Estruturas de Copywriting: As 8 melhores técnicas para criar textos de sucesso

Ao considerarmos a grande competição de mercado, percebemos que a utilização de estruturas de copywriting é uma estratégia muito interessante para auxiliar na criação de textos de sucesso.

De modo geral, o termo copywriting ou copy se trata da elaboração de textos e imagens persuasivas, com o intuito de fazer o leitor realizar uma ação, seja ela a realização de uma compra ou até mesmo o cadastro em um formulário. 

Mas, para além de um bom domínio da escrita, o copywriter deve desenvolver o texto com uma estrutura que atraia o público e potencialize a conversão. Para isso, existem alguns modelos de organização da copy.

Neste artigo, separamos as 8 melhores técnicas de redação que te ajudarão a transmitir a mensagem do seu texto de uma forma ainda mais persuasiva.

Quer conhecer cada uma dessas estruturas de copywriting? É só continuar a leitura.

 

As melhores estruturas de Copywriting

É relevante destacar que não há uma configuração única de copy, mas sim modelos que podem ser utilizados de acordo com os objetivos do texto persuasivo.

Basicamente, as copys precisam ter título, desenvolvimento do conteúdo e uma Call To Action (CTA). Nesse sentido, as estruturas de copywriting partem dessa disposição inicial das ideias, organizando-as para atender aos seus critérios específicos.

Assim como um esqueleto, as estruturas de copywriting possuem a funcionalidade de ser a base para a elaboração de um texto consistente, envolvente e persuasivo.

Portanto, a estruturação do texto possibilita a condução do consumidor pelo texto, demonstrando quais informações são relevantes para, então, criar uma conexão com o lead durante a sua jornada de leitura. Esse planejamento viabiliza a escrita de uma mensagem clara e eficiente, ao ponto de levar o leitor a realizar a ação esperada.

Aqui, destacamos alguns modelos de copys que te auxiliarão na hora de escrever seus textos persuasivos, sendo eles: AIDA; BAB; FAB; PAS; PASTOR; 4’Ps; QUEST; 4U’s.

Continue a leitura para entender melhor cada uma das estruturas de copywriting e perceber suas características!

AIDA

O AIDA foi criado na década de 1920 por Elias Lewis, um publicitário estadunidense e, hoje, é um dos modelos mais conhecidos e utilizados no mundo do marketing. A sigla representa as quatro etapas que uma escrita deve ter para persuadir o leitor a realizar o Call To Action (CTA) ao final da frase.

As etapas são:

  • Atenção – A primeira frase deve ser envolvente e criativa, de modo a chamar a atenção do leitor para o seu produto e/ou serviço.
  • Interesse – Depois, o texto precisa despertar o interesse do público em saber mais sobre o que está sendo ofertado, fornecendo informações claras e relevantes.
  • Desejo – Para criar desejo no lead sobre o que está sendo ofertado, apresente o seu produto e/ou serviço como a solução para as dores do consumidor, demonstrando como a sua empresa pode solucioná-los.
  • Ação: Depois de passar pelas etapas anteriores, chegou a hora de propor uma ação para os usuários. De modo claro, simples e utilizando verbos no imperativo, você incentiva-os a realizar a ação desejada, podendo ser uma compra, um cadastro, uma visita ao site etc.

Quer visualizar melhor esse modelo? Separamos um exemplo prático de copy feito a partir do AIDA. Veja a seguir!

Estruturas de Copywriting

Por ser uma estrutura bem simples e certeira, o AIDA é muito popular entre os copywriters.

Mas, lembre-se de utilizar afirmações impactantes e de criar um senso de urgência, demonstrando as vantagens e qualidades do seu produto e/ou serviço. Além disso, é importante que você estimule a realização da ação por meio de verbos que se relacionem com o objetivo da sua copy.

BAB

A sigla significa “Before, After e Bridge” ou, traduzindo para o português, “Antes, Depois, Ponte”. Essa estrutura busca demonstrar ao público como o produto e/ou serviço resolve o problema deles. Aqui, o objetivo é gerar uma ideia de futuro, no qual o leitor é convidado a pensar em como será a sua vida caso ele não resolva suas dores.

Conheça as três etapas desse modelo:

  • Before (Antes) – Aqui, é retratado o contexto a partir do problema que o usuário enfrenta, demonstrando como isso dificulta a sua vida.
  • After (Depois) – Após, o texto deve mostrar aos leads um cenário em que o problema foi solucionado.
  • Bridge (Ponte) – Para enfim, destacar o seu produto e/ou serviço como a solução para tal problema, colocando-o como a ponte que levará o consumidor para esse mundo sem dores.

Nesse sentido, a copy traz um problema-chave como objeto central, destaca exemplos de como ele interfere na vida do leitor, gera um senso de urgência para solucionar essa dor e, logo depois, apresenta a resolução.

Confira um exemplo para que você possa compreender melhor!

Essa estrutura também é bem simples e pode ser aplicada com maestria para a produção de conteúdo para blogs, descrições para as redes sociais e para e-mails. Entretanto, evite promessas exageradas, pois a autenticidade e transparência são cruciais para gerar conexão e convencer o leitor a realizar a ação.

FAB

A estrutura FAB significa, em inglês, “Features, Advantages, Benefits”. Ao ser traduzida para o português temos um modelo de redação que se configura a partir das características, vantagens e benefícios de um produto e/ou serviço.

Dessa forma, o copywrinter deve escrever seu texto para que o leitor seja convencido das qualidades do produto ao ponto de efetuar a compra. Entenda melhor:

  • Features (Características) – Inicie o texto explicando brevemente as características do seu produto/serviço. Aqui, são levantadas informações sobre o que se trata o produto, qual sua funcionalidade etc.
  • Advantages (Vantagens) – Destaque as vantagens da sua solução, demonstrando como ela pode resolver os problemas dos clientes.
  • Benefits (Benefícios) – Esclareça ao leitor quais são os benefícios de escolher o seu produto/serviço, descrevendo-o como uma solução altamente eficaz.

Veja um exemplo prático de como aplicar essa estrutura!

Estruturas de Copywriting

Para produzir uma copy envolvente e persuasiva utilizando o FAB é importante que você compreenda as características, funcionalidades e vantagens do produto/serviço que está sendo anunciado. Além disso, é necessário manter a veracidade das informações, já que o consumidor deve confiar na solução para depois adquiri-la.

PAS

As três etapas da sigla são: Problema; Agitar; e Solução. Essa estrutura visa fazer com que os leitores percebam os problemas que enfrentam e compreendam como o seu produto e/ou solução pode resolvê-los.

  • Problema – No primeiro momento, destaque o problema e a dor enfrentada pelos seus clientes.
  • Agitar – Após, deixe claro como o leitor pode enfrentar desafios ou ter uma vida extremamente agitada se não solucionar seus problemas.
  • Solução – Finalize demonstrando que o seu produto/serviço é uma ótima solução para o problema enfrentado.

Entenda como esse modelo de copywriting funciona na prática!

Lembre-se de ressaltar os problemas e dores dos seus leads que o seu produto/serviço pode e consegue solucionar, agitando os consumidores para que eles procurem a sua empresa como uma primeira opção.

PASTOR

Outra estrutura que auxilia na escrita de textos fortes e persuasivos é o acrônimo PASTOR, que significa “Problema, Amplificação, Solução, Transformação, Oferta, Resposta”. Acompanhe cada uma das etapas e entenda como você pode aplicá-las em sua copy:

  • Problema – Considere o ponto de vista do leitor para descrever e resolver o problema que ele enfrenta, trazendo exemplos e histórias que conectam os leads com a mensagem do texto.
  • Amplificação – Depois de apresentar o problema, demonstre como ele pode gerar dores ainda maiores para o cliente se não for solucionado. Assim, a dor do leitor é amplificada, motivando-o a adquirir o seu produto/serviço.
  • Solução – Aqui, você deve descrever como a sua marca pretende resolver o problema destacado no decorrer do texto, de modo a facilitar a vida do cliente.
  • Transformação – Demonstre com histórias como você solucionou os problemas de outros clientes que se assemelha ao do leitor. Para isso, utilize dados quantitativos e depoimentos como prova social.
  • Oferta – Nessa etapa os leads já estarão interessados no seu produto/serviço, por isso, descreva o que você está vendendo, elencando as vantagens e benefícios que o consumidor terá ao adquiri-lo.
  • Resposta – Ao final do texto, deixe claro como o leitor pode adquirir a oferta descrita na copy, tornando a ação dele mais simples e certeira.

Para que você possa compreender melhor o funcionamento dessa estrutura, separamos um exemplo!

Um dos pontos mais relevantes para produzir um texto persuasivo utilizando o PASTOR é exercitar a empatia para conhecer os problemas que permeiam a vida do seu público-alvo. Ao considerar os desafios enfrentados pelos leitores, você consegue compreender como o seu produto/serviço pode solucioná-los.

Nesse contexto, abre-se uma possibilidade de contar cases de outros clientes, demonstrando a maestria e expertise da sua empresa em tornar possível a resolução das dores do consumidor. Isso faz com que o lead crie confiança e conexão com a sua marca.

4P’s

A abreviação 4P’s significa “Picture, Promise, Prove, Push” ou em português “Imagem, Promessa, Prova, Empurrão”. Essa estrutura de copywriting também pode ser utilizada para a elaboração de imagens, áudios e vídeos persuasivos. Entenda como se dá o passo a passo desse modelo:

  • Picture – No primeiro momento da redação persuasiva, você deve gerar uma imagem do problema enfrentado pelos leitores. Ao transformar a dor em algo visual, fica mais palpável o cliente se colocar no lugar da narrativa.
  • Promise – A conexão com o público acontece a partir da promessa feita pela copy. Mas, para que isso de fato ocorra, é necessário que ela seja forte e impactante, mostrando que o seu produto/serviço auxiliará na resolução do problema e na realização dos desejos do leitor.
  • Prove – No entanto, essa promessa deve ser verdadeira e possível de ser realizada. Por isso, traga provas através de depoimentos de clientes que obtiveram resultados promissores, conte cases de sucesso e dê detalhes sobre seu produto/serviço.
  • Push – Nessa etapa, o lead já tem interesse em adquirir a sua solução, então é a hora de chamar os leitores para realizar a ação, podendo ser o clique em um botão, acesso a um link, compra de um produto etc.

Veja como esse modelo funciona na prática!

Estruturas de Copywriting

Criar uma copy utilizando o 4P’s é bem simples! Primeiro, você ilustra um cenário desafiador que o usuário enfrenta, logo depois, faz a promessa de como o seu produto/serviço pode solucionar esse problema, trazendo provas sociais dos seus argumentos persuasivos, e finalizar com a apresentação da oferta.

Durante esse processo é importante que você tenha provas verídicas de que a sua promessa não é em vão, já que o leitor deve se sentir confiante para realizar a ação solicitada pelo texto.

4U’s

O 4U’s é outra estrutura que tem como intuito influenciar os leitores por meio de quatro passos, sendo eles: Útil, Único, Ultra especificidade e Urgência. Abaixo, explicamos cada uma dessas etapas. Continue a leitura!

  • Útil – Para que o leitor se interesse pelo seu conteúdo, o texto deve ser proveitoso e útil. Aqui, você pode apreender a atenção do lead apresentando os benefícios, solucionando os problemas e agregando valor.
  • Único – Um dos aspectos de maior destaque de uma marca são os seus diferenciais, aquilo que faz o consumidor escolher a sua marca perante a concorrência. Ao destacar as singularidades e benefícios do seu produto/serviço, você pode gerar uma maior identificação do público com o seu texto e, consequentemente, com sua solução.
  • Ultra Específico – Quanto mais específico o seu texto for, mais útil ele será para o leitor. Além disso, por criar uma sensação de realismo e autenticidade, esse elemento torna a copy mais atraente. Alguns exemplos de textos ultra específicos são as listas, guias e passo a passo.
  • Urgência – A criação de um senso de urgência faz com que as pessoas tomem a ação com uma maior rapidez, pois ela sabe que se não adquirir prontamente o produto/serviço apresentado pela redação, o seu problema não se resolverá.

Entenda como esse modelo pode ser aplicado em um anúncio!

Os 4’Us desse modelo podem ser revisados se não se conectarem com o objetivo da sua copy. Nesse sentido, se você não puder aplicar todos os “U’s”, priorize ser único, útil e ultra específico, uma vez que pode parecer incisivo manter a urgência o tempo todo – mas, isso não desconsidera a importância de se utilizar o gatilho de urgência quando for pertinente.

QUEST

A última estrutura de copywriting apresentada nesse artigo é a sigla QUEST, que significa “Qualify (qualificar), Understand (entender), Educate (educar), Stimulate (estimular), Transition (transição)”. Cada uma dessas palavras consiste nas etapas para a escrita de um texto persuasivo. Saiba como elas funcionam:

  • Qualify – O primeiro passo é segmentar o seu público-alvo para os leitores que possuem maiores chances de adquirir o seu produto e/ou serviço.
  • Understand Após a realização da segmentação, você precisa compreender quais dores e problemas os consumidores estão passando, para que você possa praticar a empatia na hora de transmitir a mensagem do seu texto.
  • Educate – Eduque o lead sobre uma possível solução para o problema que ele enfrenta.
  • Stimulate – Os leitores podem ser incentivados a se tornarem possíveis clientes através de palavras persuasivas e uma identidade de marca eficiente. Aqui, demonstre que a sua empresa é única, gerando um sentimento de exclusividade.
  • Transition – A ideia é conseguir tornar o leitor no seu cliente. Essa transição pode ser feita por meio de um Call To Action (CTA). Portanto, essa etapa se trata da chamada para a realização de uma ação, como por exemplo, o clique em um link de compra.

Veja o exemplo abaixo e perceba como o QUEST funciona na prática!

Estruturas de Copywriting

Ao percorrer pelo processo de escrita desse modelo percebemos que o intuito é levar os leitores até a realização da ação final. Nesse trajeto o lead deve ser nutrido com a identificação do problema, a proposição de uma solução e a apresentação dos seus benefícios.

Para tornar mais visível e palpável, o copywriter pode utilizar dados quantitativos através de gráficos, porcentagens e infográficos. Mas, além de apresentar os números, é importante trazer destaque por meio da visualidade, com a diferenciação por cores, tamanhos, fontes, espessura, dentre outros aspectos da identidade visual da marca.

 

Está pronto para criar textos de sucesso utilizando as estruturas de copywriting?

Em tese, as estruturas de copywriting são os procedimentos que um redator da área de marketing pode utilizar para escrever seus textos, para que eles influenciam o consumidor a realizar uma ação. Esses passo a passos consideram os aspectos necessários para impactar na decisão de compra dos leitores.

É relevante destacarmos que, independentemente da estrutura que você escolher para criar seus textos, deve-se considerar o contexto da sua empresa, de modo a demonstrar que suas palavras não são apenas uma promessa, e sim a real possibilidade de solucionar as dores e problemas dos leitores.

As estruturas de copywriting devem ser utilizadas para facilitar o processo criativo de uma redação persuasiva. Portanto, o estudo e a prática precisam ser constantes.

Considerando isso, desenvolvemos um ebook de copywriting completo que poderá te auxiliar a escrever textos de sucesso e alavancar suas conversões. Para acessá-lo, clique aqui!

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