Hoje, você aprenderá como anunciar na internet, garantindo que seu negócio alcance grandes resultados.
Quando comecei a aprender sobre anúncios digitais, li muitos materiais e até investi em cursos. Lembro-me de me sentir frustrada. Neste guia, de forma clara e objetiva, vou te mostrar como começar a anunciar na internet.
O que é anunciar na internet, exatamente?
São ações de comunicação na internet, com o intuito de gerar venda ou audiência. Permitem a comunicação direta e personalizada entre empresas e consumidores.
Existem muitos exemplos e formas de publicar na internet, você já deve estar familiarizado com alguma delas. Das redes sociais nós podemos citar o Facebook, Instagram, TikTok, Linkedin, Youtube. Outro exemplo são os anúncios que te “perseguem”, você já pesquisou algo no Google e depois esse produto ficou te seguindo pelas páginas da internet? Isso é Marketing Digital.
Com a chegada da pandemia, o meio digital cresceu e se tornou uma das únicas formas de se comunicar com o cliente. Para os próximos anos, a expectativa é que o comércio eletrônico no Brasil cresça. Segundo a pesquisa Future of Retail, feita pela Euromonitor International e o Google, a projeção de crescimento entre 2021 a 2025 é de 42%.
São inúmeras as vantagens da publicidade na internet
Podemos dar destaque a segmentação, viralização, velocidade e dinâmica, mensuração de resultados e, principalmente, custos menores. Dito de outra forma, você tem controle sobre os resultados e sabe onde aplicar mais força e onde economizar dinheiro, além de entender os desejos do cliente e mantê-lo próximo do seu negócio.
Muitos perceberam o poder de venda que essas ferramentas têm, após muitas pesquisas e tentativas, tornaram-se grandes modelos para a comunidade digital. Podemos citar inúmeros cases de sucesso, mas nada melhor do que falar dos nossos resultados. Temos uma média de 101 leads gerados para os clientes, sendo que 50% são qualificados, ou seja, são pessoas em potencial para fechar negócio.
Agora que você entende o que é o anunciar na internet, é hora de explicar mais sobre como começar!
Tudo o que você precisa saber sobre como anunciar na internet
Confira os primeiros passos para anunciar de forma eficiente, assertiva e ter ótimos resultados.
Seu primeiro passo
Entenda o perfil de público com o qual a sua marca lida. Para conseguir novos clientes, você deve ser capaz de reconhecê-los, abordá-los e convencê-los a prestar atenção ao que sua empresa tem a oferecer.
Nesse sentido, é essencial olhar primeiro para dentro. Compreenda qual problema o seu produto resolve, elenque quais são os seus diferenciais e quais os valores da sua empresa. É importante que você perceba o que leva as pessoas a buscarem o seu produto e como ele torna a vida delas mais fácil.
Para tornar essa pesquisa de público mais palpável, estabeleça um roteiro de persona. Ao criar um perfil de cliente ideal, você entende não só as classes sociais, os dados demográficos e a idade, mas também os comportamentos, motivações, metas, desafios e sonhos de seus possíveis clientes.
Como criar uma persona?
A criação de uma persona é feita por meio de pesquisas e análises sobre seu público. Para criar a persona ideal, você deve seguir os passos apresentados abaixo:
1- Colete os dados dos clientes
Em um primeiro momento, você deve coletar os dados com os seus clientes, utilizando um roteiro com perguntas específicas. O importante, nesse momento, é coletar respostas de qualidade, que mostre os pontos em comum dos seus clientes. Enfim, entenda quais são as dores, desejos e hábitos.
2- Selecione as perguntas
As principais questões que devem ser consideradas na hora de elaborar o seu roteiro de perguntas são: gênero, idade, cidade, escolaridade, cargo, o segmento da empresa e quais os motivos de terem procurado o seu negócio.
3- Agrupe os dados
Agora é o momento de agrupar e analisar os dados que foram coletados, procurando encontrar padrões e semelhanças nas respostas.
4- Faça um mapa de empatia
O mapa de empatia permite que você entenda as dores, ansiedades e motivações dos seus clientes, para que você possa montar melhor a sua persona.
Considere as seguintes questões:
- O que pensa e sente?
- O que escuta?
- O que fala e faz?
- O que vê?
- Quais são suas dores?
- E quais são seus ganhos?
5- Monte a sua persona
Após selecionar as informações mais relevantes, você consegue dar vida a sua persona. Para isso, dê um nome a ela, uma feição e um perfil.
Portanto, pense na persona como uma pessoa de verdade, que irá consumir o seu procuto e/ou serviço. Crie uma história e dê sentimentos a esse personagem-consumidor.
Qual o perfil do consumidor da atualidade?
Existem inúmeras pesquisas e dados a respeito do consumidor atual, digo, consumidor 4.0. Podemos dar destaque a 4 pontos desse perfil de consumo:
- Exigência: O consumidor espera que suas marcas favoritas o inspirem, reflitam seus valores e trabalhe por causas significativas;
- Curiosidade: Ele faz uma busca minuciosa na internet por análises, depoimentos e outras evidências que comprovem a relevância e a qualidade do que você deseja comprar;
- Interatividade: O consumidor tem a oportunidade de interagir diretamente com as publicações, participando ativamente de seu desempenho e impacto.
- Independência: Eles gostam de resolver seus problemas de maneira simples, com agilidade, preferem caminhos descomplicados para resolver problemas que podem exigir muito tempo, esforço e, em alguns casos, dinheiro.
Como elaborar copys que vendem?
Um elemento essencial para anunciar na internet é desenvolver copys envolventes, criativas e persuasivas.
Para escrever copys você precisa considerar as suas personas, seus objetivos e o tom de voz da empresa.
Como ação inicial, você deve elaborar um briefing, isto é, fazer pesquisas de mercado e entender quais são os seus consumidores.
Agora é a hora de fazer um brainstorming para organizar as ideias. Escreva textos, frases e títulos.
Após, planeje a estrutura da sua copy. Você pode usar o método AIDA:
Invista em estratégias para anunciar na internet
Não basta publicar um produto/serviço e esperar que os clientes venham até você. É preciso pesquisar, testar e avaliar todos resultados. São técnicas que já demonstram resultados, estendendo o alcance da autoridade das marcas.
Aqui na UNID já aplicamos essa metodologia, transformamos o marketing no motor de crescimento de inúmeros negócios.
Principais plataformas para anunciar na internet
Existem diversas plataformas digitais que podem ser utilizadas para postar os seus anúncios. Nós da UNID, elencamos três das mais utilizadas no momento: Instagram, Facebook e Linkedin. Confira os seus principais pontos na imagem abaixo:
Estabeleça uma relação com os seus clientes
Há várias maneiras de formar vínculos com seu público, mas analisando o cenário atual, podemos perceber que as empresas que se destacam são aquelas que abraçam causas importantes para o seu público e integram seus valores em um grande movimento.
Otimize a experiência do usuário
Use as informações coletadas dos dados das plataformas, bem como os comentários de sua equipe, para garantir que a experiência do usuário seja positiva. Não tenha medo de fazer as mudanças necessárias. Medir, testar e melhorar constantemente deve ser seu mantra.
Podemos dizer que o mundo continuará a mudar, as lacunas entre as principais transformações do mercado e do marketing estão se tornando cada vez mais estreitas. Talvez a lição mais importante para as empresas compreender é que não existe uma linha de chegada!
Considerações finais
Espero que após esse artigo você seja capaz de começar a anunciar na internet. Nós abordamos as vantagens que o marketing digital possui e como começar a praticar suas técnicas. Agora gostaria de saber de você: você já utilizou alguma dessas estratégias?
Essas ideias te inspiraram e você deseja se aprofundar no Marketing Digital da sua empresa?
Clique aqui e converse agora com um de nossos especialistas.