Imagine que você ou seu filho está navegando na internet e se depara com um canal chamado “Coisa Nossa”, aparentemente um canal para jovens que envolve memes, vídeos games, etc.
Mas você sabia que, na verdade, esse canal faz parte de uma estratégia de marketing da marca Guaraná Antárctica?
Isso se chama Social Video Marketing e é uma campanha pensada para aumentar o engajamento do público com o seu produto através de um vídeo.
Diferente do Video Marketing cuja função é vender o produto ou serviço, o Social Video Marketing foca em construir uma rede de espectadores e se aproximar dos consumidores.
E por que essa estratégia é interessante? Pois, te ajuda a construir uma audiência, com isso você adquire mais autoridade, mais conexão com o seu público e acaba vendendo mais.
Como fazer isso?
1. Escolha a plataforma certa
Por depender do engajamento, essa estratégia funciona quase que unicamente no digital, por isso é fundamental escolher bem a plataforma em que vai trabalhar.
Afinal, cada plataforma tem especificações técnicas diferentes e também possuem especificações em relação aos conteúdos e usuários. Por exemplo, o público do Linkedin difere do TikTok e os formatos dos vídeos, modos de postagem e engajamento também são diferentes.
2. Defina o conteúdo considerando sua plataforma
Como já disse, cada plataforma tem seu público e linguagem, isso também interfere nas temáticas e conteúdos trabalhados. Por isso, é importante pesquisar quais conteúdos performam melhor em determinadas redes e de que forma são trabalhados.
Nesse momento também é fundamental saber qual sua persona, pois entendendo para quem esse conteúdo será direcionado, terá mais facilidade em definir qual rede social usar e quais conteúdos trabalhar.
3. Produza o seu conteúdo e os promova
Agora que você tem sua persona, conteúdo e plataforma definidos, é hora de colocar a mão na massa e começar a produzir seus vídeos.
Nesse momento também é interessante divulgar esse material. Lembre-se que o Social Video Marketing é parte de uma estratégia maior, por isso relacione-os com assuntos que já trabalha e faça publicações informando ao público sobre esses vídeos.
4. Analise os dados
Como já falamos aqui, um dos benefícios de se trabalhar no digital é ter acesso a dados e métricas e poder usar isso ao seu favor.
Por meio dos dados você pode entender se seu conteúdo está funcionando ou não, quais são as temáticas que interessam para o seu público e como melhorar seus vídeos.
Além disso, é por meio dos dados que você pode quantificar se o seu trabalho está sendo efetivo e se está realmente atingindo seus objetivos.
Com essas dicas eu tenho certeza que você conseguirá adicionar o Social Video Marketing em suas estratégias para aumentar o seu público!
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