9 Estratégias de crescimento para impulsionar o seu negócio

Com a concorrência crescente no mercado, as empresas precisam buscar modos de se destacarem. É nesse contexto, que as estratégias de crescimento ocupam um papel muito importante.

Negócios bem-sucedidos geralmente combinam diversas estratégias de crescimento, tornando-as consistentes e bem estruturadas. As ações estratégicas incluem o desenvolvimento de mercado, inovação, expansão de produtos e de canais, bem como parcerias, novas aquisições e crescimento.

Essas estratégias dependem de fatores como o modelo de negócio, o modo de investimento e a cultura organizacional, por isso, é essencial que as empresas adaptem os tipos de estratégias de crescimento para suas realidades.

Neste artigo, explicaremos o que são estratégias e qual é a importância de utilizá-las para alavancar o seu negócio. Ainda, destacamos nove estratégias de crescimento e te daremos dicas de como aplicá-las dentro de sua empresa.

 

Categorias de crescimento

Antes de compreender sobre as estratégias de crescimento, é relevante saber que o sucesso de um negócio requer planejamentos que se enquadrem nas seguintes categorias: crescimento orgânico; crescimento estratégico; crescimento por parceria; e crescimento interno.

  • Crescimento orgânico: Acontece quando um negócio cria naturalmente as condições necessárias para se expandir. Isso significa que a sua empresa estimula o crescimento por meio da cultura organizacional que já é estabelecida, sem a necessidade de ajustar drasticamente o negócio. Assim, quanto maior for o crescimento orgânico, mais a sua empresa poderá investir no seu desenvolvimento.
  • Crescimento estratégico: Essa abordagem se concentra no crescimento a longo prazo de uma empresa. São elaboradas metas e objetivos específicos, a fim de proporcionar o crescimento seguro do negócio, seja na expansão de mercado ou de produto. É essa categoria de crescimento que será abordada com maior aprofundamento durante esse artigo.
  • Crescimento de parceria: De modo geral, essa categoria consiste em unir-se a uma empresa para criar outras oportunidades de mercado.
  • Crescimento interno: É a categoria que busca maximizar os processos internos da empresa, com o intuito de aumentar os negócios, diminuir os custos e ampliar a renda.

 

O que são estratégias de crescimento?

Planejar e estruturar métodos de crescimento são ações fundamentais para expandir uma marca perante o mercado. Nesse sentido, adotam-se estratégias que envolvam o planejamento e definição de objetivos, prazos, investimentos, testes, recursos, responsabilidades e limites.

As estratégias de crescimento, então, seriam modos de expandir a quantidade de vendas e oportunidades por um planejamento previsível, recorrente e mensurável. Aqui, o intuito é desenvolver a marca de forma segura.

 

Qual é a importância de utilizar as estratégias de crescimento?

Considerando que um negócio deve alcançar o sucesso de maneira eficiente e sustentável, entende-se que o crescimento precisa ser conduzido pela equipe estratégica da empresa.

Assim, as estratégias de crescimento possibilitam o acesso aos melhores recursos, como realizar testes, traçar planos e delimitar metas. Essas ações planejadas auxiliam na prevenção de riscos e aumentam a lucratividade da marca.

 

Quais são os tipos de estratégias de crescimento?

Para que você possa fazer o planejamento, é necessário pesquisar e compreender quais são os tipos de estratégias de crescimento que pode adotar. Pensando nisso, destacamos nove tipos de estratégias que, com certeza, proporcionarão o crescimento seguro da sua empresa.

 

1. Estratégia de Penetração de Mercado

Estratégias de crescimento

Essa estratégia visa o crescimento das vendas, considerando o público-alvo que a marca já possui. Aqui, com o auxílio de um CRM, são feitas ações de fidelização de novos clientes dentro da base de leads qualificados que já foram captados pela empresa.

Desse modo, busca-se conhecer as necessidades dos consumidores para elaborar estratégias que ajudem a expandir o seu produto, de modo a atrair os consumidores dos seus concorrentes de mercado. Assim, a sua empresa atingirá clientes para além daqueles que já possui.

2. Estratégia de desenvolvimento de produtos

O desenvolvimento de um novo produto no mercado pode ser desafiador. Por isso, a marca deve criar uma estratégia que considere para quem o produto será destinado, como ele beneficiará esses consumidores, quais são os objetivos do produto e como ele se destaca dos concorrentes. Assim, ficará mais palpável criar metas e objetivos mensuráveis.

Lembre-se que essa estratégia deve ser criada em conjunto com a sua equipe, pois envolve processos de análise de mercado, de público-alvo, de orçamento e de outros pontos específicos da produção de um novo produto.

 

3.  Estratégia de desenvolvimento de mercado

Estratégias de crescimento

Nessa estratégia, a empresa adentra um novo mercado com seus produtos já existentes. Dessa forma, a marca pode se expandir geograficamente pelo território nacional ou internacional.

Para que o desenvolvimento de mercado seja bem-sucedido, é necessário considerar se o perfil do novo consumidor atingido é o público ideal para consumir os seus produtos.

 

4. Estratégia de diversificação

Aqui, a empresa desenvolverá novos produtos, ao mesmo tempo que expande o seu negócio para outros mercados. Por ser uma estratégia mais desafiadora, o planejamento deve ser feito minuciosamente.

Ao implementar pesquisas e análises de mercado adequadas, uma marca pode ser bem-sucedida nessa estratégia, atraindo diversos novos clientes.

 

5. Estratégia de novos modelos de negócios

Estratégias de crescimento

Quando uma empresa decide mudar o seu modelo de negócio operacionalmente, pode criar oportunidades de crescimento.

Nesse sentido, trocar ou agregar um modelo diferente, gera resultados muito eficientes e posiciona sua marca diante de um mercado competitivo.

 

6. Estratégia de novos canais de distribuição

Essa estratégia visa ampliar os canais de distribuição de seus produtos para impulsionar o crescimento da receita e da visibilidade no mercado sem precisar alterar o produto.

Desse modo, por exemplo, uma empresa física poderá expandir-se para o e-commerce e vice e versa.

 

7. Estratégia de segmentação de mercado

Estratégias de crescimento

Segmentar o mercado é uma ótima forma de encontrar oportunidades de crescimento, uma vez que ao se concentrar em um nicho, você atinge um público com probabilidade de se interessar pelo seu produto e/ou serviço.

Essa estratégia consiste em dividir um mercado-alvo em categorias mais definidas e gerenciáveis, possibilitando uma maior personalização da solução vendida para os consumidores.

 

8. Estratégia de parcerias

Parcerias estratégias podem gerar um crescimento para ambas as empresas, pois a campanha em collab atingirá o público das duas marcas.

Mas, além disso, você também entende quais são as referências utilizadas pelo seu parceiro e se beneficia da visibilidade trazida pela campanha.

 

9. Estratégia de aquisição

Esse tipo de estratégia exige a viabilidade de recursos, por isso, só deve acontecer se a sua empresa tiver reservado, um fluxo de caixa positivo ou a alternativa de financiamento.

Algumas vantagens da estratégia de aquisição são a redução da concorrência, o acesso a tecnologias proprietárias e a base de clientes da empresa que foi adquirida.

 

Algumas cases de sucesso

Para que você veja exemplos práticos de empresas que aplicaram as estratégias de crescimento, selecionamos três grandes marcas: o Facebook, o Google e a Amazon.

Facebook

No seu lançamento, em 2004, o Facebook buscava uma forma de se destacar em meio ao crescimento das redes sociais. Com esse propósito, optou por uma estratégia de crescimento gradual.

O foco da empresa foi divulgar a rede no campus da faculdade de Harvard, local onde foi criada, passando a se expandir para outras universidades estadunidenses. Após terem um número expressivo de usuários, a plataforma foi ampliada para outros públicos e ajustada às necessidades dos novos usuários.

Google

O Google iniciou como um modo de fazer pesquisas online para o público B2C (Business to Customer). Com as mudanças de consumo, a empresa percebe a grande oportunidade de expandir a sua plataforma para o público B2B (Business to Business), abrindo espaço para outras empresas anunciarem no Google.

Hoje, o Google Ads é a plataforma de anúncios do Google e conta com uma diversidade de tipos de campanhas.

Amazon

A Amazon foi criada com o objetivo de vender livros de forma online, a partir das centenas de livrarias espalhadas pelos Estados Unidos. Ao segmentar o seu nicho e oferecer uma infinidade de variedade de livros, a empresa passou a se destacar no mercado online.

Depois, foi se expandindo para outros setores de produtos, principalmente para a linha de eletrônicos, até se tornar um dos maiores e-commerce do mundo.

 

Afinal, como aplicar as estratégias de crescimento?

Como vimos, para que você possa expandir o seu negócio é importante seguir um planejamento certeiro. Considerando isso, queremos contribuir com a sua jornada de crescimento com algumas dicas para aplicar as estratégias de crescimento no seu negócio. 

Veja logo abaixo!

Valide o seu modelo de negócio

Independente do seu planejamento de expansão, é muito importante que você faça pesquisas de mercado e benchmarkings, pois as informações levantadas nessas pesquisas poderão ser utilizadas para montar as ações estratégias do seu planejamento.

Dessa forma, uma boa pesquisa de mercado traz informações sobre seus clientes atuais e a oportunidade de explorar novos mercados. Além disso, o estudo de mercado destaca o comportamento de compra dos consumidores, as preferências de produtos e quais canais os clientes usam com mais frequência.

Ainda, você obtém uma percepção sobre como a sua empresa está posicionada diante de seus concorrentes e poderá ajustar as áreas que se encontram mais vulneráveis mediante novas estratégias.

Conheça o seu público-alvo

O seu público-alvo deve ser um dos pontos mais importantes do seu planejamento estratégico, uma vez que os clientes são quem movimentam o seu negócio.

Estude a fundo qual é o público que você quer atingir para que você possa tomar decisões que atendam a necessidade dos consumidores. É esse conhecimento que direciona quais canais serão utilizados, qual será a dinâmica de venda e qual o tipo de produto que será vendido.

Aqui, você coletará dados por meio de pesquisas feitas diretamente com seus clientes. Serão analisadas as informações demográficas, psicológicas, psicográficas e comportamentais do seu público para, depois, tomar as decisões de expansão da empresa.

Conheça as dores do seu público-alvo

Ao compreender como funciona o mercado e conhecer seu público-alvo, é necessário que você saiba quais são as dores e ansiedades desses consumidores, para, então, apresentar o seu produto e/ou serviço como a melhor solução.

Desse modo, você saberá o que precisa ser feito para preencher as lacunas presente na vida dos clientes, seja com o desenvolvimento de um novo produto, com o atendimento para uma determinada localidade ou pelo aperfeiçoamento de um produto que você já vende.

Defina o seu diferencial

Essa é a hora de olhar internamente para o seu negócio. Para criar um planejamento de crescimento, é essencial que você conheça profundamente a sua empresa, tendo em mente o que o diferencia de seus concorrentes.

Alguns diferenciais que podem ser destacados são o preço, comodidade, formatos de compras, tecnologias, atendimento personalizado e a qualidade dos produtos. Mas, lembre-se de entender qual desses diferenciais faz parte da realidade da sua empresa.

É a partir dele que você destaca os benefícios de quem adquire a sua solução.

Estabeleça metas de crescimento

Criar metas palpáveis é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de crescimento, pois elas impulsionam a realização de ações que alavanquem o seu negócio.

Elas devem ser mensuráveis e ter prazos específicos, para que a sua equipe possa alcançá-las e auxiliá-las no desenvolvimento da empresa.

Quando você estabelece metas e objetivos claros, a sua empresa consegue medir o crescimento gerado pelas ações, otimizando as atividades a serem desenvolvidas e ampliando as chances de sucesso.

Determine suas estratégias de crescimento

Neste estágio, você precisará ter a resposta para questões como:

  • Quem é seu público-alvo?
  • Seu fluxo de vendas está alinhado com a jornada de compra desse público?
  • Qual é a sua proposta de valor e seus diferenciais?
  • A sua cultura organizacional está pronta para inovar?
  • Quais canais digitais utiliza para aumentar a visibilidade da sua marca?

Ao respondê-las, você perceberá que a sua empresa está pronta para investir em estratégias de crescimento. Agora, você deve selecionar quais estratégias aplicará para adquirir novos clientes e atingir os objetivos da sua empresa.

Crie um plano de ação

O plano de ação deve conter todos os detalhes necessários para a realização da sua estratégia de crescimento. Devem ser definidas as etapas específicas para atingir seus objetivos, como, por exemplo, que tecnologias, modelos e segmentos de público devem ser obtidos, como a nova estrutura funcionará e quais são os pontos positivos e de atenção.

Esse planejamento precisa ser claro e específico, ao mesmo tempo que explica todas as especificidades da sua estratégia. Assim, responda o que precisa ser executado, quando precisa ser feito e como será alcançado.

Analise seus objetivos e otimize-os

Acompanhe regularmente as principais métricas que indicarão o progresso da estratégia em relação aos objetivos que devem ser alcançados. Essas métricas estão ligadas às metas estabelecidas no seu planejamento de crescimento e devem ser palpáveis.

Quando analisar as métricas dos seus objetivos, você perceberá o que está trazendo resultado e o que precisa ser otimizado.

Desenvolva e aprimore os produtos

Uma empresa pode crescer através do desenvolvimento de novos produtos ou do aprimoramento de um já existente. O ganho acontece, nesse sentido, ao já ter um público fidelizado e um conhecimento do mercado.

O importante é transformar a sua compreensão das necessidades dos clientes e do mercado em si em um produto e/ou serviço que esteja a favor do seu crescimento. De tal modo, você poderá satisfazer o seu consumidor e conquistar novos clientes.

Expanda a atuação da empresa

Se você tem o objetivo de abranger um público maior, a expansão do local de atuação da empresa pode ser uma boa opção. Você pode ampliar a localidade por meio de franquias, filiais ou e-commerce.

É relevante ressaltar que você deve pesquisar com o seu público, para saber se há possíveis clientes em outros locais.

Invista em Marketing

Esse investimento é crucial para o crescimento de um negócio, já que o marketing atua na divulgação das ações da empresa. Por isso, se torna interessante investir em agências que prestem assessoria para os processos de marketing necessários para o sucesso das campanhas e anúncios da marca.

Com o acesso ilimitado às redes sociais, os clientes se tornam cada vez mais autônomos. Eles pesquisam quais produtos e serviços querem, fazem comparações de empresas e efetuam a compra. É nesse contexto, que sua equipe de marketing deverá agir, explorando ferramentas como as redes sociais, e-mail marketing, anúncios digitais, blogs etc.

Priorize a satisfação do cliente

Como vimos, os clientes são parte essencial para o sucesso de suas estratégias de crescimento. Por este motivo, é muito importante que você priorize a qualidade do atendimento e do produto oferecido.

Preocupe-se em oferecer uma solução personalizada e uma experiência positiva, pois, assim, os consumidores ficarão satisfeitos e se tornarão promotores da sua marca.

Estruture sua equipe de vendas

A sua equipe comercial deve estar alinhada com o seu planejamento estratégico, para que seja mantido um padrão de qualidade no atendimento. Nesse sentido, você pode oferecer treinamentos e fazer novos investimentos para a equipe.

Pensar na gestão dos colaboradores da empresa é muito importante, já que o seu negócio deve estar alinhado internamente antes de iniciar um processo de crescimento.

Busque parcerias

Unir-se a outras empresas resulta em um maior conhecimento de mercado, na entrada em novos setores e na aquisição de novos leads qualificados, auxiliando para o crescimento do negócio.

Entretanto, você precisa entender se a sua parceria está sendo sólida o suficiente para te trazer benefícios. Para isso, ela deve estar alinhada com os seus objetivos e pautada em um sentimento de confiança.

 

Está pronto para colocar suas estratégias de crescimento em prática?

Para muitos líderes, expandir a empresa é um trabalho desafiador, mas com um planejamento estratégico bem estruturado, essa tarefa se torna menos árdua.

Visando atuar no crescimento de empresas, a Unid possui uma equipe especializada e um Know How de mais de 10 anos em assessoria de marketing e estamos a seu dispor para direcionar a estruturação das suas estratégias de crescimento.

E aí, você está pronto para investir no sucesso da sua empresa?

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