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Sabe quando estamos falando sobre algum produto com um amigo e, de repente, surge um anúncio sobre o mesmo produto no seu Instagram?
A sensação é de que a rede social estava ouvindo a sua conversa, não é mesmo?
Bom, tenho uma notícia para você: isso nada mais é do que a personalização do algoritmo.
As redes sociais, o Google e a maioria das plataformas digitais funcionam a partir de algoritmos.
Esses algoritmos se moldam. Quanto mais conhecem você e percebem seus padrões de comportamento, gostos, mais personalizam a sua experiência naquele site/rede social.
Sendo assim, cria-se um espaço único para você, fundamentado nos seus interesses.
Em poucas palavras ousamos dizer: o marketing personalizado é o futuro da experiência de compra digital!
O maior exemplo de experiência personalizada é a Netflix. Pode comparar para ver, a sua página inicial não será igual a do seu amigo.
Podem até ter coisas em comum, mas sempre será um pouco diferente.
Isso porque o algoritmo entende que são pessoas diferentes, com gostos específicos.
A partir disso, seleciona os que mais combinam com cada personalidade.
Mas, afinal, qual a vantagem de investir em marketing personalizado?
Continue lendo e veja 3 motivos para começar a fazer isso agora!
Marketing personalizado: o conceito
Também conhecido como marketing one to one, o marketing personalizado se resume a uma ideia central: se aproximar do consumidor!
O objetivo deste tipo de estratégia é valorizar a experiência dos consumidores com a marca/empresa.
Manter uma relação próxima, tudo isso a partir do conhecimento sobre seus gostos, hábitos e comportamentos.
Tudo isso só é possível com os famosos dados!
Exemplos de marketing personalizado
- E-mail marketing com promoção em uma seleção de produtos que você já clicou no site da marca;
- Quando você vê lojas virtuais com listas especiais de produtos que você pode gostar, de acordo com suas últimas compras;
- E-mail com oferta naquele produto específico que você demonstrou interesse no site da marca.
3 vantagens de começar a investir nessas estratégias
Aumenta a fidelidade de clientes
A lógica é simples: quando um cliente é bem atendido em uma loja ele sempre deseja voltar, certo?
O mesmo vale para o universo digital!
Um cliente que recebe boas recomendações personalizadas, que sente que a marca o conhece/ compreende sua personalidade, se sentirá mais confortável em manter relações com a empresa.
Afinal, por que perder tempo conhecendo novas marcas se aquela já o conhece tão bem e sabe exatamente o produto que ele quer ou precisa?
Além de, claro, estabelecer uma relação de confiança e proximidade com a marca, algo muito valioso em um processo de compra.
Sendo assim, todos saem ganhando, o consumidor economiza tempo e ganha praticidade.
A loja ganha possibilidade de recompra constante, ou seja, mais vendas.
Melhora a experiência do usuário
Quem não gosta de se sentir único e reconhecido?
O tratamento personalizado melhora a experiência do usuário e nós podemos provar!
As estratégias de marketing personalizado fazem com que as pessoas se sintam valorizadas e relevantes para a marca.
E, além disso, é uma ótima forma de fortalecer a imagem da marca na mente do consumidor.
Facilita a tomada de decisão
Sabe aquela jornada que todo consumidor passa antes de fechar uma compra?
Pesquisa > análise > vantagens etc.
É o processo básico antes que uma pessoa decida, de fato, levar um produto.
Mas, você sabia que o marketing personalizado pode influenciar esse processo e, melhor ainda, facilitar a tomada de decisão?
Isso mesmo!
Quando uma pessoa confia na marca, se sente valorizada e compreendida, a tendência é de que essa jornada se torne muito mais curta.
Afinal, ela já conhece a marca, já sabe das qualidades dos produtos, das vantagens e etc.
Fica muito mais fácil decidir levar!
Sendo assim, as conversões em venda tendem a ser menos burocráticas com o tempo.
Um sonho não é mesmo?
Bom, se você está interessado em desbravar ainda mais o universo do marketing centralizado, vem com a gente!
Conheça mais sobre o universo dos dados e algoritmos, aprenda tudo o que eles podem oferecer para o crescimento da sua marca.
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