Marketing direto ou Marketing indireto: Quais as diferenças entre eles?

Para posicionar uma marca, fidelizar clientes, ter um bom ticket médio e uma comunicação assertiva fora e dentro da empresa é necessário um bom marketing. Mas é aí que tudo se complica, pois há muitas estratégias dentro do marketing. E qual caminho seguir?

Tanto o marketing indireto e direto tem objetivos diferentes e impactarão o público de diversas maneiras, por isso devem ser usados concomitantemente, assim sua empresa terá mais frentes perante ao seu público e não corre o risco de ser esquecido.

Vamos começar diferenciando o que é marketing direto e indireto, e como funcionam suas estratégias, suas vantagens, qual o objetivo de cada uma e onde podem ser empregadas cada uma.

O que é Marketing Direto?

O marketing direto consiste em uma comunicação direta com o público, com uma mensagem persuasiva que leve o receptor a realizar uma ação (CTA). Essa chamada para ação pode ser uma visita ao site ou a loja física, comentar ou curtir em algum post, entrar em contato para mais informações sobre um serviço ou produto.

Normalmente está ligado a alguns gatilhos mentais, para incentivar a tomada de ação, como escassez, autoridade, urgência e outros gatilhos. 

O marketing direto tem alta dependência do uso de dados de um determinado banco de informações, que já demonstrou ou ainda tem algum interesse, ou seja, leads e clientes antigos e atuais. Por ter uma base de dados sobre o público é possível medir indicadores de desempenho e saber se está dando certo a estratégia de marketing escolhida.

Outra vantagem de se ter a base de dados é a criação de mensagens personalizadas. Por exemplo, um cliente entrou no site e adicionou alguns itens no carrinho de comprar, mas não finalizou a compra, a empresa pode mandar um cupom de desconto para finalizar a compra, ainda pode colocar data de validade no cupom, assim já ativa o gatilho mental da urgência.

Vantagens do Marketing Direto

São diversos benefícios para a empresa ter e manter o marketing direto, são eles:

  • Publicidade segmentada

Com a publicidade direta possibilita a segmentação dos clientes em grupos e enviar mensagens promocionais personalizadas. É provável que a empresa tenha altas conversões, pois os anúncios atingem quem tem mais chance de precisar do produto ou serviço;

  • Custo baixo e alta eficiência

Por terem acesso à métrica do público, como idade, localidade, gênero e afins, é possível estabelecer metas e investir no público que terá mais retorno, ou lançar um produto e direcionar para o público que terá mais interesse, ainda mais se o orçamento do marketing estiver mais restrito.

  • Aumento das venda

Permite aumentar as vendas para os clientes existentes, por meio de um relacionamento estabelecido que saiba atender as necessidades deles, mantendo registros e selecionando técnicas simples e pensadas para o público certo.

Para os clientes que estão mais distantes e fazem tempo que não interagem, a publicidade direta ajuda a restabelecer os laços e entender o porquê do distanciamento. Quando a empresa aprende o que precisa melhorar para retornar a vender aos mesmos clientes, ela garante que se tornem clientes fiéis.

  • Impulsionar novos negócios e produtos

O marketing direto permite uma comunicação mais direta com seu nicho de clientes, proporcionando lançamento de produtos com mais adesão. Quando o marketing cria e implementa técnicas eficazes para conquistar clientes, pode gerar fãs genuínos da marca.

As marcas novas podem usar o marketing direto para melhorar as vendas de produtos específicos, ou de produtos que não tiveram tanta saída, assim limpando o estoque. Pode reter e fidelizar os clientes com promoções direcionadas.

  • Acompanhar o desempenho de um produto

Uma ótima forma de averiguar o interesse dos clientes em produtos/serviços é com o marketing direto. Ele permite experimentar novos mercados, verificar os resultados das vendas e verificar se as estratégias e promoções foram eficazes. 

Em caso de baixo desempenho, os profissionais podem monitorar e analisar para adequar as campanhas para garantir uma boa performance.

Com o marketing direto há muitas possibilidades de atuação perante o cliente. O marketing indireto já é diferente, vamos conferir.

Desvantagens do Marketing Direto

O marketing direto traz muitas vantagens, mas como tudo na vida tem seu lado negativo. Por sorte, nesse caso, o ponto negativo pode ser suavizado com um pouco de noção. 

Por ser mais persuasivo, o marketing direto pode ser irritante e cansativo para os clientes e ao invés de conquistar fãs, você terá haters. 

Quem não se lembra da Betina?!

Essa propaganda foi um exemplo claro de que saturar o público pode ter o efeito contrário. Todos reclamavam nas redes sobre o anúncio ser muito invasivo e repetitivo, em todos os vídeos do Youtube aparecia, mesmo os que não tinham a ver com finanças. A mensagem também era muito apelativa. Em contexto geral, foi um desastre. Até a atriz sofreu retaliações.

Portanto, tome cuidado com exageros, conquiste fãs e não haters!

O que é Marketing Indireto?

O marketing indireto consiste em uma comunicação mais sutil com o público, ocorre de forma subliminar em canais não relacionados com anúncios, como filmes, séries, novelas, lives e eventos esportivos. O objetivo principal é que as pessoas se lembrem de um produto ou serviço por meio de uma memória induzida

Sabe quando você assiste um filme e tem um personagem mexendo no notebook e aparece a logomarca bem em destaque, ou quando vê um personagem bebendo um refrigerante e fica bem claro o modelo da garrafa e a cor. Essas ações em filmes, séries, novelas, lives e eventos esportivos são conhecidas como Product Placement. Trarei alguns exemplos mais adiante.

Hoje com as redes sociais podemos ver essa estratégia de marketing com influenciadoras, que incorporam algumas marcas à sua rotina e mostram nos stories de forma sutil, muitas vezes dá certo, mas é preciso cuidado já que deve parecer algo natural. 

Essas práticas são conhecidas como marketing invisível, pela discreta aparição da marca, sem chamada para ação, sem persuadir o público.

O público não precisa tomar uma decisão e nem uma ação, o objetivo é o imprinting da marca no subconsciente, ou seja, carimbar a marca e o uso dela há uma situação ou sensação. Leva a escolha de um produto de forma imperceptível, muitas vezes de forma inconsciente.

Vantagens do Marketing Indireto

Como foi dito, o marketing indireto pode ser veiculado em diferentes situações e aparecer de forma sutil ou nem tão sutil assim, como é o caso dessa imagem.

Foto do tenista Rafael Nadal em uma partida, ele está segurando uma raquete de tênis, está andando, por isso está um pouco borrada a imagem. Ao fundo dele tem um painel verde da Rolex.

É evidente a marca de relógios Rolex, porém não há nenhum CTA, a marca está associada há um esporte e nessa imagem ao Rafael Nadal, um dos maiores tenista da atualidade. 

Além de eventos esportivos, é possível se associar em cenas de filmes, séries e novelas.

Trouxe alguns exemplos de filmes e séries bem legais, confira abaixo: 

ET – O Extraterrestre – Hershey’s Reese’s

Na cena, o pequeno Elliot faz uma trilha de balinhas Reese’s da Hershey’s no chão para atrair o ET.

Negócio Arriscado – Ray-Ban

Na década de 80, quando o filme foi estreado, a Ray-Ban estava com dificuldades financeiras, mas após o sucesso do longa, a marca acabou se tornando um dos itens principais da década.

Superman 2 – Marlboro e Coca-Cola

Em um filme de 1978, é possível ver quando o vilão General Zod lança Superman em um caminhão da Marlboro, apesar de hoje não ser permitido a promoção de marcas de cigarro. Em seguida, o vilão é arremessado pelo herói em um telão luminoso da Coca-Cola. A cena deixou ambas as marcas em evidência.

James Bond – Cassino Royale – Sony Ericsson, Ford e Range Rover

Nessa cena de 2006, é possível ver diversas marcas que o agente James Bond utiliza em ação. Aparece o celular Sony Ericsson que mostra o caminho e os carros da Ford e Range Rover que levam o agente e proporcionam uma distração.

Stranger Things – KFC, Coca-Cola

Na série traz diversas marcas, algumas bem conhecidas, outras nem tanto. É possível ver o balde de frango do KFC, algumas marcas de congelados, a Coca-Cola e uma marca de bala. Todas elas foram introduzidas nas cenas de forma natural, não houve uma tentativa de convencimento.

Orange is the New Black – Dunkin Donuts

Temos as detentas comendo os donuts da Dunkin Donuts, todas elas apreciando os doces.

Por fim, trago um outro clássico, o momento em que Tony Stark no filme Homem de Ferro pede um hambúrguer do Burger King. O interessante é que em nenhum momento a cena parece ser uma propaganda.

A foto do filme Homem de Ferro, traz o Tony Stark, andando e pegando um lanche na sacola do Burger King.

Aqui temos alguns exemplos em novelas brasileiras, que também incorporam marcas nacionais nas cenas como se fosse algo cotidiano .

A foto é de uma cena em que o personagem está em um bar, comendo um lanche e bebendo cerveja, na mesa está uma garrafa de Itaipava.

 

As vantagens as empresas são inúmeras, o marketing indireto, tende a transmitir uma sensação ou sentimento através de situações e carimba a marca no imaginário das pessoas. Como a Coca-Cola, por exemplo, quando se pensa em almoço de domingo com a família, tem que ter uma Coca gelada na mesa.

Essa imagem é de um comercial, em que há um garoto sentado a mesa posta, com duas senhoras ao seu lado e no canto esquerdo tem uma garrafa da Coca-Cola.

Essas ações fazem parte da construção do branding da marca, atrai clientes e cria credibilidade.

Desvantagens do Marketing Indireto

O problema dessa estratégia é a dificuldade de mensurar os resultados da campanha, por não ter uma maneira de computar o imprinting no público. Pode até ser feito com uma pesquisa de público, mas essa consulta pode ser custosa.

E entramos em outra desvantagem, o custo desse tipo de campanha, como envolve grande produção, com atores, equipamentos, profissionais do audiovisual, se envolver celebridades esse valor pode aumentar muito mais. Se for um comercial de TV é preciso pensar no valor do tempo de TV e em que horário veicular. Toda essa produção é um investimento alto.

E por fim, nem sempre conseguirá atingir o público certo por ser uma campanha mais abrangente.

Conclusão

Como foi exposto, o marketing direto e indireto são bem diferentes, com propostas e técnicas diferentes. É mais comum vermos e percebermos o marketing direto por ser mais persuasivo, mas os dois têm vantagens e deve fazer parte de uma estratégia de marketing.

O interessante é que sejam aplicadas em aplicados em conjunto. 

A Unid trabalha com o marketing direto, com campanhas no Google, Facebook, e-mails e ações diretas com o cliente, mas também trabalhamos com anúncios em cinemas, o que possibilita ações de marketing indireto. Nos chame no WhatsApp, para conversarmos melhor e montarmos uma estratégia para você.

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