definir onde se quer chegar.

Analisando cada letra da sigla SMART e traduzindo para nos orientar temos:

  • S (Specific) – Seja específico, se quer mais visitantes, diga quantos, em quanto tempo, pense em como vai medir essa metas, assim o objetivo se torna mais palpável;
  • M (Mensurable) – Defina objetivos mensuráveis, conseguir quantificar sua metas é fundamental para saber se está no caminho certo, quanto falta para chegar onde deseja e comparar resultados;
  • A (Attainable) – Estipule metas tangíveis, mantenha os pés no chão para definir seus parâmetros. Metas inatingíveis podem gerar frustração na sua equipe por não ser capaz de alcançá-las. Os números devem ser desafiadores, para motivar e não desesperar;
  • R (Realistic) – Seja realista, esqueça um pouco o cenário ideal em que gostaria de estar com sua empresa e veja sua realidade do seu negócio e da sua equipe. Entenda suas limitações, você sabe o que já realizaram e o que ainda podem fazer.
  • T (Time-bound) – Defina prazos, assim a equipe se programa e dosa os esforços, mas ficar prorrogando sempre, porque não consegue atingir os resultados, pode desestimular seu time.

E aqui vai a dica de ouro para a construção do seu marketing, mantenha constância, não adianta nada entender esses pontos, colocá-los em prática e depois de um tempo eles estarem sendo negligenciados pela rotina da empresa, assim o marketing não terá efeito algum. É um trabalho contínuo e que depende de atualizações constantes.

Quais são as etapas para construir um processo de marketing

Depois de definir suas metas e o caminho que quer percorrer, vamos mostrar quais os “tênis” que deve usar nessa caminhada.

Primeiro faça uma pesquisa de mercado e na sua concorrência, veja o que está dando certo, quais os canais que tem melhor desempenho, que tipo de conteúdo o público mais interage, ver esses dados vai até ajudar a definir melhor suas metas.

Não copie, seja original, identifique os pontos em que seus concorrentes não tem boa desenvoltura e os explore, sempre levando em consideração suas especificidades, como persona, os canais que mais funcionam para você.

Por exemplo, se seu concorrente tem um blog bem consolidado, com alta taxa de visitantes, mas o instagram é mais devagar. Seria legal investir nas suas redes sociais, adaptar o conteúdo para posts e pequenos vídeos, assim você atende o público por outro caminho e consegue resultados mais expressivos.

Além disso, tenha um posicionamento estratégico do seu negócio. Esse posicionamento define como você quer ser lembrado e reconhecido pelo público, por isso construa estratégias e ações de comunicação para colocar sua empresa em destaque. Temos um guia para iniciantes de como funciona o posicionamento estratégico, vale fazer a leitura.

Também é preciso saber seus canais de comunicação mais eficientes, são as redes sociais, anúncios pagos, blogs, e-mails, YouTube. Entender a dinâmica de comunicação com seu público vai evitar gastar esforços para pouco resultado. 

Agora, se seu objetivo é desenvolver um canal que tem baixo resultado, então estude o que não tem dado certo e trabalhe em cima dessas falhas, destine seus esforços de forma inteligente e coloque metas possíveis. É importante definir ações para cada meio, eles têm formatos e estratégias diferentes, um blog funciona diferente que um vídeo, o conteúdo pode até ser o mesmo, mas a forma e otimização deste conteúdo são diferentes.

Defina o SMART de cada canal, por terem métricas diferentes os objetivos são diferentes. Volto a reforçar, é preciso escolher indicadores apropriados para medir os objetivos.

Sei que são muitas variáveis e fazer tudo isso sozinho, sem uma equipe especializada, pode tomar seu tempo com outras questões da sua empresa, por isso temos uma equipe especializada e preparada para te ajudar e caminhar com você rumo a resultados notáveis no marketing.

Fale conosco pelo WhatsApp e vamos otimizar suas estratégias de marketing.

Vamos impulsionar seu sucesso juntos!

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