Segmentação de Mercado: um guia inicial

Conhecer os seus clientes é uma etapa essencial para que você elabore boas estratégias de marketing para destacar a sua empresa e torná-la reconhecida. Para isso, você precisa desenvolver métodos de segmentação de mercado.

A segmentação de mercado permite que você divida os perfis de seus clientes a partir de características como: demográficas, geográficas, psicográficas e comportamentais.

Ao fazer a fragmentação de quais públicos o seu negócio abrange, as chances de obter assertividade e sucesso aumentam.

Isto acontece porque você passa a saber exatamente qual deve ser o seu foco, adquirindo mais chances de criar conexão e estabelecer um bom relacionamento com os seus clientes.

É importante lembrar que as preferências dos consumidores se tornam cada vez mais amplas, ao passo que as empresas concorrentes aumentam.

Por isso, é necessário que você identifique as semelhanças e diferenças entre os seus consumidores para, então, traçar as estratégias de marketing que serão mais eficientes.

 

O que é Segmentação de Mercado?

De um modo simplificado, a segmentação de mercado é a divisão do seu público – a partir de suas características, interesses e preferências – em grupos.

O objetivo é possibilitar o desenvolvimento de um planejamento estratégico e uma organização precisa que proporcione o sucesso nos resultados da empresa.

Essa divisão coloca a base de seus clientes em diferentes categorias, conforme as particularidades de região, comportamentos, classe econômica, dados demográficos e traços psicológicos.

Para ficar mais claro, explicaremos 4 das segmentações de mercados que existem.

 

Segmentação Demográfica

segmentação

Um dos modos mais simples de segmentação de mercado, a segmentação demográfica é muito utilizada para captar corretamente o público-consumidor.

Dentre dessa divisão há diversas variáveis que podem ser analisadas, como idade, gênero, quantidade de membros familiares, religião, ocupação ou cargo, escolaridade, nacionalidade e raça.

Por meio dessas informações é possível criar serviços e/ou produtos que considerem as características dos seus clientes, bem como ajustar a linguagem e os canais de comunicação que serão utilizados para captar e criar conexão com os consumidores.

Segmentação Comportamental

comportamental

Essa forma de segmentação de mercado divide o público segundo o seu comportamento e padrões de tomada de decisão.

Aqui, devem ser respondido essas questões: Como os consumidores se comportam? Como se relacionam com o tipo de produto oferecido? Como costumam adquirir e qual a frequência? O que leva uma pessoa a comprar? Qual sua motivação?

Assim, o produto e/ou serviço passa a ser comercializado com base no comportamento dos consumidores, criando outras oportunidades de vendas ou a possibilidade de reposicionar a sua marca.

 

Segmentação Psicográfica

psico

A segmentação psicográfica considera o estilo de vida das pessoas, ou seja, quais hobbies, atitudes, personalidade, valores e opiniões cada público possui.

Essa divisão se parece com a segmentação comportamental, mas também considera os aspectos psicológicos do consumidor na hora de realizar suas compras.

A captação dessas informações é muito relevante para fortalecer as ações de marketing e aumentar o sucesso da sua empresa, já que o estilo de vida tem tudo a ver com as escolhas que as pessoas tomam.

 

Segmentação Geográfica

geo

Como seu nome já diz, a segmentação geográfica divide seu público com base nos aspectos geográficos, como clima, cultura, densidade populacional e região (cidade, estado, país).

A grande maioria dos estudos de público começam com base na análise de região, pois esse tipo de segmentação é um dos mais simples de ser feito.

Hoje, com o marketing digital, você pode expandir os seus anúncios para áreas mais locais e até territórios internacionais, de modo a atingir mais pessoas que se encaixem no seu público-alvo.

Considerando as segmentações apresentadas, é relevante destacar que elas trazem inúmeras vantagens para o destaque da sua marca perante os seus concorrentes.

Por isso, separamos alguns dos benefícios de segmentar o seu público. Para saber é só continuar a leitura!

 

Qual é a importância da segmentação de mercado?

Cada um dos consumidores possui motivações, dores e ansiedades que se divergem entre si, por isso é tão importante que você elabore uma segmentação de mercado que considere as diversas características do público.

A partir da segmentação, você passa a compreender e analisar a diversidade de necessidades dos diferentes grupos de compradores.

Assim, é possível desenvolver estratégias de marketing específicas para cativar e criar conexão com seus leads, transformando-os em verdadeiros fãs da sua marca.

Esse tipo de público reconhece a sua marca e passa a consumi-la devido à experiência de compra que sua empresa proporciona.

Mas, além de estabelecer quem você quer atingir, a segmentação permite que os seus recursos e o seu tempo sejam redirecionados para estratégias que de fato serão alcançadas.

De tal forma, você consegue ajustar o produto e/ou serviço que será vendido, reduz os preços/custos do seu empreendimento, melhora a comunicação com os seus principais públicos e evita desperdícios ou até mesmo grandes perdas.

Isto acontece porque, ao adotar um público mais segmentado, você direciona suas estratégias de forma poderosa e consciente, facilitando o monitoramento dos seus resultados.

 

São muitas as vantagens da segmentação de mercado!

Como observamos no decorrer deste artigo, a utilização da segmentação de mercado possibilita a análise da diversidade dos consumidores e gera o entendimento de quais são as necessidades dos diferentes compradores que você pode ter no seu negócio.

O que proporciona uma maior facilidade na hora de mensurar os resultados, de estabelecer boas estratégias de marketing e de redirecionar seus investimentos.

Nesse sentido, analisar as tendências, sentimentos e percepções dos seus clientes em determinadas situações e produtos pode te mostrar quais são os melhores caminhos que você deve seguir para alcançar seus objetivos e o sucesso.

É hora de colocar em prática o que você aprendeu sobre segmentação de mercado!

Explore os diferentes tipos de segmentação que te apresentamos e aplique-os em sua empresa, com certeza te trará muitas vantagens.

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