Compreender o funcionamento do Google é um enigma, com inúmeras atualizações que complicam as oportunidades de negócios. Uma alternativa que pode trazer mais confiança à você na hora de obter um bom posicionamento no Google é o patrocínio de palavras-chave. As palavras-chaves ou frases descrevem o produto ou serviço que seu site ou blog oferece, elas determinam quando e onde seu anúncio pode ser exibido. O patrocínio de palavras-chaves consiste em corresponder seus anúncios aos termos que as pessoas pesquisam.
Não é garantia que conseguirá uma boa posição no ranqueamento, mas é uma chance. O leilão de palavras chaves envolve muitas variáveis e não garante que conseguirá estar na primeira página de resultados do Google. Muitas são as especulações em torno do leilão, com mitos que podem assustar algumas empresas. Pode ser muito frustrante o leilão de Adwords (links patrocinados).
O papel do Google é intermediar os anunciantes e usuários, tentando tornar a experiência de cada um boa.
Os anunciantes querem que os usuários cliquem em seus anúncios e os usuários querem anúncios relevantes, sem spam ou informações irrisórias. O Google precisa garantir o melhor para os dois.
Pretendo desmistificar algumas crenças sobre o leilão do Google e explicar como funcionam os critérios do leilão.
1º: Investir em patrocínio não vai colocar seu site em 1º lugar
Esse é um dos maiores mitos do Google. Não é porque investiu que vai estar no 1º lugar do buscador do Google. As posições são determinadas através de leilões e ganha aquele anúncio que tiver mais relevância naquele momento. É preciso também ter o SEO bem feito, ou seja, é necessário um trabalho bem feito e constante de manutenção do seu site. Portanto, não pense que vai conquistar o primeiro lugar da busca orgânica. O patrocínio não garante nada, mas um site organizado e otimizado pode render primeira colação de forma orgânica.
2º: Quanto maior o lance maior sua visibilidade
Lance alto não garante visibilidade para seu anúncio, o Google posiciona os anúncios de acordo com alguns fatores: concorrência, extensões do anúncio, lance máximo e índice de qualidade. Quando se trata do Adwords a pontuação de alta qualidade é o que determina uma campanha de sucesso.
O Google é uma plataforma de classificação com base na qualidade e importância do anúncio ou site, são analisados 3 propriedades:
- Taxa de cliques, são os cliques que recebe normalmente ou linkagem de outros sites para a sua página (backlinks)
- Relevância, se seu conteúdo é relevante e tem haver com a palavra-chave escolhida
- Landing Page, o site que será patrocinado deve ser de fácil acesso ao usuário
Ter esses pontos no site pode diminuir o valor pago no seu CPC (custo por clique) e melhor será o seu retorno do investimento.
3: Um anúncio bem sucedido precisa estar na primeira posição
Muitos acreditam que precisam estar na primeira colocação no buscador, caso contrário não terão resultados significativos. Esse pensamento é um grande erro. Ainda que esteja nas posições 2, 3, 4 ou 5 do Google ainda receberá muitos cliques. Não precisa se desesperar e investir um monte para tentar alcançar o primeiro lugar.
4º: Quanto mais palavras-chave melhor!
Essa estratégia não funciona mais, os recursos da plataforma analisam o conteúdo de qualidade. Para ter sucesso no ranqueamento, defina uma palavra-chave e desenvolva o conteúdo em volta dessa palavra-chave de forma orgânica e contextualizando-a. Salpicar seu conteúdo de palavras-chaves não vai te ajudar no posicionamento do Google
E como funciona o leilão das palavras-chaves? Elucidar esses mitos pode ter ajudado, mas o leilão de Adwords pode ser nebuloso. Neste vídeo, Hal Varian, economista chefe do Google, explica como funciona o leilão de palavras-chave do Google Adwords.
Hal Varian elucida como é determinado o valor a ser pago por cada posição. No Google Adwords, o anunciante paga apenas o necessário para se manter na frente do outro anunciante. E por que o Google não usa o valor do lance? Para ele é mais importante um anúncio relevante nas primeiras posições, assim garantirá uma boa experiência ao usuário. Não interessa o quanto está disposto, se o anúncio não apresentar qualidade e relevância ele não alcançar as primeiras posições, ou, até mesmo, nem aparece na primeira página de busca do Google
Na imagem abaixo podemos visualizar como funciona o valor a ser pago.
E como é feita a classificação do anúncio? A classificação é feita pelo lance do anunciante vezes a qualidade do anúncio. São analisados alguns aspectos que classificam o anúncio, esses aspectos são:
- CTR (taxa de cliques), avalia o número de cliques recebidos pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido.
- Landing page (página de destino), o anúncio só é proveitoso ao usuário se a página de destino mostrar o que ele procura. Uma landing page de alta qualidade é a que tem conteúdo original e relevante, fácil de navegar e transparência das informações;
- Relevância é como o Google avalia a linguagem utilizada e se corresponde a palavra-chave utilizada na busca. A língua configurada está correta? A palavra-chave está relacionada com o anúncio? O anúncio está relacionado com o conteúdo da página? Todos esses fatores influenciam na delimitação de relevância.
- Formato, é a estrutura do seu anúncio, esse fator é analisado para decidir qual posição e quanto pagará pelo clique. Portanto, precisa descrever com clareza os atributos do seu produto/serviço em poucos caracteres.
Tendo bons resultados nesses pontos, seu anúncio tem mais chances de estar no topo do Ad Rank.
A imagem acima demonstra que o valor mais alto do leilão nem sempre será o primeiro na página de busca. O anunciante 3 deu um lance intermediário e ainda assim conseguiu uma classificação alta. Na imagem abaixo vemos quem alcançou a primeira posição, o anunciante 3, enquanto que o anunciante 1, que deu o maior lance, nem aparece na página de busca.
Como foi dito, o Google adota essa forma de Ad Rank para garantir boas experiências aos usuários e manter alta qualidade dos anunciantes. Lembrando que cada anunciante pagará o mínimo para se manter na sua posição e quanto maior for seu índice de qualidade menor será o valor que irá pagar pelos cliques.
No vídeo do Hal Varian ele explica como fazer esse cálculo e dá exemplos para que possa visualizar melhor.
Há palavras que são mais caras que outras, devido a alta procura por essas palavras. Normalmente o lance dado em palavras-chaves gira em torno de $1/clique, mas tem palavras que podem chegar a $70 um clique, como é o caso da palavra-chave “seguro”, que está relacionada a seguro para residências, seguro dpvat, seguro de vida, seguro desemprego entre muitas outras variações. Para investir nessas palavras-chaves é importante que esteja tudo bem com sua landing page, que seja um anúncio bem estruturado e seja relevante ao usuário que procurar, caso contrário nem entrará no ranking e perderá seu investimento. Certifique-se que tudo está em ordem, tenha uma equipe preparada, assim terá mais chances de concorrer.
O Google Adwords pode parecer um mistério, com muitos mitos e falácias, o que pode amedrontar quem quer alavancar site ou anúncio. De fato não é uma tarefa fácil e exige dedicação e perspicácia para lidar com a concorrência e ainda ajudar o seu público te encontrar na primeira página do Google. Recomendamos que contrate experts na área, seja para fazer seus anúncios como aprimoramentos em seu site para atingir altos patamares de qualidade.
Comente se esse artigo te ajudou a elucidar algum mito. E se precisar de uma equipe especializada conte com a Unid.