Os 6 principais indicadores do marketing digital

Para um marketing efetivo, é fundamental que tenhamos em mente alguns conceitos. Um deles é o de indicadores do marketingNeste artigo apresentaremos o conceito de indicadores, a importância deles e alguns exemplos!

Continue lendo esse texto, você vai levar menos de seis minutos!

O que exatamente são indicadores do marketing?

De maneira prática, os indicadores são ferramentas utilizadas por empresas para avaliar o desempenho de suas campanhas de marketing.

São, ainda, maneiras de mensurar o alcance destas campanhas, influenciando diretamente na estratégia e na tomada de decisões em relação ao marketing do seu negócio. Resumidamente, os indicadores apontam onde direcionar seus esforços.

Qual a importância deles para o meu negócio?

Os indicadores são as ferramentas que apontarão o rumo de suas campanhas de marketing. Assim, eles expõem informações, números e métricas importantes para que você atinja sucesso em suas vendas.

Em outras palavras, eles potencializam seus resultados e comprovam se a estratégia pensada é eficiente.

Por meio deles, é possível observar o que funciona, o que não funciona e quais problemas precisam ser solucionados nos processos do marketing do seu negócio.

Portanto, quando você define e entende seus indicadores consegue analisar seu planejamento e investir o orçamento onde é realmente necessário.

Qual indicador devo utilizar na minha empresa?

O indicador a ser utilizado é muito particular e varia não só de negócio para negócio, como também de campanha para campanha. Ao planejar o que rodar no seu marketing, é de extrema importância delimitar os indicadores da campanha específica.

De tal modo, quando você define seus indicadores, você determina os Keys Perfomance Indicators (KPI). Os KPIs avaliam os resultados matematicamente, conforme a estratégia e os objetivos delimitados. Eles demonstram se o sucesso pensado para a campanha está sendo alcançado.

Ao iniciar uma ação de marketing, é fundamental determinar um KPI líder para que, a partir dele, outros sejam determinados.

Abaixo daremos exemplos dos principais indicadores e explicaremos o que são eles exatamente.

Principais indicadores do marketing

CTR – Taxa de cliques

A taxa de cliques, do inglês Click Through Rate, indica, como sugere o nome, a taxa de cliques em determinado anúncio. 

É uma métrica importante por demonstrar o desempenho dos anúncios e a qualidade deles. Com a relevância do conteúdo e o link de destino, a taxa de cliques compõe o índice de qualidade do Google Adwords.

Para calcular a taxa de cliques, é necessário dividir o número de cliques pelo número de visualizações.

CTR - Taxa de cliques

CPC – Custo por Clique

O Custo por Clique permite observar quanto custa os cliques realizados em seus anúncios pagos. Logo, paga-se pelo número de pessoas que entram em determinado site pelo clique no anúncio que redireciona estas pessoas para o site.

É importante observar esta métrica, pois ela permite visualizar o resultado exato do seu anúncio e quantos usuários realmente clicaram nele.

Para calculá-lo, é preciso dividir o total investido pelo número de cliques que o anúncio recebeu.

CPC - Custo por Clique

CPL – Custo por Lead

Este indicador demonstra o Custo por Lead (ou seja, custo por possível cliente). Para isso, divide-se o valor investido na campanha de marketing pelo número de leads gerados por meio desta campanha.

O CPL nos permite analisar se a estratégia traçada para a campanha de marketing está sendo assertiva ou se ela precisa ser remodelada pensando no orçamento a ser gasto. Isso porque ela nos mostra de fato quem está se tornando um possível cliente e quem está apenas clicando nos anúncios.

CPL - Custo por Lead

CAC – Custo de Aquisição de Clientes

O Custo de Aquisição de Clientes é outro indicador muito importante. Ele demonstra quanto custa para conquistar cada clientePara calculá-lo você só precisa dividir o valor total do investimento feito em uma campanha de marketing pelo número de clientes conquistados.

A diferença entre o CPL e o CAC está justamente no fato de que o CAC demonstra quanto custou cada cliente, enquanto o CPL demonstra quanto custou cada possível cliente.

O CAC nos permite conhecer o desempenho real do negócio e justificar os investimentos em marketing e em vendas.

Qual a importância dos indicadores de marketing?

CPA – Custo por Ação

O Custo por Ação ou Custo por Aquisição é o indicador que demonstra quanto custa uma determinada ação. 

Esta ação pode ser um clique, um cadastro de e-mail ou até uma compra. Este formato é um dos mais caros, pois se baseia em uma ação específica que foi cumprida.

É importante entender a diferença entre CPC, CPA e CAC. O custo por clique é uma métrica baseada em cliques, independente de onde eles sejam realizados. O custo por cliente baseia-se no número de clientes conquistado. E o custo por ação, por sua vez, baseia-se em uma ação, que pode ser uma venda ou um clique, como também um cadastro de e-mail.

Qual a importância dos indicadores de marketing?

ROI – Retorno sobre o Investimento

Do inglês Return on Investiment (Retorno sobre o Investimento) o ROI é o que você recebe de volta do investimento realizado. Justamente por indicar se houve lucro ou prejuízo, é um dos indicadores mais importantes e utilizados. 

O valor do ROI indica quanto a empresa lucrou sobre o investimento feito. Para determiná-lo, você precisa selecionar um período de tempo. Então, subtrai-se o valor investido da receita gerada. O resultado dessa conta deve ser dividido pela receita gerada, originando o retorno sobre o investimento (ou, em outras palavras, o ROI).

ROI - Retorno sobre o Investimento

Muitos indicadores para analisar? Ainda tem dificuldades em compreendê-los? Nós te ajudamos! É só entrar em contato com a gente aqui e tornaremos seu marketing mais descomplicado e assertivo!

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