3 estratégias de copywriting que vão transformar seus textos em uma máquina de vendas!

Produzir imagens e textos persuasivos é essencial para que uma empresa possa se diferenciar diante da grande competitividade de mercado. Para isso, é necessário investir em boas estratégias de copywriting.

O termo “copywriting” ou “copy” é utilizado para designar esse ato de criar textos criativos e persuasivos, que levam o leitor a realizar uma determinada ação, seja efetuar uma compra ou se cadastrar em um formulário.

Mas, não basta escrever aleatoriamente, o copywriter deve conhecer o público-alvo do negócio e o produto ou serviço que está sendo anunciado, para, então, elaborar estratégias que gerem resultados promissores.

Pensando em proporcionar o sucesso para a sua empresa, separamos três estratégias de copywriting que, com certeza, farão a diferença na sua escrita persuasiva, transformando-a em uma máquina de vendas. Para saber mais é só continuar a leitura!

 

Estratégias de copywriting

Para criar copys que vendem é preciso manter o leitor envolvido no texto, ou seja, criar conexão e desejo a respeito do assunto que foi abordado na copy. Nesse sentido, a redação deve ser planejada, bem estruturada e estratégica, de modo a manter o consumidor atento e interessado no produto apresentado.

Portanto, é primordial que uma copy tenha uma proposta única de valor, clara e bem definida; seja específica; e resulte em um texto curto e direto. Essas são gatilhos mentais estratégicos que todo copywriter deve abordar ao escrever seu conteúdo.

Quer saber como elas poderão transformar seus textos em uma máquina de vendas? Explicaremos abaixo!

 

Crie uma proposta única de valor, clara e bem definida!

Aqui, estamos falando sobre posicionamento de marca. A proposta de valor é como o diferencial da marca perante sua concorrência de mercado. Desse modo, ela deve ser única, clara e muito bem definida.

No contexto da escrita persuasiva, a proposta única de valor auxilia para que o cliente em potencial saiba que o seu produto e/ou serviço solucionará as dores e ansiedades dele, atendendo às expectativas do lead. Assim, criar conexão a partir da escrita se torna mais palpável, aumentando as chances de o leitor realizar a ação solicitada pela sua copy.

Um dos maiores exemplos de marcas a investir em copys de proposta única de valor é a Apple. A famosa empresa da maçã se diferencia no mercado ao adotar uma abordagem única na criação de textos e imagens, na qual enfatiza a inovação, a exclusividade e o design minimalista de seus produtos.

As estratégias de copywriting da Apple são extremamente persuasivas e consistentes, reforçando a autoridade, os diferenciais e a qualidade de seus aparelhos eletrônicos, bem como a importância de se proporcionar uma ótima experiência ao usuário. Não é atoa que ela é a segunda marca que mais vendeu smartphones no primeiro semestre de 2023 no Brasil.

Veja outros exemplos de copywritings de proposta de valor:

Uber

  • Proposta única de valor: “A maneira mais fácil de se locomover.”
  • Copy: “Chegue mais rápido e com conforto em qualquer lugar da cidade. Uber, a sua viagem, do seu jeito.”

Airbnb

  • Proposta única de valor: “Viva como um local, em qualquer lugar do mundo.”
  • Copy: “Mude sua perspectiva de viagem. Descubra lares únicos com o Airbnb e faça do mundo a sua casa.”

Spotify

  • Proposta única de valor: “Música sem limites, em qualquer lugar.”
  • Copy: “Sua trilha sonora personalizada, a qualquer momento, em qualquer lugar. Spotify – onde a música nunca para.”

Amazon Prime

  • Proposta única de valor: “Entrega rápida e acesso a entretenimento exclusivo.”
  • Copy: “Mais do que compras online. Amazon Prime oferece entrega rápida, streaming de vídeo exclusivo e muito mais. Experimente o melhor em um só lugar.”

Como fazer um texto persuasivo a partir da proposta única de valor?

Para definir sua proposta de valor e seus diferenciais é necessário que você conheça o seu público e quais dores o seu produto e/ou serviço soluciona. Nesse sentido, é importante que você consulte seus clientes e interaja com eles, pode ser por meio de formulários e pesquisas, ou até mesmo através de enquetes nas redes sociais.

Considerando que o seu público reflete as expectativas de possíveis outros clientes, ouvi-los te ajudará a entender qual deve ser o caminho do seu posicionamento de marca e da sua proposta de valor. 

Entenda que uma boa proposta de valor comunica o porquê o consumidor deve escolher a sua empresa. Lembre-se também, de levar em conta a realidade da sua empresa e o contexto no qual está inserida, para que você possa elaborar uma proposta singular.

Após compreender aquilo que diferencia o seu negócio, você deve entender que a forma de apresentar sua proposta de valor é muito importante. É aqui que a copywriting entra!

Para estruturar a nossa copy de proposta única de valor, você pode seguir alguns modelos simples, mas eficazes. Separamos três deles, veja a seguir:

1. Declaração de posicionamento de valor – Elaborado por Geoffrey Moore, esse modelo é ideal para textos mais longos e que contextualizam o que uma marca faz e porquê ela faz isso. O copywriter deve fazer os seguintes questionamentos: 

  • Quem é o público-alvo da empresa? 
  • Quais desafios ou problemas esses consumidores enfrentam? 
  • Qual é o nome do produto/serviço? 
  • Em que segmento ele se encontra? 
  • Que benefício sua solução traz?

2. Estrutura XYZ – O modelo idealizado por Steve Blank é bem simples. A ideia é seguir a seguinte estruturação: “Ajudamos Z (público-alvo) a fazer Y (metas ou problemas) por meio de Z (método utilizado para solucionar o problema)”. 

3. Solução de problema do cliente – Esse modelo é bem simples e consiste em definir quem é o seu cliente/público-alvo, elencar qual problema a sua marca resolve para o consumidor e apresentar a solução para tal problema.

Desse modo, utilize sua proposta de valor para criar copys, que gerem conexão e argumentos para convencer o lead a efetuar a ação que você busca. Ao criar textos persuasivos, você gera gatilhos de curiosidade e uma expectativa diferenciada.

 

Seja específico!

Como vimos, quando você elabora a sua proposta única de valor, você destaca quais são os diferenciais da sua empresa. Ao conhecer essas qualidades, você compreende aquilo que torna seu produto e/ou serviço único.

Explore a sua singularidade e seja específico na hora de criar copywritings, deixando claro para o leitor que a sua solução é a melhor opção para sanar as dores e ansiedades dele.

Além de demonstrar que a sua solução é exclusiva, você pode estabelecer prazos para que o lead execute a ação que você deseja, bem como enfatizar números e características da sua marca. Isso gera um senso de urgência no leitor, convencendo-o a realizar a tarefa definida pelo Call To Action (CTA) da sua copy.

A Amazon é um grande exemplo de empresa de sucesso que investe em estratégias de copywriting focadas na especificidade do seu serviço. O intuito da marca é claro: trazer a melhor experiência para o cliente, desde a visita no site até a entrega dos produtos.

Estratégias de copywrinter

Nesse sentido, as copys da Amazon destacam vantagens como o preço baixo, a agilidade nos prazos de entrega, frete grátis e a opção de deixar feedbacks sobre as compras. Além disso, outra vantagem que é enfatizada pela marca em alguns de seus textos persuasivos é o seu serviço de streaming.

Separamos mais alguns exemplos, confira:

Nespresso

  • Copy: “Experimente o sabor específico da perfeição do café. Nespresso, a arte de criar uma xícara única a cada vez.”

Zoom

  • Copy: “Conecte-se face a face, mesmo a milhares de quilômetros de distância. Zoom oferece qualidade de vídeo e áudio específicas para reuniões produtivas e colaboração eficaz.”

MasterClass

  • Copy: “Domine sua paixão com as aulas da MasterClass. Acesse lições exclusivas ministradas pelos melhores do mundo em música, arte, culinária e muito mais, tudo no seu próprio ritmo.”

LinkedIn Learning

  • Copy: “Aprenda habilidades práticas com cursos conduzidos por especialistas. Com o LinkedIn Learning, tenha acesso a mais de 1.000 cursos específicos para aprimorar sua carreira.”

Como fazer um texto persuasivo a partir da especificidade?

Para tornar a sua copy específica, comunique os valores da sua empresa por meio de dados quantitativos, provas sociais e da funcionalidade do seu produto e /ou serviço. Deixe claro para quem a sua solução se destina e quais problemas ele resolve, pois, assim, a sua mensagem atingirá as pessoas corretas e na hora que elas mais precisam de uma solução.

Você pode utilizar estruturas de copys para desenvolver textos que considerem a especificidade da sua marca. Destacamos algumas delas:

  1. Features, Advantages, Benefits (FAB) – Ao utilizar esse modelo, liste as características do seu produto/serviço, explique como elas são vantajosas e destaque os resultados positivos que o leitor poderá ter ao adquirir a sua solução.
  2. Demonstração de resultados – Nesse modelo você deve mostrar os resultados alcançados por clientes do mesmo segmento, utilizando números e estatísticas para enfatizar o impacto positivo gerado pela sua empresa. Lembre-se de conectar esses resultados com as características do seu produto/serviço.
  3. Garantia de satisfação –  Para reduzir a ansiedade do cliente, apresente as garantias da efetividade da sua solução, explicando os termos e condições. Além disso, é importante que você reforce a confiança do cliente ao demonstrar a qualidade do que está sendo anunciado.

De tal forma, a utilização da especificidade do seu negócio na escrita de textos persuasivos cria uma sensação de autenticidade e realismo, de modo a aumentar a confiança e o interesse do lead em seu conteúdo.

 

Escreva textos curtos e diretos!

Já ouviu o ditado “menos é mais”? Ele também se aplica na elaboração de boas copys. Crie textos simples, para que a sua mensagem seja claramente comunicada ao público.

Quando você mantém um diálogo de igual com o leitor, o entendimento da sua copy se torna mais palpável, facilitando a transmissão da essência do seu produto e/ou serviço. Lembre-se que copywritings curtas e diretas são muito eficazes para compartilhar o conteúdo de forma clara e rápida com os leads.

E como sabemos se essa estratégia dá certo? Aplicamos assuntos curtos e simples em nossos e-mails marketing e, ao compararmos com os assuntos mais longos e menos diretos, constatamos que as copys curtas e de fácil compreensão trazem melhores taxas de abertura. Entenda melhor:

Desse modo, a ideia é que o leitor entenda a mensagem que a sua empresa quer transmitir por meio do conteúdo. Ao compreender logo de cara o assunto que a sua copy está abordando, o consumidor passa a ter um maior interesse em saber qual é a solução que está sendo apresentada.

Veja mais exemplos:

 Netflix

  • Copy: “Milhares de filmes e séries. Assine agora e comece a assistir.”

Google Drive 

  • Copy: “Armazenamento online fácil e seguro. Comece gratuitamente.”

McDonald’s:

  • Copy: “Sabor que você ama. Peça agora.”

WhatsApp:

  • Copy: “Mantenha-se conectado. Mensagens instantâneas gratuitas.”

Havaianas:

  • Copy: “Conforto para seus pés. Compre agora.”

Coca-Cola:

  • Copy: “Refresque-se com Coca-Cola.”

Como fazer um texto persuasivo a partir da especificidade?

Foque naquilo que é importante para o seu público-alvo! Para isso, você pode utilizar os dados levantados pelas estratégias anteriores, unindo-as para construir textos persuasivos coerentes e simples.

A partir de uma linguagem simples, você pode desenvolver frases de até uma linha considerando os diferentes contextos:

  1. Call To Action – Chame o leitor para realizar uma ação.
  2. Benefício imediato – Apresente os benefícios do seu produto/serviço.
  3. Slogan impactante – Utilize frases de efeito que traduzam a essência da sua marca.
  4. Oferta especial – Dê destaque às promoções e ofertas.
  5. Pergunta envolvente – Faça um texto interrogativo a partir das dores dos clientes.

Além dessas circunstâncias, você pode criar textos curtos para fazer uma comparação, evidenciar o prazo de uma promoção, demonstrar um conteúdo novo e exclusivo etc.

 

Agora, é a hora de transformar seus textos em uma máquina de vendas!

Ao ler esse artigo, você teve acesso a uma breve introdução sobre o conceito de copywriting e aprendeu estratégias que, com certeza, te ajudarão a desenvolver textos e imagens criativas e persuasivas.

Mas, é relevante destacar que separamos três das muitas estratégias para a elaboração de uma copy de sucesso, por isso, é essencial que você faça pesquisas e compreenda o que funciona melhor para a realidade do seu negócio. E, é claro, faça testes, entrelace duas ou mais estratégias e análise qual irá trazer melhores resultados para a sua empresa.

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