Copywriting: 10 dicas do que fazer (e não fazer) ao escrever textos persuasivos

Em meio à grande concorrência de mercado, quem se destaca é aquele que consegue persuadir os leads, e isso pode ser feito através da Copywriting.

Essa habilidade é utilizada para envolver os leitores e os induzirem a realizar a ação determinada na copy, seja ela adquirir um produto/serviço ou até mesmo baixar um arquivo.

No entanto, não basta apenas criar textos genéricos e não seguir uma estratégia, o Copywriter deve seguir passos certeiros e estruturas eficazes.

Pensando em como podemos agregar em sua escrita persuasiva, neste artigo trazemos 10 dicas do que você deve fazer (e o que não deve) ao escrever utilizando Copywriting.

Quer saber todas essas dicas? Continue a leitura!

 

O que é copywriting?

De modo simplificado, copywriting é a arte de escrever textos persuasivos com o intuito de induzir o leitor a realizar uma ação relacionada ao funil de vendas de uma empresa.

As copys são bastante utilizadas em anúncios, sites, blogs, e-mails marketing e diversos outros meios de publicidade e comunicação.

Por sua especificidade de influenciar os leitores a efetuar uma compra, por exemplo, a copywriting é uma habilidade essencial nas estratégias de marketing de uma marca, já que assim, as chances de conversão aumentam.

Para ser persuasivo, o texto precisa ser elaborado de forma estratégica, envolvendo a utilização de estruturas de copys, planejamento e pesquisas, bem como o uso de gatilhos mentais.

Considerando isso, abaixo elencamos algumas dicas para que você escreva textos persuasivos eficientes.

 

O que fazer ao escrever usando copywriting?

A prática de redação persuasiva envolve estruturar a copy de um modo que ela se torne mais atrativa para quem está lendo, fazendo com que ele se identifique com a narrativa e realize a ação proposta. Isso acontece quando o Copywriter desenvolve seu texto utilizando técnicas específicas.

Nesse sentido, separamos alguns passos que você deve fazer para escrever copys que vendem. Veja abaixo:

1. Conheça seu público-alvo

Uma das etapas mais relevantes na hora de escrever uma copy é saber para quem você está vendendo. Ao conhecer o seu público, você saberá quais problemas seu produto e/ou serviço resolve para eles.

Assim, você pode demonstrar na redação o porquê a sua marca é a melhor solução, adaptando sua linguagem, tom e estilo de escrita conforme as necessidades dos seus leitores.

Para isso, é necessário fazer pesquisas de público e desenvolver personas que possuem as características do seu consumidor ideal, pois será mais simples de segmentar sua audiência na hora de escrever uma copy.

Na imagem abaixo destacamos quais os elementos que você deve considerar para montar uma persona. Confira:

Evite escrever sem compreender para quem a sua redação será destinada, pois, quando você cria textos mais segmentados, se torna natural que os leitores sejam leads qualificados a fechar uma venda.

2. Comece o texto criando títulos envolventes

Geralmente, o título é o primeiro elemento da copy que os leitores veem, por isso, é muito importante que você escreva títulos que gerem curiosidade, resolvam problemas ou destaquem os benefícios do produto e/ou serviço anunciado.

Ao iniciar seu texto atraindo a atenção, maiores serão as chances dos usuários se interessarem em continuar a leitura.

Conforme explica Stoltz (2019), a cada cinco pessoas que leem o título de sua copy, apenas uma lerá o corpo do texto, o que evidencia a relevância de ser criativo e persuasivo nesse momento. Para se inspirar, veja um exemplo de headline envolvente:

Aqui, você deve ser breve e específico, sem perder as chances de apelar para as emoções do seu público-alvo e demonstrar quais as vantagens de adquirir sua solução.

Evite o genérico! Conhecendo seu público e os diferenciais da sua marca, foque em desenvolver textos impactantes e condizentes com a realidade da sua empresa. Assim, suas copys representarão a solução para as necessidades dos leads.

3. Adote um tom de voz conversacional

Lembre-se que, ao escrever usando copywriting, você está conversando com os leitores.

Use expressões como “você” e “seu” para demonstrar conexão e proximidade com o seu público, indicando que o foco do seu produto e/ou serviço está em solucionar o problema do leitor.

Na imagem abaixo você entende melhor como um tom de voz mais próximo pode impactar diretamente na percepção do lead sobre sua marca:

Copywriting

Portanto, evite adotar um tom de voz muito formal e distante do público, mas também não utilize jargões e gírias, pois pode parecer muito forçado e falso. A ideia é gerar conexão e identificação de quem está lendo para com o que está sendo anunciado.

4. Seja simples, coerente e coeso

Usar uma linguagem simples e direta, mesmo quando estiver falando de temas complexos, facilita a compreensão do leitor.

Aqui, é essencial que você considere as características de leitura do seu público-alvo, ou seja, se eles estão adaptados a lerem mais ou se preferem textos mais curtos.

De todo modo, é indicado criar textos mais simples e coerentes com aquilo que você quer comunicar para os leitores, descartando palavras que não agreguem valores à redação. Veja um exemplo de copywriting que segue essas recomendações:

Nesse contexto, entenda que se a sua escrita for muito longa, formal e acadêmica, você não conseguirá fazer com que o usuário continue a leitura e, consequentemente, as chances de conversão diminuem.

5. Escreva pensando em SEO

Ao incluir elementos de SEO na copy, a visibilidade on-line do conteúdo em mecanismos de busca tende a aumentar. Isso acontece porque as ferramentas de conteúdo, como o Google, requerem conteúdos de qualidade e que estejam alinhados com as normas de SEO, destacando-os como as primeiras sugestões de busca.

Para melhorar o ranqueamento dos seus textos, torna-se necessário conhecer quais elementos serão considerados pelo SEO, para então, escrever um conteúdo atraente e que apareça para o seu público nos mecanismos de pesquisa.

Você pode seguir os procedimentos abaixo para criar um conteúdo otimizado:

Lembre-se que se você não considera o SEO ao escrever, a sua copy não será indicada para uma grande quantidade de leads, fazendo com as chances de gerar conversão sejam bem pequenas.

6. Use a psicologia para motivar

Quando falamos sobre leads, devemos considerar que, acima de tudo, eles são pessoas. Dito isto, os leitores possuem sentimentos e podem ser induzidos a adquirir algo por meio da motivação e persuasão psicológica.

Assim, o conhecimento de elementos da psicologia pode ser um grande aliado para impulsionar as conversões. No marketing, os processos psicológicos de persuasão são chamados de gatilhos mentais. Aqui falaremos de escassez, autoridade e empatia.

  • Escassez: Quando os usuários percebem que o produto e/ou serviço anunciado é limitado, elas buscam adquiri-los com maior rapidez, pois cria um senso de urgência e os induzem a agir antes de perder a oportunidade.
  • Autoridade: Este gatilho mental considera que o público presta maior reconhecimento para anúncios de marcas consideradas uma autoridade no mercado. Todavia, é relevante destacar que a autoridade é construída a longo prazo por meio de estratégias de marketing, como o desenvolvimento de blogs. 
  • Empatia: A utilização da empatia como gatilho de persuasão consiste em demonstrar que a empresa se preocupa com seus clientes, gerando uma maior conexão e humanidade entre a marca e os leads. Algumas ações que demonstram empatia são: ações de pós-venda, facilitação do processo de compra e a abertura de um espaço para o usuário demonstrar suas opiniões. 

Veja exemplos de textos que usam os gatilhos destacados acima: 

Copywriting

Há, ainda, diversos outros gatilhos que podem ser utilizados para transformar suas palavras em vendas. O importante é considerar os objetivos e a etapa do funil de vendas que sua empresa deseja alcançar com a copy. 

7. Destaque os benefícios

Para além de trazer as características do seu produto e/ou serviço, é interessante destacar quais vantagens o lead terá ao adquirir suas soluções. Veja o exemplo abaixo:

Ao demonstrar os benefícios do produto/serviço que sua empresa vende, os leitores entenderão como seus produtos podem resolver os problemas deles e satisfazer suas necessidades.

8. Utilize estruturas para contar histórias reais e convincentes

Quando um texto possui um storytelling envolvente, o leitor se conecta com o texto, tornando a experiência mais memorável e impactante.

É importante compreender que seu texto é escrito de uma pessoa para outra, por isso, deve contar narrativas reais e que gerem conexões duradouras.

Nesse contexto, as estruturas de Copywriting são de grande valia, pois elas podem ser utilizadas para produzir textos mais ricos e envolventes. Há diversas técnicas de escrita persuadia, mas a mais popular entre os Copywriters é a AIDA, que consiste em chamar a atenção do leitor, gerar interesse, despertar desejo e fazer uma chamada para a ação.

Você pode conhecer outras estruturas de Copywrinting acessando nosso artigo “Estruturas de Copywriting: As 8 melhores técnicas para criar textos de sucesso”.

Veja como a AIDA funciona na prática:

Com o uso e domínio de metodologias de escrita como essa, sua mensagem fica mais atrativa e as chances de fazer com que o leitor realize a ação aumentam. De tal modo, não ignore a importância das estruturas, adaptando-as à realidade da sua empresa e às necessidades dos leads.

 9. Apresente provas sociais

Para gerar mais confiança em suas soluções, inclua evidências palpáveis de que você está expondo a realidade do seu produto e/ou serviço, e não apenas fazendo promessas.

Assim, apresente dados quantitativos e depoimentos para construir uma credibilidade acerca da sua marca. Entenda melhor observando a copy abaixo:

Copywriting

Ao apresentar provas sociais e fatos em seus textos persuasivos, você deixa claro que sua narrativa é concreta e verificável, proporcionando que os usuários tenham uma maior segurança em seus anúncios. No entanto, lembre-se de evitar exageros sem apresentar evidências. É essencial que você demonstre honestidade!

10. Use CTAs

As copys terminam geralmente com uma chamada para ação. O CTA pode convidar o leitor a realizar diversas ações, como se cadastrar em um formulário, baixar um material promocional ou até mesmo realizar uma compra.

A ideia é deixar claro ao lead o que ele precisa fazer para adquirir a solução apresentada no texto, detalhando quais são os próximos passos que ele deve seguir.

De tal modo, tente utilizar verbos de ação que sejam diretos e convidativos, como “obtenha”, “Assine”, “Baixe”, “Saiba Mais”, “Compre”, “Cadastre-se”, entre outros. Veja como os CTAs podem ser empregados nos textos:

Considerando que as chamadas para ação são muito importantes para tornar as conversões mais palpáveis, não esqueça de incluí-las no texto. Além disso, evite utilizar palavras e frases confusas ou muito complexas.

 

Está pronto para escrever Copywriting que vendem?

Essas dicas sobre o que fazer e o que evitar na hora de escrever textos persuasivos te ajudarão a desenvolver copys com capacidade de gerar conversões. Mas, lembre-se de que essa habilidade pode ser refinada por meio de estudos e com a prática.

Pensando nisso, desenvolvemos um Guia Definitivo de Copywriting para você! Nele, você saberá muito mais sobre como dominar a arte das palavras.

Para acessá-lo, clique aqui!

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