3 áreas do seu negócio que precisam usar copywriting

  • 7 de junho de 2022
  • Por antonio
  • 7 min de leitura

Hoje o assunto é copywriting e visamos entender um pouco a sua percepção em relação ao marketing!

A Copywriting

Quando falamos de Copywriting já associamos ao Marketing, mas vale a reflexão para entender que estratégias de marketing fazem sentido para o negócio como um todo.

A ideia aqui, é trazer três frentes em que você pode usar copy, ou três frentes de negócio que precisam começar a aprender a utilizar a Copy para avançar com o marketing do negócio.

Então, o primeiro ponto que precisamos entender é que Copy é uma estratégia para persuadir. Mas quando a gente pensa um pouquinho no pilar do marketing, a essência do marketing é a comunicação, que possui uma máxima bem interessante que é: “a comunicação não é o que você diz, mas o que as pessoas entendem”. Fica muito claro que não dá para simplesmente falar o que eu quero, da forma que eu quiser.

Áreas do seu negócio que precisam usar copywriting

Quando pensamos no atendimento ao cliente, na equipe comercial e no sucesso do time não dá para se comunicar de qualquer forma. Eu preciso encontrar o melhor caminho, e para isso observamos a sua comunicação nessas áreas através de estratégias de copywriting. E quando eu digo copywriting, eu não estou falando só da forma de escrever não, eu estou falando da melhor forma de se expressar, de se comunicar verbalmente.

Um ponto interessante, é quando pensa na Copy em si, a estrutura mais básica, inicial, até para uma simulação, é o AIDA. Acredito que você já tenha ouvido falar dessa estrutura, até porque ela é muito usada para estratégias comerciais. O AIDA, também pode ser utilizado como uma referência estrutural de Copywriting, até porque ele consegue desmembrar sua comunicação em quatro momentos-chave: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

Atendimento 

Eu preciso pensar o seguinte:

  • Como despertar, continuar despertando, a atenção do meu cliente?
  • Como consigo manter ele interessado com aquilo que eu estou entregando? Como que eu consigo manter o desejo dele em alta com relação a essa conexão, estou conseguindo gerar valor de forma contínua para ele?
  •  Como avaliar se estou sendo efetivo, ou não, nessa estratégia?

A resposta para essas questões é simples: através das ações que o cliente vem tomando. Por exemplo, um cliente que tem se aproximado, que tem buscado aprender mais, se desenvolver mais. Um cliente que tem buscado novas soluções que o seu negócio pode trazer, é um cliente que efetivamente, a comunicação com ele tem funcionado. Então, quer dizer que você pode seguir essa forma de comunicar com outros clientes.

Pensando sempre o seguinte: A essência da Copywriting é você pensar em como estabelecer a conexão com a audiência. Então você vai ter que fazer algumas variações e adaptações de acordo com o perfil do cliente.

Um outro ponto interessante é a gente pensar o seguinte: no relacionamento eu tô falando aqui do quê? Quase que como se fosse um script, um padrão de atendimento? Sim, o AIDA, ele pode ser usado nessa estrutura, que é uma forma de você abordar o cliente, você se relacionar com esse cliente. O interessante de tudo isso é que cada pessoa, cada comunicador, vai adaptar isso à sua maneira de falar.

Equipe comercialConteúdo

Com o comercial é mais óbvio a relação com a copy, até porque scripts de venda estruturados fazem parte de uma rotina de um time comercial.

Um ponto importante, que muitas vezes a gente não para pra pensar é quando esse script comercial é muito distante do discurso de atendimento, passa aquela sensação de expectativa desalinhada.

Muitas vezes o cliente, quando ele vai comprar uma solução, ele tem uma percepção e na entrega dessa solução, isso não acontece de forma efetiva, porque muitas vezes o discurso está muito distante. É importante que os times também entendam qual discurso está sendo utilizado, para que esse valor possa ser entregue pelo negócio como um todo.

Sucesso de equipe

Um ponto que não é tão óbvio assim e faz muito sentido, é você pensar na Copy até no relacionamento com o time. É um ponto essencial, porque a Copy pode ser usada para perpetuar a cultura. Compreenda que a sua maneira de se comunicar com o time é uma ferramenta para perpetuar a cultura e os valores do negócio. Para que o time consiga assimilar e transmitir para o cliente é essencial. E de novo:

  • Como despertar a atenção do seu time?
  • Como manter o time interessado em entregar esse valor para o cliente, interessado em se aprimorar naquilo que o negócio está fazendo com os clientes?
  • Como manter o desejo desse time em alta, um time engajado, conectado, que esteja disposto a realmente seguir avançando?
  • Como mostrar que o negócio tem espaço para a evolução e desenvolvimento desse profissional?
  • E por fim, como perceber que isso está acontecendo ou não? Como esse time está se comportando? Ele está mais conectado, ele tem mais sinergia? Ele está realmente transmitindo esses valores e gerando conexão mais próximas com os clientes, ou ele está se distanciando? Ele está desanimado ou sem qualquer tipo de motivação para continuar seguindo junto com o restante da equipe?

Quando a gente pensa em marketing muitas vezes pensamos na base inicial de aquisição de cliente, de retenção de clientes, mas se a gente for para um aspecto mais amplo do marketing, ele percorre todas as áreas do negócio e é uma forma de você olhar para o mercado. É uma forma de você realmente entender quais são as possibilidades desse mercado.

Por isso faz sentido você pensar que essas estratégias de Copy são uma ferramenta para aprimorar a comunicação do seu negócio, entre as diversas áreas. Isso vai aumentar o seu valor percebido internamente entre o time, e também vai aumentar o valor percebido pelos clientes com relação à  entrega.

É aquela sensação: “fiquei tão satisfeito quando fui atendido por determinada empresa, parece que todas as pessoas sabiam o que estavam falando, ou se conectam com aquilo que estão falando”. 

Quando isso não acontece, a gente tem o efeito contrário: “com quem que eu falo aqui? Parece que cada pessoa que falo me diz uma coisa diferente e nada tem solução para aquilo que estou procurando”. Acredito que você já tenha passado por alguma dessas duas situações. Isso é um reflexo de uma Copy sendo bem  ou mal utilizada na estrutura do negócio.

Espero que vocês tenham gostado, galera. E caso queiram se aprofundar nesse tema com relação às áreas de negócio, sugiro que façam uma conexão muito simples: aquilo que você está se comprometendo a entregar, desmembre isso de acordo com a percepção das áreas, o discurso que cada área faz se conecta com a geração de valor do seu negócio?

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