Indicadores de Marketing: Aprenda a usá-los em seu funil de vendas!

Acompanhar os resultados das suas campanhas estratégicas é fundamental, e por isso, se torna necessário que você compreenda quais indicadores de marketing precisam ser analisados.

Ao observar os indicadores corretos para cada momento do seu funil de vendas, você acompanha a performance das suas ações de marketing, verificando se suas campanhas estão dando bons resultados e quais precisam ser ajustadas.

Para que você compreenda como pode utilizar seus indicadores para alcançar os melhores resultados em vendas, explicaremos brevemente sobre o que são os indicadores de marketing e qual é a sua importância para a gestão do desempenho do seu negócio.

Além disso, ao ler este blog você conhece os indicadores mais utilizados pela Unid e aprende a usá-los em seu funil de vendas.

Quer saber tudo isso? É só continuar a leitura do blog.

 

O que são Indicadores de Marketing?

Os indicadores de marketing são as ferramentas que possibilitam a mensuração dos resultados e desempenhos das estratégias de marketing digital, desenvolvidas por uma empresa.

Através dessa medição é possível analisar quais ações estão dando certo, o que trouxe problemas e se há a necessidade de ajustar alguma campanha ou anúncio.

De tal modo, eles são utilizados para garantir que as metas e objetivos do negócio sejam alcançados durante o funil de vendas.

Os indicadores auxiliam na identificação precoce de problemas nas campanhas de marketing, por isso, destacamos mais abaixo a relevância de analisá-los com frequência para gerar soluções otimizadas.

 

Qual a importância dos Indicadores de Marketing?

Como vimos, a análise dos dados gerados pelos indicadores de marketing proporciona uma tomada de decisão mais certeira. Pois, é a partir do diagnóstico dessas métricas que saberemos qual estratégia deu certo e qual precisará ser corrigida.

Nesse contexto, se torna possível compreender se o plano de ação estratégico elaborado pela empresa está funcionando e ter um maior controle sobre as ações que serão tomadas para gerar os melhores resultados possíveis.

Além disso, os indicadores permitem observar quais são as dores, ansiedades e expectativas do seu público-alvo, o que pode ser utilizado para desenvolver campanhas mais singulares e personalizadas.

Também é possível reconhecer o melhor horário de publicação e qual o formato de conteúdo mais interessante para o seu negócio.

No entanto, é necessário que a utilização e análise dos indicadores seja adequada à realidade da empresa, considerando os objetivos traçados no planejamento estratégico.

Assim, enfatizamos aqui, os indicadores de marketing que a Unid mais utiliza em suas estratégias.

 

Acompanhe os Indicadores de Marketing da Unid!

De modo geral, a medição é feita através do Google Analytics. Nessa ferramenta serão levantadas métricas como: Custo Por Clique (CPC); Custo Por Lead (CPL); ROAS; Alcance; Custo Por Mil impressões (CPM); Leads; e diversos outros indicadores.

Neste artigo, apresentaremos cada um dos indicadores de marketing citados acima.

Custo Por Clique (CPC)

Esse indicador mede o valor que suas campanhas estão gastando pela quantidade de cliques que seus anúncios tiveram.

Ao observar o dado levantado pelo CPC, o anunciante perceberá quais campanhas estão trazendo os melhores resultados, trazendo o foco estratégico para elas.

De modo simplificado, o cálculo para obter essa métrica consiste em dividir o valor total investido nos anúncios pela quantidade de cliques que ele teve. Assim sendo, a fórmula do CPC é:

O Custo Por Clique se relaciona com o topo do funil, já que os leads que clicam em seus anúncios estão em uma fase de atração pelo seu produto e/ou serviço.

Ao entrarem no topo do funil através do conhecimento da sua marca, os leads passam para as próximas fases do funil.

Portanto, o CPC desempenha um papel crucial no início do processo, ajudando a construir a base para a conversão ao longo do tempo.

Custo Por Lead (CPL)

Um dos mais populares e relevantes entre os indicadores, o CPL calcula quanto a aquisição de um novo lead custa para o negócio.

De tal modo, o anunciante compreende se o valor de captura dos está compensando em relação com a quantidade de investimentos feitos para chegar até eles.

Para isso, devem ser somados todos os custos realizados para adquirir um lead, dividindo o valor total pela quantidade de novos leads conquistados. Portanto, utilize a seguinte conta:

Indicadores de Marketing

O Custo Por Lead funciona como um termômetro para o meio do funil de vendas, pois o anunciante perceberá quais leads estão avaliando e considerando a possibilidade de se tornarem clientes, tornando-se leads qualificados para prosseguir pelo funil.

Desse modo, o CPL medirá o custo associado à geração de leads qualificados, ou seja, pessoas que forneceram suas informações de contato e mostraram interesse genuíno no que a empresa oferece.

ROAS

Em inglês a sigla significa “Return On Advertising Spend” – traduzindo para o português representa o “Retorno sobre os Gastos com Publicidade”. Nesse contexto, esse indicador mede quanto os gastos com mídia paga estão gerando conversões.

Para calcular, o anunciante deve dividir o valor de receita de vendas pelo valor gasto em publicidade paga. A fórmula consiste em:

Assim, quanto maior for o ROAS, melhor terá sido o retorno do investimento em mídia paga e, consequentemente, maiores serão as chances de realizar novas conversões.

A aplicação do ROAS deve considerar os objetivos e metas específicas de cada campanha de marketing, por isso, ele se relaciona com as diversas fases do funil de vendas.

Nesse contexto, quando a campanha possuir o objetivo de conscientizar e adquirir novos leads, o ROAS será utilizado para medir a eficácia dos gastos no topo do funil.

Se a campanha estiver voltada para a geração de leads qualificados e a nutrição desses leads, o ROAS monitorará as ações de meio de funil.

Agora, se a campanha tiver como objetivo a conversão, o ROAS pode ser utilizado para avaliar o retorno final sobre o investimento.

Alcance

Como seu nome deixa claro, essa métrica indica a quantidade de pessoas alcançadas e impactadas por suas campanhas por pelo menos uma vez.

Assim, a partir de uma análise do indicador de alcance, o anunciante saberá a quantidade de pessoas que viram o anúncio, de modo a compreender se a distribuição de sua campanha está sendo eficiente ou não.

O alcance pode ser calculado por meio de plataformas como Facebook Ads, Google Ads, e-mail marketing etc. Veja um exemplo de como encontrar essa métrica nas redes sociais:

Indicadores de Marketing

Para compreender o alcance, deve ser considerado a seguinte situação: quanto mais for o alcance do seu anúncio, maior será a quantidade de pessoas que estão visualizando suas publicações. A partir disso, aumenta-se a lembrança de marca e, consequentemente, as chances de conversão.

Esse indicador deve ser analisado juntamente com outras métricas, uma vez que a partir dele o anunciante apenas saberá a quantidade de pessoas que estão sendo alcançadas e por quais meios elas acessaram seus anúncios.

Portanto, o alcance se encontra no topo do funil, pois não será observado se a estratégia de marketing está sendo eficaz para gerar conversões, e sim o total de leads que estão sendo atingidos pelos impulsionamentos de mídia paga.

CPM

O Custo Por Mil Impressões (CPM) corresponde ao valor investido em um anúncio por cada mil vezes que ele é exibido.

Ao utilizar o CPM como métrica a ser analisada, o anunciante passa a ter maior controle sobre o valor que está sendo investido em cada anúncio.

Para calcular esse indicador deve-se dividir o custo total de um anúncio pelo número de impressões que ele recebeu, multiplicando o valor obtido por 1000. A fórmula se configura da seguinte maneira:

De modo geral, o CPM é utilizado em campanhas de display e anúncio das redes sociais, que possuem como objetivo melhorar a presença da marca, de modo a expor seus serviços e/ou produtos para mais leads.

Por sua especificidade de expor a marca para uma audiência mais ampla, o Custo por Mil Impressões pode ser relacionado com o topo do funil de vendas.

Leads

Esse indicador diz respeito aos potenciais clientes que a sua empresa está captando e convertendo, ou seja, aqueles que possuem o perfil de cliente ideal e adquirem seus produtos e/ou serviços.

Para calcular a quantidade de leads que foram convertidos, o anunciante deve utilizar o Google Analytics como apoio, considerando o número de vendas dividido pelo total de visitas, assim como na imagem abaixo:

Monitorar os leads, auxilia no delineamento de metas mais realistas e palpáveis, possibilitando o ajuste das campanhas para atingir novas oportunidades de meio de funil.

Nessa fase, os visitantes que inicialmente se tornaram conscientes da sua marca agora estão mostrando interesse mais específico em seus produtos ou serviços.

A geração de leads é um componente crucial da fase de consideração. Durante esse estágio, os visitantes estão dispostos a fornecer suas informações que permitem a nutrição desses leads, guiando-os em direção à próxima etapa do funil.

 

Utilize os Indicadores de Marketing em seu funil de vendas!

Como vimos, os indicadores de marketing são essenciais para a mensuração dos resultados de seus investimentos em mídia paga, sejam eles para a divulgação da marca, obtenção de novos leads ou conversão.

Ao conhecer alguns dos indicadores existentes, é necessário que a sua empresa compreenda os objetivos dos anúncios e considere quais indicadores são mais pertinentes para serem analisados.

Para evitar possíveis erros de análise, sua marca pode contar com uma agência de marketing especializada na elaboração de campanhas e mensuração dos resultados, como a Unid.

Possuímos anos de expertise na criação de estratégias personalizadas para gerar receita e tornar o marketing no protagonista do seu negócio.

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