Como vender no Google: Um Guia Completo

Entender como vender no Google e como funciona o sistema de anúncios do Ads é o primeiro passo para aqueles querem investir em estratégias de marketing digital para impulsionarem suas vendas.

O Google Ads disponibiliza diversas formas de anunciar, que podem ser usadas para cada tipo de negócio – ou até mesmo combinadas entre si. Mas, não se engane, todas as escolhas devem ser feitas a partir de boas estratégias de marketing.

Pensando nisso, explicaremos sobre o que é o Google Ads e como ele funciona. Além, é claro, de detalhar as características das nove campanhas de anúncios do Google Ads.

Quer saber como vender no Google? É só continuar a leitura.

 

O que é o Google Ads?

De modo geral, o Google Ads é a plataforma de anúncios disponibilizada pelo Google. Nesse ambiente é possível anunciar seus produtos e/ou serviços de forma online.

Ao anunciar a sua solução em uma campanha do Google, você pode ganhar um lugar de destaque na plataforma e atingir assertivamente o seu público-alvo.

Nesse sentido, criar campanhas no Google Ads se torna uma ótima oportunidade de gerar mais engajamento e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Com essa ferramenta do Google é possível criar diferentes campanhas, cada uma com suas especificidades. A sua escolha deverá ser feita conforme o seu objetivo e com as estratégias de marketing que você quer seguir.

 

Quais são os tipos de Campanhas do Google Ads?

Ter em mente quais são os objetivos de suas estratégias é fundamental para você obter assertividade na hora de criar seus anúncios no Google Ads.

Pois, assim, você poderá escolher qual campanha se adequa ao seu nicho de mercado, de modo a direcionar o seu investimento com uma maior eficiência e com melhores chances de obter bons resultados.

Considerando seus objetivos, você pode anunciar no Google Ads com campanhas de Rede de Pesquisa, Rede de Display, Shopping, Vídeo, Locais, Apps, Inteligentes, Maior Desempenho e Discovery.

Campanhas de Rede de Pesquisa

Devido ao seu formato mais prático e intuitivo, – sem a necessidade de colocar imagens e vídeos – a campanha de Rede de Pesquisa (Search) é a mais utilizada pelos anunciantes do Google, servindo para qualquer tipo de negócio.

Neste formato de campanha, os consumidores pesquisam por uma palavra-chave relacionada ao seu negócio e o seu anúncio aparece como uma opção na área de destaque do Google.

 Além do seu anúncio aparecer nos resultados de pesquisa, é possível que ele seja visto em sites de parceiros do Google.

Como vender pelo Google

Campanhas de Rede de Display

Diferentemente das campanhas de pesquisa, a Rede de Display utiliza recursos visuais, como imagens e vídeos, para construir reconhecimento de marca e um relacionamento mais sólido com os seus consumidores.

Aqui, os anúncios serão imagens exibidas em sites parceiros do Google para chamar a atenção dos usuários que já possuem interesse em seus produtos e/ou serviços.

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Campanhas de Shopping

Este formato de campanha anuncia produtos de e-commerce para gerar um aumento do tráfego da página de vendas.

Serão exibidas imagens dos produtos, títulos, preços, marcas e as demais informações relevantes sobre suas soluções. Nesse contexto, o objetivo é gerar cliques de leads qualificados a efetuarem uma compra com o seu negócio, tornando suas vendas mais assertivas.

Além disso, de acordo com o que as pessoas estão pesquisando, o seu anúncio pode aparecer nos resultados da aba “Shopping” do Google.

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Campanhas de Vídeo

Nas campanhas de vídeo do Ads, os anúncios são exibidos no YouTube ou em sites parceiros. As principais funções desse tipo de campanha é alcançar os clientes que estão mais no topo do funil de vendas e reforçar a identidade da marca.

Para alcançar esse público, você pode segmentar a campanha por temas, palavras-chave e informações demográficas.

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Campanhas Locais

Este tipo de campanha é ideal para aqueles que possuem uma loja física, uma vez que quando os consumidores pesquisam por lojas nas redondezas de sua localização, o Google disponibiliza um mapa e fornece as informações dos estabelecimentos próximos.

Para criar uma campanha local é só cadastrar a sua loja física no Google Meu Negócio.

Considerando isso, os anúncios locais otimizam o processo de vendas, ao facilitarem a divulgação das lojas físicas nos ambientes digitais.

Campanhas para Apps

A campanha para Apps é pouco utilizada, mas, de modo geral, auxilia as empresas a divulgarem os seus aplicativos.

Desse modo, ao anunciar nas maiores propriedades do Google, esse tipo de campanha simplifica o processo de divulgação dos Apps.

Campanhas Inteligentes

As campanhas inteligentes usam tecnologias para medir o desempenho e gerar resultados segundo as metas da campanha, de modo a destacar as vantagens da sua empresa e atrair leads.

Nesse sentido, pode ser criado uma única campanha ou pode ser exibido diversas campanhas – cada uma com um conjunto de palavras-chave – para mostrar os seus produtos e/ou serviços.

Campanhas de Maior Desempenho

Esse tipo de campanha – também conhecida como Google Performance Max – se baseia nas metas de conversão estabelecidas pelos anunciantes, complementando as campanhas de pesquisa para encontrar mais leads qualificados em todos os canais do Google.

Além disso, ela combina as tecnologias de automação do Google nos lances, na otimização de orçamento, nos públicos-alvo, nos criativos e na atribuição.

Dessa forma, as campanhas de maior desempenho impulsionam a performance dos anúncios com base nas metas definidas e geram mais conversões a partir de uma otimização em tempo real.

Campanhas de Discovery

Nas campanhas de Discovery são feitos anúncios em banner de uma única imagem ou em carrossel. Os anúncios são exibidos no Youtube e no Gmail para leads de acordo com a segmentação estabelecida pelos anunciantes.

Ao oferecer diversos recursos de segmentação de público-alvo, esse tipo de campanha é ideal para promover o reconhecimento e fortalecimento da marca.

 

Como vender pelo Google

 

Qual é a vantagem de anunciar pelo Google Ads?

O Google Ads é o maior sistema de anúncios patrocinados do mundo, o que o torna ideal para aqueles que querem destacar a marca e evidenciar seus produtos e/ou serviços.

Mas, além disso, podemos destacar inúmeros outros benefícios. Tais como:

Mensurar e analisar suas campanhas

No Google Ads você tem acesso à várias métricas de mensuração, permitindo que você entenda detalhadamente o que está ou não funcionando.

Nesse contexto, é possível acompanhar o ROI (Retorno do Investimento) das suas campanhas, fazer alterações com a campanha ativada e desativá-la quando quiser.

Capturar Leads em larga escala

Com o Google Ads você pode capturar leads em larga escala, tornando-o uma ótima opção para empresas que precisam de uma maior visibilidade.

Aqui, quanto maior for o seu orçamento PPC, maiores serão a quantidade de leads e de lucro do anunciante.

Opções de segmentação

Uma grande vantagem de criar campanhas no Google Ads é a sua opção de segmentação, que pode ser feita segundo as necessidades do anunciante.

Além de segmentar seu público por localização, horário, idioma, navegador e tipo de dispositivo, você pode criar anúncios com palavras-chave específicas para o seu segmento de mercado e utilizar CTAs que conduzam para uma nova página com seus produtos.

Reconhecimento de Marca

As campanhas do Google Ads – principalmente os anúncios com elementos visuais – auxiliam no desenvolvimento do reconhecimento e fortalecimento de marca.

Por meio de anúncios digitais, que possuem uma identidade visual marcante e elementos criativos, cria-se uma grande possibilidade de os consumidores serem atraídos pelos produtos e/ou serviço.

 

O que posso anunciar pelo Google Ads?

Devido à possibilidade de criar campanhas consoante os objetivos e metas de uma empresa, o Google Ads é uma ferramenta de anúncios que funciona bem para diferentes tipos de negócios.

Assim, as campanhas do Google Ads podem ser criadas por aqueles que possuem uma empresa física, que vendem pela internet ou que querem divulgar uma ação.

Mesmo com essa versatilidade, é importante lembrar que é necessário ter boas estratégias e objetivos claros sobre a campanha que está sendo criada.

Para isso, você precisa conhecer as regras da plataforma, definir as estratégias de vendas para cada campanha e fazer uma pesquisa de mercado.

 

Afinal, como anunciar pelo Google Ads?

Para começar a anunciar é necessário que você crie uma conta no Google Ads e configure as opções de faturamento, escolhendo qual tipo de campanha você fará.

Nessa etapa de configuração, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Configure uma conta: Nesta etapa você deve vincular o seu e-mail e inserir informações sobre a sua empresa e as formas de pagamento;
  2. Defina o orçamento: Estabelecer o valor que será gasto por sua campanha é essencial para que você dê início aos seus anúncios. Recomenda-se iniciar com um orçamento mais baixo, para depois ir ajustando conforme a necessidade de seus anúncios.
  3. Segmente os clientes: Aqui, você definirá qual é o público-alvo da sua empresa a partir de critérios geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentos.
  4. Selecione o tipo de anúncio: Nesta etapa, você escolherá o tipo de campanha que deseja criar – dentre os nove tipos de campanha do Google Ads que apresentamos acima. Lembre-se que a escolha dependerá dos objetivos que a sua empresa visa alcançar.
  5. Escolha a palavra-chave: É importante que você selecione as palavras-chave de modo que os usuários encontrem seu anúncio facilmente. Por isso, selecione as principais palavras que destaquem o seu produto, serviço e/ou empresa.
  6. Escreva o anúncio: Essa é a última etapa, onde você descreverá o que de fato está sendo anunciado. Faça um texto criativo e que chame a atenção do seu público-alvo. Para escrever é simples! Escolha um título de até 30 caracteres, crie uma URL visível, faça duas linhas descritivas de até 90 caracteres e adicione a URL de destino a ele.

Pronto, o seu anúncio foi criado! Agora você deve acompanhar as métricas e os resultados da sua campanha, para analisar o que está dando certo e o que pode ser ajustado.

 

Como saber se tenho resultados?

Você pode monitorar a performance das suas campanhas diretamente pelo Google, que te apresenta relatórios da quantidade de leads que entraram em contato a partir do seu anúncio.

Além disso, você pode criar links de conversas personalizados para cada anúncio e contabilizar as ligações e/ou mensagens que recebeu por meio de determinadas campanhas.

 

Está pronto para começar a anunciar no Google Ads?

Este artigo é como um guia, que te oferece as instruções de como criar campanhas do Google Ads. No entanto, é importante que você saiba que os anúncios não alcançam boas performances sozinhos.

Nesse sentido, se torna necessário que tenham pessoas especializadas em Marketing Digital para acompanhar as métricas e resultados das suas campanhas

A Unid acredita que o Marketing pode ser o grande motor do crescimento do seu negócio. E, por isso, desenvolve o melhor do marketing digital.

E aí, você está pronto para alavancar suas vendas com as Campanhas do Google Ads?

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