Estratégia de diferenciação: Como se destacar no mercado

Atualmente, adotar uma estratégia de diferenciação se tornou uma regra para aquelas empresas que querem se destacar. Isso acontece devido ao amplo alcance das redes de internet e o aumento da concorrência de mercado.

O objetivo de se priorizar estratégias competitivas que diferenciam o seu negócio diante de seus concorrentes é atrair um maior número de clientes e ganhar a fidelidade deles, tornando-os promotores da sua marca.

É por meio dessas estratégias que você conseguirá mostrar os seus valores e diferenciais para os consumidores, bem como demonstrar que o seu produto e/ou serviço é a melhor solução para as dores do cliente.

Desse modo, é relevante compreender quais são os tipos de estratégias para criar uma vantagem competitiva perante o mercado. Neste artigo, destacamos a estratégia de diferenciação, elencando suas vantagens, quais cuidados você deve ter e como aplicar a estratégia em sua empresa, e mostraremos algumas cases de sucesso.

 

O que são estratégias competitivas?

De modo geral, as estratégias competitivas consistem em desenvolver ações que criem vantagens diante de seus concorrentes, para, então, disputar um espaço consolidado no mercado em que atua.

Ao adotar essas estratégias com base nas forças competitivas da empresa, aumenta-se a atratividade das soluções oferecidas pelo negócio, criando uma imagem positiva.

Conforme explica Michael Porter, no livro “Estratégia Competitiva”, há três principais estratégias competitivas que servem para auxiliar uma empresa a conquistar uma posição de destaque no mercado. Sendo elas: custo, foco e diferenciação.

Custo

Estratégia de diferenciação

Uma estratégia de custo busca operar com o mínimo de gastos possíveis. Assim, foca na eficiência do produto e gerencia a distribuição de orçamento, possibilitando que a empresa se destaque pelo seu diferencial de preço.

Para aplicar essa estratégia é necessário investir em participação no mercado e em tecnologias que auxiliem na flexibilidade orçamentária.

Foco

Essa estratégia se caracteriza por direcionar o objetivo competitivo da empresa para a utilização da segmentação de mercado, criando um nicho de clientes bem específico.

Um ponto de destaque é que essa estratégia permite facilmente a combinação com os outros tipos de estratégias competitivas. Dessa forma, a marca pode tornar suas soluções em opções únicas e personalizadas para seu nicho.

Diferenciação

Estratégia de diferenciação

A estratégia de diferenciação consiste em desenvolver um produto e/ou serviço inovador que diferencie a sua marca em relação aos seus concorrentes de mercado. Essas características únicas destacam seus produtos e melhoram o seu posicionamento de marca.

Existem diversas formas de aplicar a estratégia de diferenciação, tais como através de investimentos em tecnologias de ponta, aprimoramento da marca e na criação de produtos com qualidades exclusivas. Com isso, a empresa pode cobrar um valor mais alto por seus produtos e/ou serviço, sem gerar diminuição nas vendas.

Aqui, deve-se levar quais são os seus diferenciais e singularidades, podendo ser a qualidade dos produtos, a utilização de tecnologias de ponta, a exclusividade, a prestatividade no atendimento ou a utilização de campanhas criativas.

Nesse sentido, uma estratégia de diferenciação são as ações desenvolvidas pela empresa para torná-la uma referência no mercado e conquistar um público que se torne promotor da sua marca.

Para que você possa se destacar no seu nicho de mercado, nos aprofundaremos um pouco mais na estratégia de diferenciação. Continue a leitura e entenda muito mais sobre essa importante estratégia!

 

Quais são as vantagens da estratégia de diferenciação?

Como vimos, a estratégia de diferenciação é muito eficaz para destacar as qualidades de seus produtos. Assim, ela traz inúmeras vantagens para a sua empresa, como:

  • Aumento da receita: Ao se tornar uma referência no mercado, a receita da sua empresa aumentará. Mas, saiba que isso é uma consequência das estratégias e, por isso, não acontece a curto prazo.
  • Redução de custos: Quando bem aplicadas, as estratégias de diferenciação trazem um aumento de clientes. O que pode auxiliar para a redução dos gastos, sem afetar a singularidade e a qualidade do produto.
  • Redução de riscos: As estratégias de diferenciação exigem o mapeamento de concorrentes, fornecedores, clientes, lançamentos e substituição de produtos, assim, os riscos ficam muito mais perceptíveis. Isso faz com que você tenha noção de como agir com prevenção e de como deve se posicionar para obter um maior sucesso.
  • Maior longevidade: Essa estratégia pode trazer resultados positivos em relação ao futuro da empresa, trazendo maiores chances de prosperidade a longo prazo. A maior longevidade virá com o crescimento de clientes promotores da sua marca, que trazem novos consumidores através da indicação.

Mesmo com todas essas vantagens, algumas dificuldades poderão surgir. Por isso, tenha a atenção voltada para a escolha das características que serão destacadas em seus produtos e/ou serviços. Também é importante que você acompanhe as novas tendências e mantenha a sua empresa sempre atualizada.

 

Conheça três cases de estratégia de diferenciação que foram um sucesso!

diferenciação perante seus concorrentes de mercado. Algumas dessas grandes marcas são: Apple, Harley-Davidson e Coca-Cola.

Apple

A famosa marca de aparelhos eletrônicos é uma das principais cases de sucesso pela utilização de estratégias de diferenciação com foco na satisfação do cliente.

A Apple desenvolveu um excelente atendimento ao consumidor, se disponibilizando para sanar todas as questões levantadas pelos clientes. Um exemplo disso é a possibilidade de agendar horário com um especialista, sem precisar pagar por esse serviço. Mas, além disso, a empresa utiliza tecnologias de ponta em seu software e hardware, proporcionando uma alta qualidade para seus produtos.

Todas essas qualidades ganharam o coração do público e alcançaram um elevado nível de fidelização.

Harley-Davidson

Outro case interessante são as conhecidas motocicletas Harley-Davidson. Mesmo com o custo alto das motocicletas, a marca possui reconhecimento mundial e gerou milhares de clientes-promotores do sentimento de pertencimento à comunidade de motoqueiros.

Nesse sentido, a Harley vende mais que um produto, mas sim a noção de vínculo com uma tribo social e a experiência de ser acolhido pelo grupo.

Coca-Cola

Não é à toa que a Coca-Cola é a marca de refrigerantes mais consumida do mundo. Suas campanhas de marketing passam uma mensagem clara da promoção de valores como a felicidade, o amor e a amizade.

Novamente, essa estratégia gera nos consumidores o sentimento de pertencimento e acolhimento, trazendo para a mente dos clientes a lembrança do almoço em família.

Além disso, seus produtos possuem uma diferenciação na qualidade, tornando-a a primeira escolha em relação aos seus concorrentes de mercado.

 

Como aplicar uma estratégia de diferenciação?

Para adotar uma estratégia de diferenciação é essencial que você compreenda as seguintes forças elencadas por Michael Porter:

  1. Rivalidade dos concorrentes: São analisadas as empresas que possuem o mesmo público-alvo, estudando a qualidade dos produtos, o nível de publicidade e a taxa de crescimento das marcas.
  2. Poder de negociação dos clientes: Essa força está relacionada com o preço de compra de duas empresas do mesmo nicho. Aqui, são analisados o valor de empresas concorrentes para entender o que os clientes poderão tentar negociar.
  3. Poder de negociação dos fornecedores: Para que você delimite parâmetros de diferenciação para a sua empresa, é importante saber que os seus fornecedores também entram nas análises de estratégias competitivas. Assim, você deve avaliar o custo e a qualidade da matéria-prima.
  4. Ameaça de entrada de novos concorrentes: Nessa força devem ser analisadas quais são as facilidades e dificuldades dos novos concorrentes em relação ao investimento, experiência, canais de marketing e pontos de distribuição. Nesse sentido, quanto maior for a dificuldade para a nova empresa, maior será a vantagem de diferencial para a sua marca.
  5. Ameaça de produtos substitutos: Esse fator está relacionado à possibilidade de um cliente trocar a sua solução por uma de menor valor. Para reduzir essa ameaça, você deve analisar as diferenças de preço, qualidade e eficiência.

Após destacar todas essas forças, você poderá iniciar o processo de pesquisa para encontrar qual é a estratégia de diferenciação mais eficaz para o seu negócio. Esse estudo deve envolver todas as fases da elaboração do produto, desde a sua criação, até a forma de divulgação e venda.

Para isso, siga as seguintes etapas:

Conheça o mercado

Entender como funciona o seu nicho de mercado é um ponto fundamental para realizar estratégias de diferenciação, pois, assim, você poderá conhecer a oferta e a procura, bem como quais são as necessidades e os comportamentos do seu público-alvo.

Além disso, poderá perceber se a estratégia que você quer aplicar será viável, considerando a demanda do mercado.

Segmente o seu público-alvo

Nessa etapa, você deve se questionar: Meu produto é desenvolvido para quem? Quem eu quero atingir? Quem é captado pelos meus produtos?

Conhecer os seus clientes é muito importante para que você saiba quais dores e ansiedades o seu produto e/ou serviço soluciona, para que, então, você entenda o que o diferencia perante a concorrência.

Conheça seus valores e diferenciais

Saber quais são os seus valores e diferenciais é um passo essencial para aplicar a estratégia de diferenciação. Afinal, é por meio das singularidades da sua marca, que a estratégia será desenvolvida.

Ao conhecer os seus valores, será mais simples compreender quais são os aspectos que te diferenciam perante os concorrentes, possibilitando que você transmita a mensagem característica da sua empresa e que gere conhecimento de marca.

Posicione a sua marca

Após ter o conhecimento do seu mercado, do público-alvo e de seus valores e diferenciais, é a hora de se posicionar na sua marca. Aqui, serão destacados para os consumidores qual é a cultura organizacional, os valores e princípios da empresa.

Além disso, a identidade visual deve ficar bem demarcada. Isso envolve a apresentação do logo, slogan, tom de voz, canais de comunicação, elementos gráficos, site, embalagem etc.

Todos esses aspectos contribuirão para o desenvolvimento de uma lembrança de marca e de clientes que são promotores dos seus produtos.

Invista em inovação

A ideia da estratégia de diferenciação é ser ousado e criativo, ao ponto de escapar de soluções mais tradicionais, criando um produto e/ou serviço totalmente singular. Assim, investir em inovação se torna essencial.

Nesse contexto, inovar significa não ficar preso ao óbvio em seu dia a dia, seja criando publicações criativas, atendimento personalizado ou até mesmo uma embalagem nova que expresse a personalidade da empresa.

Crie conteúdos relevantes

Investir em marketing de conteúdo tem um grande potencial de gerar ótimos resultados na estratégia de diferenciação. Por isso, é interessante que você aplique recursos em uma agência de marketing especializada no desenvolvimento de conteúdos relevantes para o seu segmento de mercado.

Essa equipe ficará responsável por criar blogs com temas pertinentes, postar conteúdos relevantes regularmente nas redes sociais e divulgar as novidades para o público. De tal forma, os consumidores poderão acompanhar todas as inovações da marca.

Além de gerar uma maior conexão com os clientes, o desenvolvimento de conteúdos de qualidade pode alavancar a captação orgânica de leads qualificados para adquirir sua solução.

 

Está pronto para investir em uma estratégia de diferenciação?

Em meio ao mercado competitivo é primordial que você encontre uma forma de se destacar. Por isso, investir em uma estratégia de diferenciação se torna uma grande ferramenta.

Após conferir os passos mais importantes para desenvolver essas estratégias, chegou a hora de encontrar qual a melhor forma da sua empresa se diferenciar e se comunicar com o público.

Nesse sentido, a Unid pode ser o motor de crescimento e de diferenciação do seu negócio! Temos uma equipe de marketing especializada em direcionar a sua empresa rumo ao destaque no mercado.

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