Sabemos que o sucesso de qualquer atividade envolve o planejamento das ações que serão desenvolvidas para atingir tal feito, seja no ambiente pessoal ou no profissional. No dia a dia de uma empresa, por exemplo, deve ser feito um plano de ação empresarial.
Nesse contexto, o plano de ação corresponde ao manual de direcionamento da empresa sobre quais atividades devem ser feitas para alcançar suas metas e objetivos, conquistando resultados notáveis. Assim, executar um planejamento eficaz e bem elaborado acaba se tornando essencial para garantir as melhores métricas.
Em algum momento, a empresa deverá realizar um planejamento específico para deixar a equipe alinhada, gerenciar ações de algum projeto, organizar as publicações das mídias digitais, alcançar seus objetivos, entre outras atividades diárias.
Devido à importância de se planejar as ações da empresa, explicaremos, neste artigo, o que é um plano de ação empresarial, quais são suas vantagens, como fazer o seu planejamento e quais ferramentas podem te auxiliar a montar o plano de ação da sua empresa. Quer saber tudo isso? É só continuar a leitura!
O que é um Plano de Ação?
De modo geral, o plano de ação é um arquivo no qual constarão todas as atividades a serem feitas para alcançar objetivos específicos. De modo sistematizado, nesse planejamento estarão descritas as ações a serem realizadas, quem são os responsáveis por elas, até quando precisam ser cumpridas e quais metas devem ser alcançadas. É como se fosse um guia que visa alcançar os propósitos, sejam eles pessoais ou de uma empresa.
Nele, estarão visíveis as informações mais precisas do planejamento, para que, assim, a gestão de metas seja acompanhada, ajustada e finalizada. Geralmente, o documento de um plano de ação é feito em formato de planilha, sendo organizado a partir dos campos de objetivos, ações, responsáveis e cronograma.
Tudo isso deve ser feito buscando atingir os melhores resultados possíveis. Dessa forma, por ser uma atividade simples e eficiente, o plano de ação garante que nenhuma tarefa seja abandonada, independentemente do seu nível de dificuldade. Ainda, serve de base para construir uma boa administração do tempo e dos recursos, e permite que todas as decisões sejam tomadas antes de ter colocado as ações em prática.
Como citamos, pode ser criado um planejamento tanto no âmbito pessoal, quanto para empresas. Por isso, discutiremos um pouco sobre ambos os modelos, mas, traremos enfoque no plano de ação empresarial. Entenda melhor:
Plano de Ação Pessoal
Um plano de ação pessoal é aquele desenvolvido para atingir objetivos pessoais, se adequando para qualquer atividade do dia a dia de um sujeito, tais como a melhoria do estilo de vida, a compra de um automóvel ou imóvel, a realização de um projeto etc.
Nele, serão destacados quais são as metas da pessoa, – lembrando que elas devem ser mensuráveis e palpáveis – e em quanto tempo irá atingi-las.
Plano de Ação Empresarial
O plano de ação empresarial contempla as ações necessárias para que a empresa alcance seus objetivos e metas. Por meio da organização, direcionamento e controle das ações planejadas, a empresa poderá chegar aos resultados que garantem o seu sucesso.
Nesse documento, são destacados por quais caminhos a empresa precisará trilhar, quais prazos deve seguir, quem serão os colaboradores responsáveis, qual o valor do recurso que deve ser utilizado e quais métricas serão usadas para medir os resultados.
Criar um planejamento empresarial consiste em alcançar os seguintes propósitos:
- Esclarecer quais são os objetivos da empresa;
- Definir quais etapas serão necessárias para alcançar os melhores resultados;
- Estabelecer as metas que auxiliarão no monitoramento;
- Determinar os prazos para a conclusão das atividades do plano;
- Atribuir quem serão os responsáveis por cada ação;
- Proporcionar o monitoramento das métricas e resultados, levantando o que precisa ser ajustado.
Dessa forma, o plano de ação pode ser entendido como a definição estratégica de atividades a serem realizadas em uma empresa, por determinados profissionais e em um prazo específico, a fim de alcançar os melhores resultados para o negócio.
No decorrer desse artigo nos aprofundaremos no plano de ação empresarial, destacando quais são as suas vantagens e benefícios. Além disso, explicaremos o passo a passo de como montar um planejamento empresarial e indicaremos algumas ferramentas que poderão te auxiliar nesse processo.
Quais são as vantagens do Plano de Ação Empresarial?
Como podemos perceber, o plano de ação é essencial para trazer uma maior organização no ambiente interno da empresa, o que possibilita resultados notáveis e o sucesso da instituição.
Isso acontece porque, através do planejamento, os gestores e colaboradores passam a ter clareza do que precisa ser feito no dia a dia de trabalho para alcançar os objetivos. Sem um plano de ação, as empresas enfrentam muito mais desafios em suas estratégias.
Além de evidenciar quais caminhos o negócio deve seguir, o plano auxilia na tomada de grandes decisões coletivas, gerando o desenvolvimento de uma cultura organizacional colaboradora e sinérgica.
Ainda, ele evita as ações desnecessárias, possibilita a implantação de métricas de acompanhamento de resultados, proporciona o controle das finanças e a economia de tempo e recursos.
Nesse contexto, os rumos que devem ser tomados pela empresa para alcançar o sucesso ficam mais claros e os envolvidos saberão o que fazer, quando, onde e de que forma.
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Como fazer um Plano de Ação Empresarial?
Antes de começar a estruturar o seu plano de ação, é essencial que você compreenda para qual área o seu planejamento será destinado, uma vez que eles podem ser utilizados em diversas áreas, como em projetos, vendas, controle de qualidade, segurança e emergência.
Entenda cada um desses exemplos de aplicações de um plano de ação empresarial:
- Projetos: O objetivo de um projeto é obter um resultado específico, em um período determinado. Aqui, o plano de ação é muito importante, já que ele organiza as atividades necessárias para o êxito do projeto.
- Vendas: Um plano de ação com foco em vendas estabelece as principais metas da equipe de vendas de uma empresa, de modo a orientar quais são as tarefas necessárias para chegar a elas.
- Controle de qualidade: O controle de qualidade pode ser monitorado por meio de um plano de ação que indicará quais são as melhores práticas para alcançar o sucesso.
- Segurança: Por reduzir os riscos e gastos do negócio, o plano de ação empresarial é muito eficiente na gestão de segurança.
- Emergência: Os planos de ação também podem ser utilizados para minimizar os possíveis impactos negativos para a empresa, pois fornecem a possibilidade de pensamento lógico e estruturado na hora de resolver as emergências.
Após compreender em qual setor o seu plano de ação se encaixa, você deverá entender quais são as diferentes etapas que o constituem, lembrando que o planejamento deve considerar a realidade da sua empresa.
De modo geral, o plano de ação empresarial pode ser dividido em: objetivos; metas; recursos e riscos; responsáveis; cronograma; acompanhamento de resultados; finalização. Entenda melhor o passo a passo de criação desse planejamento!
Comece pelos objetivos
O primeiro passo é delimitar quais são os objetivos a serem atingidos ao final da estratégia. Lembre-se que eles devem ser claros e atingíveis, deixando de lado as frases genéricas e muito amplas.
Além disso, os objetivos precisam ser um consenso entre a equipe, para que todos os envolvidos auxiliem a obter os melhores resultados possíveis.
Tenha metas mensuráveis
De um modo simplificado, as metas são como desdobramentos dos principais objetivos, que devem destacar as ações e informações necessárias para a realização delas. Assim, as metas são muito relevantes para entender quais medidas devem ser tomadas.
Devido à característica de evidenciarem as atitudes que os envolvidos no plano devem ter, as metas precisam ser de fácil mensuração, permitindo a visualização do que está sendo realizado e a correção de ações que não estão trazendo bons resultados.
Levante os recursos e considere os riscos
Existem diversos fatores, sejam internos ou externos, que poderão interferir na realização do seu plano de ação, como mudanças de mercado, acidentes de trabalho, crises econômicas e sanitárias.
Por isso, é fundamental levantar os recursos que serão utilizados no planejamento considerando esses possíveis riscos. Tenha em mente que é necessário elaborar um plano B para adequar o seu plano de ação aos imprevistos que poderão ocorrer no percurso.
Organize as ações necessárias
Essa é a hora de organizar quais serão as ações necessárias para realizar o seu plano e obter os melhores resultados. Organize as atividades que devem ser feitas em uma ordem cronológica, a partir dos primeiros passos a serem tomados até chegar ao ponto alto da realização dos objetivos que foram delimitados.
Essa etapa é um dos pontos principais do planejamento, pois, sem o delineamento das ações, o plano não poderá acontecer. Para isso, priorize e descreva as ações conforme as necessidades da sua empresa, mapeando as tarefas fundamentais para atingir suas metas e objetivos.
Escolha a equipe responsável
Após estabelecer quais ações são essenciais para o seu planejamento, é importante designar as responsabilidades de cada membro da equipe. Aqui, você deve considerar as experiências e especificidades dos seus colaboradores na empresa, para, então, comprometer a tarefa a eles.
Para a obtenção de bons resultados é muito importante que os profissionais estejam alinhados com os objetivos do plano de ação. Portanto, seja sempre transparente e deixe visível o papel de cada um dos envolvidos, bem como é interessante que você construa uma equipe proativa, coletiva e interdisciplinar.
Faça um cronograma
Ao determinar as ações e seus responsáveis, é necessário a construção de um cronograma de execução, com datas de início e término para cada tarefa.
Assim, todas as ações precisam ter tempos pré determinados, sejam eles de curto, médio ou longo prazo, para os objetivos serem alcançados no período geral estabelecido no plano de ação.
Um ponto importante é conversar com o responsável por cada atividade para compreender quanto tempo ele precisará para realizar suas ações.
Além disso, o cronograma deve ter uma visualidade clara, de modo a proporcionar o entendimento do tempo e prazos de todas as tarefas.
Execute o Plano de Ação
Essa é a fase em que todas as outras etapas são colocadas em prática. Nela, ficarão evidentes os possíveis erros e os grandes acertos do plano de ação.
Para que tudo ocorra como o planejado é necessário que um colaborador seja responsável pelo acompanhamento e análise da execução das atividades previstas no plano. O que nos leva a próxima etapa, o acompanhamento dos resultados.
Acompanhe os resultados
Desenvolver estratégias de acompanhamento dos resultados das ações planejadas é uma etapa primordial para alcançar o sucesso do plano de ação empresarial, uma vez que a partir do monitoramento você poderá identificar algum problema a tempo de solucioná-lo.
Uma forma de fazer a análise das métricas das suas ações é por meio de ferramentas de monitoramento, que possibilitam a comparação das metas iniciais com o que foi atingido, além da avaliação do processo e a criação de estratégias rápidas e eficazes. Para isso, documente e anote o que foi realizado, separando aquilo que deu certo do que precisará de novas soluções.
Finalize o Plano de Ação
A finalização do planejamento pode ser feita através da validação dos resultados e da certificação que todas as ações foram executadas. Aqui, poderão ser verificados quais foram os erros e acertos, para ser colocado em prática a adoção de novas ações que evitem os problemas surgidos no decorrer do plano de ação.
Perceba que a finalização de um planejamento abre caminhos para serem criados planos e estratégias mais eficazes.
Ferramentas para montar o Plano de Ação Empresarial
A elaboração de um planejamento empresarial pode ser simplificada por meio de ferramentas e métodos, tais como: Metodologia SMART, Metodologia 5W2H, Método PDCA, Diagrama de Ishikawa e Método Ver e Agir. Pensando na sua praticidade, desenvolvemos breves explicações sobre cada um deles. Continue a leitura!
- Metodologia SMART: Esse método se volta para a criação de metas eficazes. A sigla, em inglês, significa “Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time”, referindo-se aos critérios que devem ser considerados ao criar uma meta. Nesse contexto, uma meta deve ser direta e clara, mensurável, atingível, gerar impacto positivo e ter um prazo para ser concluída.
- Metodologia 5W2H: Ao planejar uma atividade são feitos 7 questionamentos que deverão ser respondidos nesse processo. Aqui, a sigla significa “What (o quê), Why (por que), Where (onde), When (quando), Who (quem), How (como) e How Much (quanto)”.
- Método PDCA: Essa metodologia visa manter o controle e melhorar os processos. Suas siglas consistem no passo a passo para se criar um plano de ação, significando “Plan (planejar), Do (fazer), Check (verificar) e Act (agir)”.
- Diagrama de Ishikawa: Nessa ferramenta são definidos os 6 motivos para um problema existir, sendo levantado questões que auxiliam no processo de solução dos empecilhos que podem surgir. Dessa forma, são elencados como o método, a máquina, a medida, o meio ambiente, o material e a mão de obra influenciam no problema.
- Método Ver e Agir: Aqui, serão levantados os problemas da empresa, organizando-os entre os leves, medianos e mais graves, para depois ser feito uma análise das causas e considerar as possíveis soluções. Depois dessa etapa de verificação, é hora de colocar a mão na massa executando o que foi planejado. E por fim, devem ser acompanhados e colhidos os dados, que auxiliarão na elaboração de novos ajustes.
Esses são alguns, dos diversos, métodos e ferramentas que poderão te auxiliar na produção de um plano de ação, mas, vale destacar que a escolha da melhor metodologia deve ser feita coletivamente com a sua equipe e precisa considerar a realidade da sua empresa.
Coloque o seu plano de ação empresarial em prática!
Criar um plano de ação empresarial eficiente e bem estruturado pode ser um grande diferencial para se destacar em meio à competição do mercado, pois, ao planejar suas estratégias, você conseguirá caminhar sem muitos empecilhos rumo a um futuro promissor.
Mas, como todas as ferramentas estratégicas, o plano de ação precisa ser feito precisamente, considerando todos os possíveis problemas e as soluções que poderão ser utilizadas para trazer ótimos resultados.
Nesse sentido, se torna essencial confiar essa tarefa a profissionais qualificados para desenvolvê-la.
A Unid conta com os colaboradores especializados em assessoria de marketing e na elaboração de planejamentos estratégicos que visam o sucesso das empresas.
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