O que é o anúncio do Google Display e como ele funciona?

Há muitas confusões com o anúncio Discovery com o Display, eles são diferentes. Essa distinção entre os dois, pode variar seu investimento em publicidade pelo Google.

Nesse artigo vamos destacar a disparidade entre os dois e explicar um pouco mais sobre o Google Display. Temos um outro artigo que discorre melhor sobre o anúncio do Google Discovery, que pode te ajudar também.

O que são os anúncios Display?

Anúncio Display é quando a campanha é veiculada em sites parceiros do Google, que cedem espaço para publicidade paga por meio do Google Ads.

Essa rede ajuda a alcançar milhões de pessoas que estão navegando em sites, apps e canais do Google, como Gmail e YouTube.

Por que usar o Google Display?

No Brasil, cerca de 90% dos sites estão integrados a rede display, ou seja, se você investir  nessa forma de anúncio, as chances de seu público visualizar as campanhas é realmente alta.

E alcança usuários qualificados, pela segmentação dos sites. O Display utiliza a segmentação otimizada, liga seu público-alvo com a audiência correta de cada página.

Essa rede de sites traça a principal diferença entre anúncio Display e Discovery. No Discovery, as campanhas são veiculadas apenas nos canais do Google, como YouTube, Gmail e feeds do Discovery (colocar o link do blog da Unid), e como foi dito o display em todos os sites associados ao Google Ads.

Quando usar esse tipo de anúncio?

Se seu objetivo é alcançar um grande público, o Display é ideal. Esse tipo de anúncio é eficaz para atingir público diverso e qualificado.

O Display oferece um fluxo alto e contínuo de visitantes, assim as campanhas ganham notoriedade nas páginas mais adequadas para seu nicho. Gerando leads qualificados, que podem levar a mais tráfego no site ou a vendas, dependo do seu objetivo.

Campanhas com mais imagens podem resultar em mais engajamento e conversão, já os anúncios escritos podem ter mais efeito se seu objetivo é atrair visibilidade.

Quais os principais formatos desse tipo de anúncio?

Não se engane pensando que o anúncio Display é somente banners na lateral, no topo ou nos rodapés dos sites. Há vários formatos e possibilidades, desde de texto a vídeos, vamos mostrar a categorias e como funcionam:

Imagem

São os formatos mais comuns e conhecidos, já deve ter visto eles nos site pela rede, em banners na lateral, no rodapé ou no topo da página. 

O bom de usar imagens é que geram mais engajamento e converte mais, por ser mais atrativo e visual. É possível criar diversos designs para seus anúncios em diferentes formatos, mas é importante tomar cuidado com o tamanho, pois pode ser invasivo e o usuário ficar incomodado com seu anúncio. Portanto, cuidado com exageros!

Texto

Os anúncios de textos são comumente confundidos com os links patrocinados, aqueles que aparecem na Rede de Pesquisa, mas são coisas diferentes. Basicamente, a campanha em texto aparece na lateral da tela, em alguns casos no topo. 

Imagem exemplifica um anúncio de texto que fica no topo da tela, no caso é usado a tela de um celular para mostrar como fica.

Ele é composto por um título e uma descrição, parecendo-se com uma pequena caixa de texto. A visualização é interessante, ainda que não haja imagens.

Nessa imagem é outro exemplo de como fica o anúncio no formato de texto na lateral de um site. Essa imagem usa como exemplo a tela de um computar para exibir como ficaria.

O legal, desse tipo de campanha, é que pode ser usada em conjunto com os links patrocinados da Rede de Pesquisa, com adaptações para aparecer adequadamente no Display. 

São maneiras mais simples de atrair a atenção e, dependendo da estratégia e do orçamento disponível, os textos podem ter uma ótima aplicação

Vídeo

O YouTube faz parte da rede Display, com 1,9 milhões de usuários ativos por mês, uma grande vitrine. Não é muito diferente dos outros formatos, são banners na lateral, topo ou rodapé da plataforma enquanto os vídeos são assistidos.

A home do YouTube também recebe algumas campanhas maiores de Rede de Display, o que você pode ver logo ao acessar a página principal do site.  

Mídia Rica

Essa opção é mais inovadora e interativa que as anteriores, nela você pode escolher diferentes formatos, desde animações a carrosséis. Além disso, o usuário também pode escolher o que ele deseja visualizar.

Essa categoria traz mais engajamento com relação aos formatos anteriores.

Em quais campanhas é possível utilizar esse tipo de anúncio?

Para investir de forma assertiva e ter resultados significativos é necessário saber o momento certo e o objetivo da campanha, para ter um impacto imediato e positivo.

Remarketing

O cliente já acessou seu produto, a possibilidade de compra é maior em relação a quem não conhece.

O remarketing é uma ótima forma de filtrar sua audiência, já que alcança usuários na fase final de decisão, precisando só de um empurrãozinho.

Produtos e serviços nichados

Quando tiver produtos/serviços nichados, para um público bem definido, para esse tipo de situação as campanhas no Display são eficientes, pois é possível selecionar as páginas correlatas.

A segmentação, quanto mais restrita, maiores serão as possibilidades de obter bons resultados. Na Rede de Display, o objetivo é oferecer algo para quem está propenso a ter interesse. Por isso, seja criterioso e utilize o máximo de filtros possível para chegar ao seu público-alvo.

Como é construído esse tipo de anúncio? 

Pode ser difícil se deparar pela primeira vez com a criação de campanhas na Rede de Display utilizando o Google AdWords. Por isso, vamos montar um passo a passo rápido e objetivo de como conseguir veicular sua primeira campanha!

Objetivos de marketing

O Google Ads vai solicitar que você escolha o seu objetivo de marketing, logo ao iniciar sua campanha. Então, pense o seguinte: qual a proposta principal da sua campanha? O que você quer atingir com ela?

Esses são alguns dos objetivos que você pode selecionar:

  • Tráfego: aqui, o foco é atrair usuários para o seu site ou e commerce, aumentando o tráfego da página;
  • Vendas: o objetivo de vendas é focado em conseguir mais conversões, ou seja, vendas;
  • Leads: essa opção foca em captar leads em processo de decisão de compra;
  • Consideração de marca e produto: o foco é divulgar seu produto para usuários que já consideram comprar de você;
  • Alcance: essa opção é voltada para alcançar mais usuários e gerar brand awareness.

Direcionamento de audiência

A audiência consiste em quem vai visualizar seus anúncios, ou seja, seu público-alvo, para quem a campanha será direcionada. Nessa etapa, é possível selecionar opções como:

  • remarketing;
  • sites relacionados;
  • targeting por palavra-chave;
  • assuntos;
  • segmentação por interesses.

Nesse momento, a plataforma coleta diversos dados de navegação dos usuários e os usa para beneficiar sua campanha e atrair as pessoas certas e mostrar campanhas interessantes aos usuários.

Criação do anúncio

Para criar o seu anúncio é preciso escolher entre aquelas categorias que já vimos acima: anúncio de imagem, vídeo, textos ou conteúdo rico. Também é possível selecionar a forma de quadrado, retângulo, skyscapper, leaderboard e mobile.

Alguns anúncios podem ter determinadas restrições e limitações, aqui há as medidas de cada forma.

Monitoramento e mensuração

É essencial monitorar e acompanhar as métricas da sua campanha no Display. Assim, consegue saber seus resultados e se precisa fazer ajustes na campanha. Além disso, procure se manter atualizado quanto ao número de conversões do seu anúncio através do código de acompanhamento do Google Analytics.

As métricas também são importantes para a otimização dos custos da sua campanha. 

Repense sua campanha em games mobile

Uma dica extra! A Rede de Display também pode encaminhar suas campanhas para os games mobile, aqueles para smartphones e tablets. No entanto, muitas crianças jogam e acabam clicando sem querer nos seus banners. Quando isso acontece, automaticamente há a cobrança, ou seja, seu orçamento pode ser consumido sem muitas possibilidades de retorno.

Para quem quer ter mais visibilidade ou se posicionar como marca, é quase impossível não fazer campanhas no Google. É uma grande vitrine, por isso invista nos anúncios do Google.

É importante ter uma equipe especializada, ou contratar agências que façam esse trabalho por você. Nós da Unid podemos te assessorar nesse processo, caso precise estamos à disposição.

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