Quando pesquisamos sobre marketing digital surgem diversos apontamentos sobre o porquê isso é importante e quais os benefícios de colocar a sua marca no digital.
Daí você vai lá e faz uma postagem ou um anúncio e fica aguardando ansiosamente pelos vários resultados, mas nada acontece e você simplesmente não consegue entender porque aquilo não está dando resultado.
Calma, o problema não é você nem o seu negócio, muitas vezes você só não está conseguindo atingir as pessoas com a sua publicação.
Para melhorar isso existem formas e estratégias que vou falar para você hoje, vamos lá?
Marketing digital = criatividade + estratégia
A primeira coisa que precisamos deixar claro é que diferente do que muitas pessoas pensam, fazer marketing não é apenas fazer uma arte bonita ou um jargão divertido.
Pelo contrário, por trás de cada anúncio ou publicação há uma estratégia que considera o seu cliente, a sua marca e a sua solução.
Juntando criatividade e estratégia você consegue produzir uma escrita persuasiva, que estabelece uma conexão com o seu público, fazendo-o tomar uma ação a partir de um desejo, no marketing chamamos isso de copywriting, ou copy, para os mais íntimos.
É importante dizer que a copy não tem forma definida, pode ser um anúncio em vídeo ou texto, desde que tenha como intuito vender.
Quer saber mais sobre como as estratégias de escrita persuasiva podem tornar seus anúncios mais chamativos? Baixe o nosso Guia Definitivo de Copywriting!
Tudo bem, já entendemos que é preciso criatividade e estratégia para fazer o seu marketing dar certo, mas como fazer isso na prática? Como podemos produzir um bom anúncio chamativo?
É preciso ter em mente alguns pontos que serão fundamentais na sua produção:
Qual o seu público-alvo?
Já falamos sobre isso em nossa postagem anterior, mas esse é um ponto realmente importante, você precisa saber quem é o seu público-alvo.
Algumas perguntas podem te ajudar a definir isso, como: qual a idade dessa pessoa? Ela possui poder aquisitivo alto ou baixo? Qual nível de escolaridade? Essa pessoa tem filhos? Quais são as dores dela?
Essas perguntas são essenciais, afinal, um homem de 30 anos, solteiro, possui desejos e necessidades diferentes de um homem de 30 anos, casado, com filhos. A mesma coisa de um público mais velho e um público mais jovem ou de uma capital e uma cidade do interior.
De maneira prática, os termos e o modo de se comunicar serão diferentes e isso será fundamental para que o leitor sinta que aquele anúncio foi feito para ele.
Qual o nível de consciência da sua persona?
Outro ponto fundamental é compreender o seu produto e o quanto o seu público sabe sobre ele.
Se você for vender um carro, por exemplo, não faz sentido ficar explicando como funciona um carro, pois as pessoas já sabem isso. Faz mais sentido nesse caso mostrar o porquê elas deveriam escolher o carro que você está vendendo e não o do seu concorrente.
Mas, se você vende uma solução pouco conhecida, é preciso explicar como esse produto funciona, quais problemas resolve e o porquê fará a diferença na vida da pessoa que está comprando-o. Afinal, esse público ainda não entende o seu produto.
Isso te ajudará a definir o foco do seu anúncio ou publicação, se ela será mais explicativa ou mais incisiva.
Defina suas Big Ideas
Após definir claramente os pontos anteriores você começa a ir para a parte mais prática que é definir o que você vai falar no seu anúncio.
Quando temos muito conhecimento sobre um produto ou solução é muito fácil se perder ao falar sobre ele, afinal queremos contar sobre todos os benefícios e pontos positivos.
Mas, o anúncio precisa ser norteado pela mesma ideia do início ao fim ou o leitor poderá ficar confuso e perdido.
Portanto, é fundamental definir uma big ideia, que é basicamente uma frase simples que exemplifica o que você falará no anúncio.
Por exemplo, se você trabalha com energia solar sua big ideia pode ser “energia solar é sustentável” então a partir disso vai escrever sobre os benefícios da energia solar para o meio ambiente e faz uma imagem condizente com isso. Nesse caso você não falará sobre como energia solar é um investimento melhor que poupança ou colocar imagens de contas, pois foge da sua ideia principal.
Qual sentimento você quer causar?
Um ponto muito importante é sempre definir um sentimento para nortear o seu anúncio.
O ser humano é emocional e a melhor maneira de estabelecer uma relação com outra pessoa é por meio dos sentimentos.
Portanto, defina que emoção deseja que o leitor sinta, seja medo, esperança, dúvida e mostre que essa emoção será sanada ou causada pelo seu produto.
Use AIDA
Algo que te ajudará é o AIDA, que é a junção das palavras: ATENÇÃO, INTERESSE, DESEJO E AÇÃO. Essa é uma fórmula de escrita publicitária onde você vai conduzindo o seu leitor a tomar ações.
E como funciona?
Bom, primeiramente é preciso chamar a atenção do seu leitor, seja pela imagem ou por um título chamativo. A partir disso você pode começar a fomentar o interesse, estimulando a curiosidade para a pessoa querer saber mais sobre o que você está falando. A partir disso, a pessoa tem o desejo de continuar lendo para saber mais. Junto a isso surge o desejo de tomar uma decisão e nesse momento você faz a chamada para ação, para incentivar ainda mais o cliente a agir.
Essa fórmula é muito efetiva, pois guia o leitor a sentir e tomar decisões. Além disso, ela é muito prática de escrever quando se tem uma noção clara sobre o seu público e produto.
Venda!
Por fim, tenha em mente que um anúncio deve funcionar como um vendedor, portanto, deve ser algo fluido e natural. Até por isso, não precisa se preocupar em ser muito coloquial, pode usar expressões e gírias mais rotineiras, pois, quanto mais você conseguir se ligar com o leitor, melhor é.
Tendo em mente esses pontos você está pronto para começar a produzir seus anúncios e eu tenho certeza que dessa vez os resultados virão!
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