Como converter leads em vendas: 4 passos a serem seguidas após receber um lead

Então você acabou de receber um lead fruto de seus anúncios, mas a questão é: o que você deve fazer a seguir? Você deve mandar áudios no WhatsApp? Enviar um e-mail? Ou é melhor ligar? 

No post de hoje, vamos mostrar os 4 passos mais importantes a serem seguidos após receber um lead.

Muitos pensam que as chances de gerar uma venda não diminuem drasticamente com o tempo até o primeiro contato. Mas a verdade é que existe uma relação direta entre o tempo de contato com o lead e a chance de sucesso de venda, como provam três estudos que usamos aqui na Unid para aumentar a taxa de conversão do time comercial. 

Agora que você já sabe a importância de uma estratégia de contato com seus clientes, vamos ao que interessa!

Passo #1

Ligação imediata com mensagem convidativa no WhatsApp. O mais importante é entrar em contato IMEDIATAMENTE com seu lead e, caso não seja possível por telefone, que seja por mensagem (e-mail ou WhatsApp).

Vale ressaltar que o perfil utilizado para a tentativa de contato deve estar alinhado com todas as informações da empresa, como foto de perfil, nome da empresa, horário de funcionamento. Esses recursos estão disponíveis no WhatsApp comercial ou podem constar na assinatura do e-mail.

Passo #2

Caso ele não atenda e/ou não retorne enviar o primeiro e-mail após 20 minutos.

Um bom e-mail pode garantir uma nova gama de oportunidades para o vendedor, vale a utilização de modelos de e-mails, um mecanismo que ajuda a agilizar tarefas e a alcançar resultados em um tempo mais curto. Nós falamos sobre e-mail no nosso último post, você pode acessá-lo aqui. 

Passo #3

Realizar nova tentativa de contato por ligação, caso a pessoa não atenda envie uma mensagem no WhatsApp solicitando o melhor horário para entrar em contato.

Também é importante padronizar o atendimento, priorizando a experiência do cliente, garantindo que a empresa passe sempre uma mensagem coerente. 

Passo #4

Ainda sem retorno, tentar ligar mais uma vez no intervalo de uma a três horas desde a chegada do lead.

Esses passos devem ser seguidos no mesmo dia de chegada do lead, intensificando uma qualificação, como comprova um estudo realizado pelo MIT: “A probabilidade de sucesso na conversão se o lead é contatada no primeiro minuto é de 394% contra 160% de probabilidade no segundo minuto, ou seja, a probabilidade de sucesso decai em mais de 50% em apenas um minuto, chegando a 62% após 30 minutos.”

Conclusão

Tenha em mente que provavelmente você não terá tempo suficiente para tomar as melhores decisões para o atendimento de cada lead. Portanto, se você não conseguir realizar algumas dessas ações, não se preocupe.

O mais importante é entrar em contato com seu lead o mais rápido possível, de preferência por telefone, mas também por e-mail.

Nós elaboramos um guia gratuito com ações para melhorar as práticas de qualificação de leads. Quer ter esse material incrível? 

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