3 vantagens de começar a investir em marketing personalizado hoje!

Tempo de leitura: 4 minutos

Sabe quando estamos falando sobre algum produto com um amigo e, de repente, surge um anúncio sobre o mesmo produto no seu Instagram?

A sensação é de que a rede social estava ouvindo a sua conversa, não é mesmo?

Bom, tenho uma notícia para você: isso nada mais é do que a personalização do algoritmo. 

As redes sociais, o Google e a maioria das plataformas digitais funcionam a partir de algoritmos.

Esses algoritmos se moldam. Quanto mais conhecem você e percebem seus padrões de comportamento, gostos, mais personalizam a sua experiência naquele site/rede social.

Sendo assim, cria-se um espaço único para você, fundamentado nos seus interesses.

Em poucas palavras ousamos dizer: o marketing personalizado é o futuro da experiência de compra digital!

O maior exemplo de experiência personalizada é a Netflix. Pode comparar para ver, a sua página inicial não será igual a do seu amigo.

Podem até ter coisas em comum, mas sempre será um pouco diferente.

Isso porque o algoritmo entende que são pessoas diferentes, com gostos específicos. 

A partir disso, seleciona os que mais combinam com cada personalidade. 

Mas, afinal, qual a vantagem de investir em marketing personalizado? 

Continue lendo e veja 3 motivos para começar a fazer isso agora!

Marketing personalizado: o conceito

Também conhecido como marketing one to one, o marketing personalizado se resume a uma ideia central: se aproximar do consumidor!

O objetivo deste tipo de estratégia é valorizar a experiência dos consumidores com a marca/empresa.

Manter uma relação próxima, tudo isso a partir do conhecimento sobre seus gostos, hábitos e comportamentos. 

Tudo isso só é possível com os famosos dados! 

Exemplos de marketing personalizado

  • E-mail marketing com promoção em uma seleção de produtos que você já clicou no site da marca;
  • Quando você vê lojas virtuais com listas especiais de produtos que você pode gostar, de acordo com suas últimas compras;
  • E-mail com oferta naquele produto específico que você demonstrou interesse no site da marca.

3 vantagens de começar a investir nessas estratégias

Aumenta a fidelidade de clientes

A lógica é simples: quando um cliente é bem atendido em uma loja ele sempre deseja voltar, certo?

O mesmo vale para o universo digital! 

Um cliente que recebe boas recomendações personalizadas, que sente que a marca o conhece/ compreende sua personalidade, se sentirá mais confortável em manter relações com a empresa. 

Afinal, por que perder tempo conhecendo novas marcas se aquela já o conhece tão bem e sabe exatamente o produto que ele quer ou precisa? 

Além de, claro, estabelecer uma relação de confiança e proximidade com a marca, algo muito valioso em um processo de compra. 

Sendo assim, todos saem ganhando, o consumidor economiza tempo e ganha praticidade. 

A loja ganha possibilidade de recompra constante, ou seja, mais vendas. 

Melhora a experiência do usuário

Quem não gosta de se sentir único e reconhecido? 

O tratamento personalizado melhora a experiência do usuário e nós podemos provar! 

As estratégias de marketing personalizado fazem com que as pessoas se sintam valorizadas e relevantes para a marca.

E, além disso, é uma ótima forma de fortalecer a imagem da marca na mente do consumidor. 

Facilita a tomada de decisão

Sabe aquela jornada que todo consumidor passa antes de fechar uma compra?

Pesquisa > análise > vantagens etc. 

É o processo básico antes que uma pessoa decida, de fato, levar um produto. 

Mas, você sabia que o marketing personalizado pode influenciar esse processo e, melhor ainda, facilitar a tomada de decisão?

Isso mesmo! 

Quando uma pessoa confia na marca, se sente valorizada e compreendida, a tendência é de que essa jornada se torne muito mais curta. 

Afinal, ela já conhece a marca, já sabe das qualidades dos produtos, das vantagens e etc. 

Fica muito mais fácil decidir levar! 

Sendo assim, as conversões em venda tendem a ser menos burocráticas com o tempo.

Um sonho não é mesmo? 

Bom, se você está interessado em desbravar ainda mais o universo do marketing centralizado, vem com a gente!

Conheça mais sobre o universo dos dados e algoritmos, aprenda tudo o que eles podem oferecer para o crescimento da sua marca.

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