Golden Circle: destaque-se no mercado

Sabemos que o Mercado está cada vez mais competitivo e, por isso, é muito importante que os líderes e gestores busquem métodos de destacar a sua marca perante a concorrência. É neste contexto que o Golden Circle surge.

O Golden Circle – ou Círculo Dourado em português – é uma metodologia de liderança, criado por Simon Sinek, que inspira as pessoas a pensar, a agir e a se comunicar para construir uma imagem de confiança e alavancar o sucesso das empresas.

Ao utilizar esse método para o crescimento do negócio ou para o desenvolvimento pessoal, os líderes se esbarram com diversas vantagens, como o impacto positivo no branding, o criação de um posicionamento de marca consistente e o desenvolvimento de uma boa relação com os clientes.

O que é o Golden Circle?

De um modo geral, essa metodologia considera que as empresas devem pensar, agir e se comunicar de dentro para fora.

Ou seja, devem partir do centro do círculo para entender os motivos que o levarem a criar a marca (por quê), para depois compreender o como vão fazer isso (como) e, por fim, devem estabelecer o que vão criar a partir de sua ideia inicial para se destacar no mercado (o quê).

Desse modo, Ao utilizarem o Golden Circle, am empresas e seus líderes passam a encontrar o seu propósito e a gerar um impacto positivo no mundo.

Em uma palestra Simon Sinek, – criador da metodologia – explica detalhadamente como o Golden Circle funciona: Confira o trecho:

 

 

 

É interessante destacar que Sinek se inspirou em grandes líderes, como Martin Luther King e Steve Jobs, para desenvolver esse método, fazendo uma pesquisa de como eles conseguiram êxito em liderar e engajar as pessoas.

O Golden Circle é constituído de 3 camadas – Por quê, Como e O quê – que podem ser visualizadas como um alvo. Assim como na imagem abaixo:

Golde Circle

Continue a leitura para que você possa entender melhor, pois, explicarei cada uma das três camadas do círculo. 

Por que o “Por quê” é crucial?

Na camada central do Círculo encontramos o “Por quê”. O foco é encontrar qual é o propósito do seu negócio, quais são as razões de você criar o seu empreendimento, isto é, aquilo que te moveu a fazê-lo.

 

Quando Simon Sinek analisou as lideranças pôde perceber que todas elas tinham um propósito ou ideal muito forte. Assim, ele compreendeu que as pessoas não se inspiram pelo o quê se faz e sim pelo porquê se faz algo.

Podemos dizer que a parte central do Círculo Dourado se trata da razão do negócio existir, aquilo que move todas as ações dos gestores e que justifica a existência da empresa. 

Depois de definido o propósito, todas as ações, estratégias e comunicação da empresa devem ser pautadas a partir do “Por quê”. Pois, assim, os líderes passam a pensar no caminho que deverão seguir para alcançar os seus objetivos e o sucesso.

Portanto, o “Por quê” é ponto principal da metodologia que faz com que as ações comecem a acontecer de modo assertivo.

Qual é o Papel do “Como”?

A camada intermediária do círculo comporta o “Como”. Aqui ão determinadas as estratégias de marketing e os planos de ação, baseadas no porquê, que levarão o negócio ao caminho do sucesso.

como

Questões como estas poderão surgir: Como busco atingir o meu objetivo e o objetivo da empresas? Quais estratégias estou usando e quais posso usar?

Essa etapa está diretamente ligada à proposta única de valor, ou seja, ao que diferencia sua empresa das demais. Dessa forma, o como representa os valores e a cultura organizacional da empresa.

Qual é a função do “O que”?

É a camada mais externa do círculo e a mais simples de ser aplicada, pois você já terá consciência do seu propósito e dos motivos que te levaram a empreender.

Aqui, surgirão questões como: O que eu quero vender? Qual é o meu serviço e/ou produto?

A extremidade do círculo é onde se define o seu produto final, isto é, o que você vende ou que serviço você oferece. 

Exemplos de Sucesso do Golden Circle

Simon Sinek não se inspirou apenas em pessoas, mas também em empresas que conseguem inspirar as pessoas e, por isso, se tornaram queridas pelo público. 

Vamos analisar alguns exemplos de empresas que aplicam o Golden Circle, veja a seguir.

Apple

A Apple é o exemplo que Simon Sinek mais cita, pois é um caso de sucesso que utiliza o Círculo de Ouro. 

Em seus discursos Steve Jobs não falava em criar só tecnologia, ele tinha um propósito maior, conectar pessoas com músicas, arte e outras questões culturais.

Vamos conferir como as 3 camadas são exploradas:

  • Por quê: Tudo o que fazemos é desafiar o que está no mercado e fazemos pensando de forma diferente.
  • Como: Desenvolvemos produtos lindos e fáceis de usar
  • O que: Computadores, smartphones, MP3 players, etc.

Natura

A Natura é uma empresa nacional que sabe se posicionar, trabalha pautas importantes em seus comerciais, o extrativismo, produção sustentável, respeito às populações nativas e matéria prima de qualidade.

  • Por quê: somos apaixonados pela cosmética e pelas relações.
  • Como: a forma que expressamos nossa paixão é promovendo o bem estar das pessoas consigo e com os outros.
  • O quê: através de fragrâncias, texturas e composição dos nossos produtos de beleza e higiene pessoal.

Nike

Outro case de sucesso que aplica o Círculo de Ouro é a Nike. Seu principal produto são materiais esportivos, mas seu propósito  é transformar vidas, com o lema “Just do It!”.

  • Por quê: nós começamos as coisas. Apenas faça!
  • Como: inovamos em equipamentos esportivos para que você seja o melhor.
  • O quê: através de tênis, roupas, e acessórios esportivos de qualidade.

Harley-Davidson

O propósito da Harley-Davidson não é só produzir motos, mas é dar mais liberdade e incentivar a busca por novas aventuras. A moto está diretamente ligada ao propósito, por isso o sucesso da marca.

  • Por quê: maior liberdade, para que todos possam aproveitar novas aventuras;
  • Como: contar nossa história por meio da emoção e inovação;
  • O quê: desenvolver veículos (motos) para que a liberdade seja alcançada.

São inúmeras empresas que fazem uso dessa metodologia e no geral elas conseguiram se manter no mercado, sendo referência e conquistando o público com seus propósitos.

Quais são os benefícios do Golden Circle?

Se sua empresa já utiliza esse método, ótimo! Mas se você não sabe ao certo se sua empresa tem as 3 camada bem aplicadas, faça uma análise dela. E se no final perceber que não tem, busque por eles, pois esse método tem diversos benefícios para você e sua empresa.

O Golden Circle pode ajudar empreendedores a serem líderes de impacto positivo na equipe e assim construir um negócio com propósito. Como foi dito, o método funciona de dentro para fora, isso também se aplica às lideranças.

Torne-se um líder capaz de engajar impacta diretamente na influência do seu negócio. Dentro da empresa fica mais fácil a comunicação e a formação de equipes com o mesmo propósito, assim como, ajuda a desenvolver o diálogo com colaboradores e fornecedores.

Quando sua marca tem um objetivo e consegue impactar o público, isso gera identificação. Muitas vezes a escolha de compra toca em um ponto emocional, no compartilhamento de valores e propósito. Afinal, é criado laços com as pessoas.

Mais do que um produto ou serviço, você oferece uma causa, com a qual o público-alvo se relaciona. Fidelizar clientes é o resultado disso, porque você entrega valor ?- um diferencial em relação à concorrência.

Assim, é possível vender para pessoas que acreditam na sua missão e que não estão interessadas apenas no produto.

De modo geral, o Círculo Dourado ajuda a:

  • Desenvolver comunicação com colaboradores e fornecedores;
  • Engajar clientes;
  • Inspirar pessoas;
  • Melhorar a imagem da empresa no mercado;
  • Se destacar da concorrência.

Como aplicar o Golden Circle?

São 3 passos para conseguir uma boa aplicação do método ao seu negócio.

1. Comece pelo Por quê

O primeiro passo é questionar a razão por trás do seu empreendimento: Por que ele existe ou será criado? Qual é o propósito dele? Qual causa será a motivadora para colocar projetos, ações e campanhas em prática?

É momento de encontrar o DNA da sua empresa e quanto mais definido a razão e propósito, melhor é!

Na hora de definir o porquê, não se limite aos clichês de mercado, seja mais específico e pense nos seus diferenciais. É importante que sejam motivos genuínos e que criem conexão com o público, uma vez que deve ser uma razão que te diferencie dos seus concorrentes, que só a sua marca possa oferecer. 

2. Siga com o Como

Nesse ponto chegamos no planejamento de como colocaremos o propósito em ação. Pense: Qual caminho deverá ser trilhado para cumprir o propósito e atingir os objetivos?

É importante que as ações planejadas estejam em harmonia com seus valores, propósito e missão, até porque não adianta ter uma causa impactante, mas as ações não corresponderem.

3. Termine com O quê

Esse é o momento de pensar nos resultados, ou seja, no produto ou serviço que vendo no mercado. O que entrega para o consumidor?

A concorrência do mercado é grande, com constante inovação, muitos produtos/serviços são ofertados no mercado e se diferenciar dos outros é um desafio. Portanto, se você tiver um por quê bem definido já estará um passo à frente dos outros.

Como pôde perceber o Golden Circle foca no propósito antes de tudo, se aprofunda na construção da marca antes de entregar o produto. Por isso fuja de algumas armadilhas ou atalhos que queira pegar:

  • Fuja dos lugares comuns, ou seja, crie um propósito específico e assim vai encontrar conexões genuínas com seu público;
  • Valorize cada palavra, pois ela possuem valor e podem fazer a diferença na construção da sua missão;
  • Coloque-se no lugar do cliente, essa relação ajuda a criar um produto que realmente soluciona um problema e que corrobora com seu porquê.

Comece a utilizar o Golden Circle agora!

O Golden Circle é uma ótima estratégia para quem tem ou quer abrir uma empresa. 

Por ser simples, pode ser aplicado a qualquer momento, basta ter disposição para refletir, uma caneta e um papel para anotar as ideias que tiver. Se ajudar, desenhe as camadas do círculo e faça as perguntas a si.

A palavra mais usada foi propósito, por isso inicie por ele e o restante vai fluir com mais naturalidade.

Em um mercado competitivo, abraçar um propósito é fundamental para atrair o seu público e construir relacionamentos duradouros com as pessoas.

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