Desmistificando o Google Discovery: como ele funciona?

Dentro do Google Ads há várias formas de criar publicidades e aprimorá-las. Vocês podem ver outros artigos no blog, que podem ajudar na hora de criar sua propaganda.

O Google Discovery pode parecer uma incógnita e te causar receio em investir. Queremos que você se encoraje em aplicar esse tipo de campanha e alavanque suas vendas. 

Sempre que se faz um anúncio o objetivo é que ele atinja muitas pessoas e que elas façam o que é pedido, seja uma compra, um acesso ou baixar um App. Mas atingir esse objetivo pode ser um desafio, por isso a publicidade inteligente transforma o público aberto a descobrir coisas novas.

Os anúncios Discovery do Google Ads são ideais para esses momentos.

Neste artigo, vamos explicar o que são anúncios Discovery, quais suas características e porque você deve usá-los em suas estratégias de marketing inteligente.

O que são os anúncios Discovery?

Os anúncios Discovery ajudam você a alcançar as pessoas que estão prontas para descobrir e interagir com sua marca. Com anúncios visualmente atraentes, com imagens de alta qualidade, que atuam como vitrines virtuais, para atingir mais usuários.

Os links patrocinados aparecem sem que os clientes precisem realizar qualquer pesquisa, tornando o público consciente sobre você. Eles são pensados principalmente para usuários que usam dispositivos móveis, que com toque na tela podem acessar seu site.

Essas imagens costumam aparecer no feeds do Discovery (é um recurso para dispositivos móveis que apresenta o formato de um feed e oferece sugestões de leitura, dentre outros conteúdos, aos usuários da plataforma), no YouTube e no Gmail. A veiculação em diversos canais é bom para atingir seu público em diferentes plataformas e analisar qual tem melhor desempenho.

Principais elementos

O Discovery é visual, por isso, é preciso que você preste atenção às suas imagens. Garanta que estejam com alta qualidade, assim seu produto e sua marca chamarão a atenção dos usuários. Uma ótima oportunidade de garantir bons resultados.

Essas imagens serão como um mostruário do seu site e seus produtos, por isso deixe tudo arrumado e bonito. O Discovery pode ser subdividido com relação a quantidade de imagens expostas.

Essa imagem é um exemplo de como os anúncios discovery aparecem. Como uma única imagem, em carrossel e em forma de texto.

 

São subdivididas em:

  • Anúncio Discovery, que utiliza uma imagem;
  • Anúncio Discovery de carrossel, que utiliza várias imagens.

Momento certo de usar o Discovery?

Pode ser confuso saber o melhor momento e quando utilizar o Discovery. Quando quiser gerar conversões com sua mídia em grande escala pode usar os anúncios para impulsionar as vendas, inscritos em newsletters ou visitas ao site, se atentando em usar um objetivo de marketing compatível. 

Além disso, pode alcançar novos clientes usando sua mídia,  compartilhando criativos inspiradores e envolventes nos feeds dos Serviços do Google, aumentando o interesse dos clientes em potencial, oferecendo novas marcas para testarem.

As vantagens em usar Google Discovery

Vale destacar as vantagens e como utilizar esse recurso para melhorar seus resultados.

Confira abaixo:

  • Uso do aprendizado de máquina avançado

Aprendizado da máquina serve para determinar quando veicular os anúncios Discovery, a fim de atingir melhores resultados, seguindo sua meta de marketing.

O aprendizado da máquina integra a publicidade certa para a pessoa certa, de acordo com o momento em que o usuário se encontra.

  • Alcance

Com o uso do Discovery é possível ter alto alcance. Por ter uma divulgação em vários canais do Google, seu anúncio pode impactar mais usuários e diferentes espaços.

É importante analisar qual desses canais fazem sentido para seu negócio, especialmente se considerarmos a conversão dos usuários fragmentada.

  • Avaliar a qualidade do anúncio

Quando é criada uma campanha no Discovery, o Google disponibiliza métricas de qualidade dos anúncios. Essas métricas indicam o que precisa ser feito para melhorar a performance do anúncio. 

É disponibilizado uma classificação categorizando as publicidade como ruim, médio, bom ou excelente. Assim, é possível melhorar a partir dessas métricas disponibilizadas.

Qual a diferença entre anúncio Discovery e Display?

O Discovery permite a divulgação de anúncios concentrada no YouTube e no Gmail, enquanto a Rede de Display possui mais de 2 milhões de sites, que disponibilizam espaços para que sua campanha seja veiculada. 

Por que usar o Google Discovery?

Começar pelo Discovery é o melhor caminho, pois com a coleta de dados saberá qual campanha teve melhor resultado, diferentemente do Display, que embora tenha uma rede maior de alcance, não tem dados que possa direcionar a sua assertividade, assim recomenda-se investir no Discovery e depois em uma campanha no Display.

Quais os principais elementos desse tipo de anúncio?

Para criar o Discovery, é necessário estratégia e prezar pela qualidade das imagens, pois são elas que chamam a atenção e representam sua marca para quem ainda não te conhece. 

  • Imagens com alta qualidade

Como dito anteriormente, a qualidade das imagens é essencial, são elas que tornam seu anúncio atrativo ou não.

Portanto, é importante escolher imagens que estejam nessas dimensões 1200 x 628 e 1200 x 1200;

  • Atenção aos títulos e descrições

O aprendizado de máquina é atuante nesse tipo de anúncio, por isso é importante escolher as melhores combinações de títulos e descrições.

Tenha em mente que são permitidas até 5 títulos e descrições nos anúncios Discovery, então faça uma boa escolha desses recursos e dê preferência para suas ofertas e promoções exclusivas.

E use letras maiúsculas apenas no início da frase, assim a mensagem se torna mais autêntica, orgânica  não vai parecer que está gritando com quem ler;

  • Use todos os layouts

Como foi escrito, esse tipo de divulgação pode aparecer em diferentes plataformas do Google – YouTube, Gmail ou Discover – e por isso é legal se preocupar com layouts de diferentes proporções, para diferentes espaços.

Independente do canal que for veiculado seu anúncio estará com as características e medidas corretas. O Google anunciará seu anúncio com mais qualidade, melhor desempenho e aproveitando o espaço da tela do usuário. Tornando sua campanha um bom investimento;

  • Segmentação otimizada

É uma ótima oportunidade para ampliar o alcance dos anúncios.

Na segmentação otimizada, o Google busca usuários que se parecem com seu público-alvo atual. Assim, atinge mais pessoas com potencial de conversão, o que pode aumentar suas vendas;

  • Estratégia de lances certos

O Google Ads recomenda que seu orçamento diário médio seja pelo menos 10 vezes maior ao lance de custo por ação (CPA) desejado.

Também, é aconselhável esperar pelo menos 40 conversões antes de fazer mudanças na campanha.

Como criar campanhas no Google Discovery?

Comece acessando sua conta no Google Ads.

Na página Visão Geral, clique em + Nova Campanha

Mostra onde clicar para criar uma nova campanha no Google Ads.

Abaixo o Google Ads quer saber seu objetivo com o anúncio. É importante lembrar que o Discovery está disponível para as seguintes metas:

  • Vendas;
  • Leads;
  • Tráfego do site;
  • Campanha sem meta.

A imagem mostra as opções de objetivo que se quer com a campanha, são as opções: vendas, leads, tráfego do site, considerações de produto ou marca, alcance e reconhecimento da marca, promoção de app e criar uma campanha sem meta.

Após marcar seu objetivo, é necessário indicar o tipo de campanha. Nesse caso, marcará Discovery.

Essa imagem mostra a seleção do tipo de campanha, se é para rede de pesquisa, rede de display, shopping, vídeo ou discovery. Na imagem tá selecionado a opção discovey. No canto inferior esquerdo tem as opções continuar, em azul, e cancelar, em cinza.

Segue em Continuar.

1º fase: Configuração da campanha

Vamos selecionar as configurações básicas da campanha.

Primeiro, coloca o nome da campanha

Mostra um campo para escrever o nome da campanha.

Depois, há a configuração do local, para indicar as regiões onde o anúncio deve aparecer. Marque os países, estados ou cidades que são atendidas pela sua empresa. Também há como segmentar pelo raio, ou seja, alcançar pessoas que estão há tantos quilômetros do seu negócio, desde que seu endereço esteja no Google Meu Negócio.

Essa imagem mostra onde os locais onde quer vincular o anúncio. Está selecionado, com uma bolinha azul, a opção Brasil.

Logo depois, configura o idioma do público que verá o anúncio.

Essa imagem é para escolher o idioma. Na imagem está selecionado português. A direita tem um texto, que explica que se quiser selecionar espanhol, para quem o utiliza como idioma de preferencia é necessário seleciona-lo e incluir palavras-chaves em espanhol.

Configuração de lances e orçamento

Nas opções de lances, é preciso escolher a métrica que quer focar ou seu objetivo. 

No exemplo abaixo, veja que o Google Ads aponta que usará a estratégia de “maximizar conversões”. Esta estratégia define os lances automaticamente para conseguir o maior número de conversões dentro do orçamento.

Essa imagem se trata dos lances, para isso é necessário determinar quais métricas quer focar, na imagem está escolhido a conversão. Abaixo tem um campo para marcar que define um custo por ação desejado, mas abaixo tem um aviso: "Com base nas seleções, esta campanha usará a estratégia de lances Maximizar conversões"

No orçamento, é escolhido o valor que quer investir diariamente com seu anúncio.

Esta imagem determina o valor do orçamento, há um campo para colocar o valor médio que se deseja gastar por dia.

Em Configurações adicionais você consegue expandir o menu de opções. 

Clicando em Programação de anúncios, é capaz de programar os dias e horários que deseja a veiculação das campanhas no Discovery.

A imagem mostra como programar os anúncios, os dias e os horários.

É necessário selecionar a data para os anúncios começarem a aparecer, se desejar também é possível marcar a data de encerramento da campanha.

Na imagem aparece para marcar as data de início e termino. No campo "data de início" há uma data selecionada, 2 de outubro de 2020 e na "data de término está marcado o campo nenhuma e abaixo tem a opção "selecionar data". Ao lado direito tem um aviso de que se não marcar o fim da campanha ela continuará sendo exibida, a menos que especifique uma data de término.

Em Opções de URL da campanha tem um espaço para inserir a URL para onde o clique vai redirecionar. Ali você insere parâmetros para personalizar a URL final, o que permite acompanhar mais informações sobre os cliques.

Essa imagem mostra as opções de URL da campanha. Tem um espaço para inserir a URL para onde o clique vai redirecionar

 

No campo Conversões, pode selecionar quais ações realizadas pelo seu público devem ser informadas na coluna “Conversões” dos relatórios de campanha.

Essa imagem traz o campo Conversões, nela pode selecionar quais ações realizadas pelo seu público devem ser informadas na coluna “Conversões” dos relatórios de campanha. Na imagem tem dois campos, o primeiro é " usar a configuração incluir em conversões no nível da conta" e o segundo campo, que está selecionado, é para escolher as ações de conversões para esta campanha.

2º fase: Configuração do público-alvo

Inicie colocando nome para o grupo de anúncio.

Essa imagem mostra para como colocar nome no grupo de anúncios.

O próximo passo é ajustar quem quer alcançar e onde exibir sua campanha. Vamos segmentar os públicos-alvo, ou seja, quem vai ver seus anúncios. Basta colocar um interesse ou hábito do seu público para ver as sugestões. Além disso, o Google tem algumas ideias de públicos-alvo já prontas.

A imagem mostra uma segmentação do público-alvo. Nenhum campo está selecionado, apenas mostra as opções.

Nas informações demográficas você segmenta o público de acordo com gênero, idade, status parental e renda familiar.

Mostra as informações demográficas, como gênero, idade, status parental e renda familiar. Todos os campos estão selecionados.

3º fase: ajuste dos anúncios de Discovery

Essa fase envolve a criação. Ao clicar em + Novo Anúncio aparece duas opções:

  • Anúncio Discovery;
  • Anúncio Discovery de carrossel

Essa imagem mostra criação do anúncio se será uma imagem ou no formato de carrossel, fase que a imagem do anúncio será adicionada. Tem a opção de anúncio em carrossel e ou apenas uma imagem.

Ao selecionar Anúncio Discovery, verá a tela de criação:

A imagem está dividida ao meio, no lado esquerdo mostra os campos que precisam ser preenchidos sobre o anúncio, como imagens e logotipos, título, descrição, texto para vincular o URL no anúncio. Ao final da página tem as opções "adicionar ao grupo de anúncios" e "cancelar". Do lado direito exibe como está ficando o anúncio de acordo com as informações colocadas.

 

Ao inserir os dados da propaganda, você consegue visualizar na janela à direita como seu anúncio vai ficar nos diferentes canais do Google – YouTube, Gmail e Discover. Por fim, inclua o URL Fina, esse será o endereço para onde os usuários serão direcionados após clicar na campanha.

Feito isso, seu anúncio de Discovery está pronto.

Sei que são muitas informações para absorver de uma e colocar em ação. O primeiro passo você já deu, que é se informar sobre, agora se quiser fazer um anúncio Discovery e está com medo de perder seu investimento, por não saber fazer ou por saber quais dados analisar, nós, da Unid,  podemos te assessorar.

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